“Chegando na agência encontramos uma máquina mais antiga que Matusalém, não aceita que se faça um depósito. Era só isso que eu queria fazer. Fomos orientados a ir pra fila pra falar com o Caixa. Acho que gastamos umas duas horas em pé esperando porque só podia entrar de 4 em 4 pessoas. A certa altura eu perguntei quem mais estava lá só pra fazer o depósito e quase todo mundo levantou a mão, aí que todo mundo começou a reclamar mesmo!”
O relato acima é de uma ex-funcionária do Banco que hoje segue apenas como correntista morando em outra cidade. Ela relata que a dificuldade tecnológica enfrentada quase a faz optar por migrar para outro Banco. “Espero que a direção do Banco tome conhecimento disso e tome medidas, porque é uma crueldade isso. Depois que a gente atrasa alguma coisa o Banco telefona, manda mensagem cobrando..., mas como, se pra pagar é essa dificuldade?”.
Máquinas Obsoletas sobrecarregam trabalho de caixas e desgastam clientes e usuários |
O que pode parecer um problema isolado de uma agência no interior do Pará, na realidade é um sintoma mais claro de um problema muito maior que o Banco enfrenta – maquinário obsoleto! Máquinas de autoatendimento, os caixas eletrônico com mais de 14 anos de idade em muitas agências, seguem como a única alternativa para usuários e clientes acessarem para fazerem os serviços bancários desejados, como saques, depósitos, transferências, pagamentos etc – ações que em condições normais são fáceis e simples.
As máquinas operadas por Caixas Executivos, também, padecem do mesmo problema, estão muito usadas, por anos, e algumas já perderam as suas serventias. Não ler documentos com barras e o caixa ter que digitar, a lentidão, a perda de conexão em meio a uma transação, o não reconhecimento de cartões novos e muitas vezes até para concluir certas operações são alguns exemplos desses problemas.
Alguns colegas alertam que o déficit de máquinas novas está em cerca de 800 máquinas, entre cashs e equipamentos de Caixa. Nas recentes inaugurações de Agências o Banco estaria sem máquinas de Cash e Terminais de caixa, o que o levou a mover máquinas velhas e obsoletas para essas novas agências. “Quatipuru inaugurou com equipamento já obsoleto” apontou uma fonte.
O IMPACTO IMEDIATO DA UTILIZAÇÃO DE MÁQUINAS OBSOLETAS É A INSATISFAÇÃO DA CLIENTELA E DOS CAIXAS QUE PERDEM MAIS TEMPO DIGITANDO DOCUMENTOS.
O BANPARÁ PRECISA URGENTEMENTE ADQUIRIR NOVAS MÁQUINAS DE CASHS E CAIXAS PARA RESOLVER ESSE PROBLEMA.
A Afbepa pede que o Banpará resolva esse problema o mais urgente possível.
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Isso porque estamos falando somente da parte de hardware quando chegamos na parte de software, aí que a coisa fica mais feia ainda. O sistemas da PD_Case que são um lixo, empresa essa que teve contrato renovado recentemente. O Banpara deve ser o único banco do Brasil que tem inúmeras terceirizadas prestando serviço pra ele na área de tecnologia, contratos poupudos que não refletem a realidade dos serviços prestados. Daqui um tempo a única utilidade nossa como profissional de TI vai ser pegar os chamados das agências e abrir outro junto à terceirizada. Vergonhoso tudo isso.
ResponderExcluir