Imagina chegar meia hora antes para trabalhar e ser impedido de adentrar no local de trabalho, por causa de uma ordem gerencial. É exatamente essa situação que tem acontecido todos os dias na agência Santarém, segundo relatos enviados para a Afbepa.
Esses dão conta de que os bancários só conseguem adentrar no interior da agência faltando dez minutos para abrir as portas do Banco aos clientes.
O grande problema é que esse tempo é insuficiente para que os funcionários possam se organizar e dar início a sua rotina de trabalho. Os operadores de caixa, por exemplo, precisam conferir dinheiro, se organizar nos guichês e ligar as suas máquinas. Os atendentes precisam organizar os seus computadores, que leva um certo tempo, e os materiais para serem utilizados no atendimento ao público.
Mas como fazer tudo isso em dez minutos?
A pergunta que a Associação faz é: por qual motivo o gerente geral da agência Santarém tem determinado esse procedimento de acesso aos funcionários apenas 10(dez) minutos antes do início de sua jornada? O questionamento é justamente pelo fato de que a decisão isolada do gerente vai de encontro as diretrizes expressas no Manual de Normas e Procedimentos de Segurança Bancária do Banpará e, ainda, da jornada.
No Manual de Normas de Segurança, o item 2 é claro ao afirmar que na unidade de lotação, o acesso de funcionários, estagiários, menores aprendizes e terceirizados para o cumprimento da jornada de trabalho é de 30 minutos antes do horário do início do expediente interno, desde que sejam seguidos critérios de segurança, como o uso de crachá e passagem pela Porta Giratória Detectora de Metais (PGDM).
A Afbepa esteve, também, conversando com o pessoal do Registro de Ponto, que diz que o funcionário deve bater o ponto 10(dez) minutos antes do seu horário, e não para chegar ao Banco 10 minutos antes de sua jornada. Principalmente, porque, o sistema precisa ser ligado antes da batida e, às vezes, leva tempo, além de certos encaminhamentos a serem realizados antes da abertura do atendimento ao público.
A questão é de bom senso!!
A Área de Segurança, em seu Manual, expressa que o funcionário (a) pode chegar 30(trinta) minutos antes da abertura interna da Unidade, desde que cumpra certos critérios de segurança, e a área que responde pela jornada informa que o funcionário tem de bater o ponto 10(dez) minutos antes do início de sua jornada.
Assim, que sejam observadas essas regras.
O funcionalismo nao pode e nem deve ser penalizado por interpretações erradas ou equivocadas.
Estamos de olho e continuaremos acompanhando o caso.
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário