quinta-feira, 26 de outubro de 2023

AFBEPA DIALOGA COM OS(AS) FUNCIONÁRIOS(AS) DE CAMETÁ E LIMOEIRO DO AJURÚ

Hoje, 26, a Afbepa foi recebida pelo(as) funcionários(as) da agência Cametá com um delicioso café da manhã, após uma conversa boa sobre Plano de Cargos e Salários-PCS, Campanha Salarial e Acordo de 1(um) ano. Caso haja relutância dos Banqueiros e Direções de Bancos Públicos, a categoria tem que lutar para que o segundo ano do Acordo tenha regras debatidas com os(as) trabalhadores(as). Não dá para fazerem um segundo ano de acordo coletivo favorável aos patrões, de INPC e ganho "real" minguados. Só quem ganha com isso é o capital. Nessa agência a Afbepa viu muitos problemas, principalmente, de estrutura física, que precisam ser tratados com celeridade. Confira abaixo alguns problemas: ➤ O banheiro feminino não funciona, a porta caiu e o alisar está quebrado. Somente o banheiro masculino funciona, e é utilizado pelas funcionárias e clientes; ➤ A Agência sofre com falta de água. A água é intermitente, às vezes falta totalmente e o banheiro fica inutilizável, obrigando o pessoal a ter de sair do Banco para fazer as suas necessidades; ➤ A Agência não tem caixa d'água; ➤ Reboco do teto caiu no chão da cozinha, por sorte não atingiu a cabeça do guarda; ➤ O chão do Autoatendimento, embaixo das lixeiras de coleta seletiva, está quebrado; ➤ Corrimão de acessibilidade da entrada está todo enferrujado e descascando; ➤ O braço mecânico da porta de entrada está quebrado; ➤ Calçada quase toda quebrada; ➤ Não há acessibilidade; ➤ O tablado das cadeiras dos caixas está rachado, quebrado e afundando; ➤ Há fios elétricos expostos criando riscos para os clientes e os(as) funcionários(as); ➤ As cadeiras dos Caixas estão quebradas; ➤ Atualmente duas centrais de ar-condicionados estão sem funcionar, do atendimento e CPD. A do CPD estourou quando os técnicos foram fazer o teste para saber se ela estava funcionando, após a manutenção. Com a explosão houve o risco dos cinco cashs explodirem. Ainda há risco de ocorrer um curto na CPD, por falta de refrigeração; ➤ O prédio onde funciona o Banpará está sem espaço físico para as demandas de trabalho da agência, devido o crescimento da cidade; ➤ O local está cheio de mofo e infiltrações; ➤ O computador da tesouraria é muito velho e vive travando; ➤ Faltam mesas e computadores para funcionários(as) trabalharem. Segundo relatos, há uma verdadeira dança das cadeiras; ➤ Há um jogo de mesa na unidade, mas nunca foram montar; ➤ As máquinas de caixas estão desgastadas e ultrapassadas.






AGÊNCIA LIMOEIRO DO AJURU 

A Afbepa foi recebida pela funcionária e funcionários dessa agência com muito Respeito e Carinho, os assuntos foram diversos e versaram sobre as nossas lutas. A nossa Associação levou informações e respondeu  perguntas sobre alguns assuntos trabalhistas.

A Afbepa detectou problemas de condições de trabalho, que necessitam de soluções rápidas.

➤ A agência tem apenas oito anos, mas as paredes estão muito sujas;
➤ As lâmpadas da retaguarda e atendimento estão piscando e outras estão queimadas;
➤ As centrais de ar-condicionado do autoatendimento e atendimento estão paradas;
➤ Só há um ar-condicionado funcionando no atendimento porque a prefeitura doou;
➤ As divisórias da agência estão todas sujas;
➤ Há muita instabilidade de energia elétrica e falta de água (necessário comprar uma caixa d'água);
➤ A máquina de contar cédula está quebrada, foi para manutenção e não retornou (a tesoureira conta as muitas células nas mãos);
➤ Estruturas de compensados dos cashs do autoatendimento estão quebrados.




A nossa Associação tem visitado muitos locais de trabalho e, em quase todos, foram detectados problemas sérios ocasionados pela falta de manutenção ou obra que, por muito tempo, esperam por resoluções, mas ao que parece, são deixados de lado.

Não há mais condições dos(as) funcionários(as) aceitarem esse desleixo com as suas vidas, que os expõem a riscos desnecessários, tudo por falta do cuidado e manutenção periódica, que deveria existir com os bens móveis e imóveis do Banpará, mas que está negligenciada.

É preciso um Plano de Atuação da Dirad e suas Superintendências, pois do jeito que está, não dá para continuar.



UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário