Logo nas primeiras horas do dia de hoje, 25, a Afbepa visitou a agência Mocajuba, onde foi possível reunir com quatro funcionários: o Gerente Geral, o Coordenador de Retaguarda e Serviços e dois operativos. Essa unidade possui déficit de dois funcionários(as).
O diálogo fluiu... a nossa Associação deu ênfase ao que buscamos e lutamos: um Plano de Cargos e Salários-PCS regular e efetivo, melhores condições de salários e de trabalho.
Há no local uma forte instabilidade no sistema elétrico, que causa problemas nos equipamentos e queima lâmpadas. Ao todo, quatro lâmpadas da entrada da agência estão queimadas e outras quatro no atendimento, além de uma em cima da mesa do Gesin que fica piscando, o que, na certa, já impacta na saúde ocular do funcionário. Um absurdo essas lâmpadas ainda não terem sido trocadas!!!
Certas cadeiras usadas pelos clientes estão quebradas e rasgadas, necessitando de substituição.
O Coordenador de Retaguarda e Serviços, por vários dias, principalmente em setembro, para ajudar no pagamento do Programa Recomeçar, voltado às vítimas de enchentes, tem acumulado a função de caixa.
Durante o pagamento do Recomeçar, os bancários chegaram a atender mais de 1,5 mil beneficiários(as) em um dia. Sem condições de pessoal e estrutura física para dar conta da demanda, houve dia que o expediente finalizou depois das 22h.
A Afbepa soube que não houve instruções de como deveria ser feito o pagamento desse programa. No período do pagamento, a população se amontoava na praça da cidade, mais de mil pessoas por dia. A ideia foi dividir por data de nascimento esse pessoal, para tentar comportar dentro da agência, o que foi grosseiramente refutada pelo regional.
A Associação espera que a área ou áreas responsáveis atuem de forma a orientar e ajudar os(as) funcionários(as), quando houver pagamentos de programas sociais, verificando o espaço físico e estrutura de pessoal, para que calendários com datas de pagamentos sejam encaminhados. Não pode e nem se deve tratar pessoas de forma indigna. Mais uma vez o Banco falha, assim foi na pandemia, em que milhares de pessoas se expuseram ao sol quente, para receber algum programa.
Se antena Banpará, respeito é bom e todo mundo gosta!
A Afbepa foi até Baião para conversar com os colegas, os quais foram muito participativos.
Nessa agência a Afbepa viu que o ar-condicionado da Retaguarda somente ventila e falta gás, o do atendimento não funciona e precisa ser substituído, no Autoatendimento um só ventila e outro tem de ser substituído.
Segundo relato, os técnicos em refrigeração que vão até essa agência informam que o tipo de licitação que o Banpará faz não especifica os serviços a serem prestados, por isso eles só fazem limpeza.
A área externa está só mato, pois os serviços só são feitos de dois em dois anos. Os técnicos colocam dificuldades para a realização do trabalho, pois dizem que a responsável pela limpeza da agência deve enviar fotos para a área e pedir esse serviço.
As cadeiras têm de ser substituídas, há assentos quebrados e outros rasgados. Em outra ocasião o Banco informou à Afbepa que cadeiras haviam sido compradas, porém, até o momento, não chegaram aos seus destinos.
A tecnologia também amedronta e descontenta os clientes, pois muitos se deslocam de Limoeiro, Breu Branco, Bagre, Oeiras e ribeirinhos para receber salários e pagar contas, mas todo o pagamento do Estado o sistema é um motivo de aborrecimento e vergonha.
A Direção do Banpará tem de visitar as unidades e vivenciar um dia de trabalho sem o(s) sistema(s) funcionando. De repente, essa vivência, ajudaria que soluções fluíssem com a brevidade que a vida pede.
UNIDOS SOMOS FORTES A DIREÇÃO DA AFBEPA
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