segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

AFBEPA REÚNE COM A PRESIDÊNCIA DO BANPARÁ PARA DISCUTIR AS PROMOÇÕES; AS DISPENSAS COMPULSÓRIAS E O ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS.

 

A Presidência do Banpará convidou a nossa Afbepa para uma reunião nesta segunda-feira, 24, que se realizou por meio de conferência online. Nesta reunião a nossa Associação ouviu as respostas da Presidente aos nossos ofícios nº003/2022 e 006/2022, de 13 e 20/1, (Leia aqui), respectivamente, nos quais pedimos as nossas Promoções por Merecimento e Antiguidade, em janeiro de 2022, ao funcionalismo, e Política de Pessoal para as Dispensas Compulsórias aos 70 anos. Além dessas pautas fundamentais para as nossas Vidas, a nossa Afbepa solicitou políticas atuais de enfrentamento ao Coronavírus.

A presidenta da Associação, Kátia Furtado, representou a Afbepa na reunião, e afirmou o quanto as Promoções são de fundamental importância para a valorização da Vida humana e, também, para o bem estar futuro dos funcionários(as). Em resposta a esse questionamento, a Presidente Ruth Méllo, sinalizou que há um estudo sendo feito, em conjunto, com a Dirad sobre os entraves que nos retiraram 2(dois) anos de Promoções. A Afbepa pediu que a Presidente do Banco desse um prazo para esse estudo, que até março será dada uma resposta.

Um outro ponto levantado pela Afbepa foi a respeito das Dispensas Compulsórias aos 70 anos, para nós, da Associação, é uma questão de Honra e Respeito com quem dedicou uma vida inteira ao Banco, que saia devidamente valorizado, reconhecido e com um Acordo justo e benéfico para si. A presidenta, Ruth Méllo, respondeu que há um mapeamento sendo feito dos empregados (as) que completarão 70 anos nos próximos meses para que seja avaliado, também, o que pode ser ofertado na saída desses funcionários (as). Mas, a presidência do Banpará deixou claro que, esses trabalhadores (as), merecem todo reconhecimento por sua entrega e dedicação. Então que sejam reconhecidos!

 

CORONAVÍRUS

 

Uma pauta, também, debatida foi sobre os novos casos de coronavírus que têm assolado as Unidades do Banpará, sendo que a Afbepa através do ofício 006/22, solicitou revisão dos protocolos. A presidenta do Banco comunicou à Afbepa que, a partir dessa quinta-feira, 27, todas as Agências e Matriz serão higienizadas todos os dias pela empresa contratada pelo Banco e que dará o laudo  ao final de cada desinfecção.

Kátia Furtado pontuou que, algo imprescindível no combate à covid, é a testagem em massa de todos os colegas que convivem no mesmo Local de Trabalho, porque há funcionários que são assintomáticos e transmitem a doença. A presidência do Banpará avisou que a Dirad já encaminhou ofícios tanto à Sespa, quanto à Sesma para que façam parcerias com o Banpará, no sentido de realização das testagens em massa dos funcionários (as).  

Também, pedido o Afastamento do Grupo de Risco do Local de Trabalho, haja vista, o ambiente Inseguro e Insalubre. A nossa presidenta, Kátia Furtado, colocou categoricamente que não existe local seguro para esse grupo. Em retorno, Ruth Méllo, esclareceu que, para a Matriz, já estão sendo afastados e em teletrabalho. Em relação as Agências, será dialogado, ainda hoje, com o Diretor Comercial, Jorge Antunes, para que se verifique quem pode e deve ser afastado, o mais rápido possível, com exceção dos caixas que, também, serão avaliados para que fiquem em home. Kátia pediu, ainda, que os Gestores, de cada Unidade de Trabalho sejam Fiscalizados para ter ciência se estão cumprindo com o determinado referente ao afastamento desse grupo.

Ainda dentro do tópico do coronavírus, nossa Afbepa alertou a presidência sobre a colocação dos acrílicos para o pessoal do atendimento, motivo de uma ação da Afbepa na Justiça Trabalhista, onde o Banpará tinha se comprometido a colocar, mas até o presente momento nada foi feito. A Presidente, tomou ciência da situação, e disse que irá se inteirar para saber como está o processo e que considera muito importante essa proteção contra o covid, inclusive, que ela mesma verificou que não há esse dispositivo de segurança, mas que tomará providências sobre isso.  

Ao final da reunião, Kátia Furtado pediu para que a nova gestão se comprometa em acompanhar os gestores das Unidades, com equipes que ajudem nesse dia a dia do trabalho, que vejam os problemas e que traga solução. A Afbepa pediu que o funcionalismo quer e precisa de uma Gestão Humanizada. A Presidente assumiu o compromisso e, disse que irá, agora, levantar todas as demandas da Afbepa para responder as mais urgentes.

A nossa Associação agradece, publicamente, pela oportunidade em dialogar com a presidência do Banpará. Esperamos que se mantenha nesse ritmo de Diálogo e Respeito.

 

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário