sexta-feira, 5 de abril de 2024

É PRECISO ESTAR ALERTA CONTRA GOLPES: AFBEPA REITERA MEDIDAS PARA EVITAR CAIR EM ARMADILHAS DE GOLPISTAS


Na última quarta-feira, 3, a Afbepa divulgou um alerta sobre golpes do SMS em nome do Banpará, nos quais golpistas solicitam que os usuários regularizem seus tokens por meio de um link. Após esse aviso, a Associação recebeu outras mensagens de tentativa de fraude nas redes sociais, nas quais são oferecidos benefícios fictícios para ludibriar as pessoas e subtrair dinheiro de suas contas.

Em uma das publicações no Facebook, feita por um usuário intitulado "Seu Gerente" e acompanhada pelo logo do Banco, prometia colchões magnéticos totalmente gratuitos a clientes "aposentado pensionista ou funcionário público", desde que tivessem a partir de 50 anos. Caso não se encaixassem nesse perfil, poderiam adquirir o produto pagando parcelas de R$ 29,90 em 60 vezes. Isso é golpe!

Essas atividades criminosas ocorrem, também, por telefone. Recentemente, uma cliente recebeu uma ligação de criminosos em nome do Banpará oferecendo empréstimos consignados. De alguma maneira, os golpistas obtiveram informações pessoais e acessaram a conta da cliente, realizando empréstimos de até R$ 15 mil e efetuando saques, deixando-a sem nenhum recurso financeiro.

A Afbepa quer chamar, novamente, a atenção de todos os usuários do Banpará: não se deixe manipular por essas tentativas, vez que o Banco não liga, não solicita informações por telefone e nem envia mensagens. Por isso, é necessário adotar medidas preventivas para evitar ser vítima de golpes cibernéticos, e nesse caso, recomenda-se as seguintes orientações:

➤ Desconfie de qualquer mensagem enviada por SMS ou pelo WhatsApp para acessar algum link… exclua-a. Na dúvida, se dirija presencialmente à sua agência de relacionamento;
➤ Não informe códigos enviados por SMS ou pelo WhatsApp;
➤ Ative a verificação em duas etapas das redes sociais e aplicativos de mensagens;
➤ Caso queira efetuar alguma procedimento bancário, acesse o site do Banpará diretamente do navegador;
➤ Se possível, mantenha um antivírus atualizado no aparelho;
➤ Caso você caia em um golpe, escreva imediatamente para a sua agência de relacionamento, que acessará o Setor de Fraudes, e este dará um posicionamento quanto a esse problema;
➤ Lembrando que o Banpará não liga ou pede informações por telefone;
➤ Se você identificar um golpista, denuncie!

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário