terça-feira, 19 de julho de 2022

BANPARÁ PROMETE PROMOÇÕES E FUNCIONALISMO AGUARDA QUE SEJAM EFETIVADAS AINDA EM AGOSTO.

 

Tereza Cristina Quadros e o Dr. Omar Martins, representante da Assessoria Jurídica da AFBEPA.

Na manhã desta terça-feira, 19, ocorreu a 4° rodada de negociações entre o Banpará e as Entidades Representativas da Categoria.

Nesta rodada, a Presidente do Banco, mais uma vez, prometeu a efetivação das Promoções por Merecimento e Antiguidade, mas não definiu data. Esse fato nos causa preocupação, pois já passamos da metade do ano e essa data tem de ser dita e escrita, vez que, a do fim do primeiro semestre, não foi cumprida.


Pautas da reunião:

Banco de horas negativo: Este tema não foi tratado porque o Sindicato informou que haverá uma reunião específica entre a entidade e a Afbepa para discussão e a tentativa de alinhamento a respeito, após o tema será levado ao Banco. A próxima mesa, agendada para 09.08, terá como objeto, específico, essa discussão.

Cláusula de liberação de mais um dirigente para a AFBEPA - não vinculação a cargo: O assessor Igor disse que foi feito o ajuste conforme solicitação da AFBEPA, porém o pedido foi para não vinculação do cargo a ser liberado. 

CLÁUSULAS APROVADAS: Foram aprovadas as Cláusulas referentes a Incorporação de Gratificação, Terceirização e Jornada de Trabalho, consoante minutas enviadas. Na cláusula de Incorporação, permanece a palavra ininterrupto para a contagem do tempo, sendo ressalvada as interrupções descontínuas de até 180 dias.

 

4ª Mesa de Negociação da Campanha Salarial 2022 do Banpará

Pautas Levantadas pela AFBEPA, sem acatamento, por parte do Banpará:

(1) Direitos reconhecidos em acordo judicial para os aposentados que com 70 anos são, compulsoriamente, desligados - Extensão a outros empregados com idade inferior, mas que queiram se aposentar e aos que são aposentados e querem benefícios para romper o contrato.

(2) Retirada dos índices de Eficiência da Promoção por Antiguidade, para fins de promoção, mantendo somente para a promoção por merecimento.

(3) Extensão aos dirigentes da AFBEPA do direito conferido aos dirigentes sindicais de liberação para participação de cursos, seminários etc. Aqui, foi discutido o número de pessoas que compõem a diretoria - 12 - e o eventual impacto no regular funcionamento das agências. A Presidência ressaltou que a questão será analisada caso a caso, de modo que o dirigente da associação pode apresentar ofício/requerimento fundamentando sua participação no curso, seminário etc. o que será analisado.

O Banco sinalizou apenas positivamente no tocante à promoção geral que vai ser concedida a todos os empregados do Banco, sendo que a cláusula foi apresentada, discutida e aprovada em mesa.

Aqui vale destacar que, dentre as hipóteses impeditivas para o recebimento da promoção geral, consta a suspensão do contrato de trabalho (além de penalidade disciplinar e ter acima de 6 faltas não abonadas ao ano).

Porém, o Banco adicionou cláusula favorável para não considerar como suspensão o afastamento previdenciário de até 30 dias. As entidades solicitaram o aumento deste prazo e a Presidência acatou expressamente o pedido da representante da Associação para aumentar para 45 dias o prazo.

A Afbepa tem lutado incansavelmente por Direitos e Manutenção de Conquistas, essas rodadas de negociações ainda não expressam no todo as nossas reivindicações para esta campanha, portanto, a nossa Unidade é Fundamental para avançarmos no que queremos.

 

 UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário