sexta-feira, 27 de maio de 2022

EM MOMENTO DE ALTA DE CASOS DE DOENÇAS RESPIRATÓRIAS BANPARÁ SEGUE GOVERNOS E EMITE COMUNICADO FLEXIBILIZANDO USO DE MÁSCARAS

 

No final da tarde da última quarta-feira, 25 de maio, a Direção do Banpará emitiu o Comunicado de Diretoria número 09/2022 tratando sobre protocolos sanitários para Covid, mais especificamente no que se refere  ao uso de máscaras. O Comunicado vem para alinhar as politicas do Banco com as legislações dos Governos Estadual e Municipal e, basicamente, aponta três cenários:

- Matriz e Agências em Belém - funcionários devem seguir a mais recente orientação da Secretaria de Saúde do Município: Máscaras facultativas exceto para grupos específicos (portadores de comorbidades, imunossuprimidos, mulheres grávidas, maiores de 70 anos e pessoas com sintomas gripais) e nos transportes públicos e áreas de espera pelos transportes.

- Agências Fora de Belém com legislação municipal específica - Seguir a orientação do Município sobre o tema;

- Agências Fora de Belém sem legislação municipal específica - Seguir a orientação Estadual sobre o tema que determina uso de máscaras em ambientes fechados.

O comunicado encerra recomendando aos empregados que permanecem necessárias a adoção de medidas protetivas contra a Covid-19, a exemplo da adoção de higienização de mãos, etiqueta respiratória, distanciamento social e etc.

AFBEPA RECOMENDA MANTER AS MÁSCARAS NO ROSTO E CUIDADOS REDOBRADOS COM A HIGIENE!


Embora as legislações flexibilizando o uso de máscaras sejam uma tendência em todo país, a Afbepa tem acompanhado atentamente os números da Pandemia desde então e entende que não há motivos para baixar a guarda e descuidar das nossas proteções. Desde o final de abril a Fiocruz observou um crescimento em 48% de casos de covid em todas as regiões do país. 

O Pará foi um dos poucos estados onde esse estudo ainda não observou mudanças nos números de casos, mas nosso estado não é uma ilha – se em outros lugares os números voltaram a crescer, em algum momento vão crescer por aqui também.


Além da Covid-19 é importante pontuar o risco da nova variante da Varíola, a chamada Varíola do Macaco. Essa doença tem chamado atenção, nos últimos dias, após ter mais de 250 casos positivos, distribuídos em 16 países. A Organização Mundial da Saúde e a Anvisa já emitiram notas recomendando manter o uso de máscaras e os cuidados para prevenir a infecção por covid-19 como medida de proteção para obstar a transmissão da nova Varíola.


Por fim, pontuamos que o uso de máscara é um instrumento de cuidado com a saúde adotado com sucesso em países como Japão, China, Vietnã e Coréia há muitos anos e servem para combater o contágio por todas as doenças adquiridas através das vias aéreas.

A nossa Associação ressalta a todos os colegas que usar máscara é uma medida fundamental para nos livrar de algo que não queremos e é, também, uma forma de demonstrar Amor ao próximo, impedindo tanto o nosso adoecimento quanto evita espalharmos doenças que podem ser fatais para certas pessoas. É uma estratégia de Defesa que precisa que todos façam a sua parte para surtir efeitos benéficos.

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
ASSESSORIA DE IMPRENSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário