O
Funcionalismo se surpreendeu com as Orientações de Procedimentos de atendimento
ao cliente publicada hoje pelo Banpará, pois está na contramão da Circular do BACEN,
das Orientações Mundiais e Nacionais e do que era esperado pelos trabalhadores
(as).
Lembrando que o BACEN editou Circular que trata
sobre flexibilização de horário de funcionamento dos Bancos, com garantia de
manter Serviços Essenciais, dispensando inclusive comunicação com antecedência,
além da liberdade de restringir, no interior de cada Unidade Bancária, clientes
e usuários. Com isso o Banco fica à vontade para editar as suas Resoluções
sobre o atendimento ao Público.
No entanto, o comando do Banco é de aumento de
jornada, uma vez que a abertura das Unidades será de 8 às 14h, podendo
prorrogar a jornada para até duas horas extras.
Inadmissível
nestes tempos críticos de enfrentamento do COVID19, onde a recomendação é o ISOLAMENTO
SOCIAL!
Hoje, o mundo clama por isolamento como forma de
manter a vida, e o Banco continua se calando acerca de seu compromisso efetivo
de zelar e cuidar das vidas de seus subordinados. Não há orientação, conforme
pedido das Entidades, sobre liberação de pessoas do grupo de risco como
imunossuprimidos, cardíacos, diabéticos, hipertensos, lactantes; aumento do
tempo para pessoas que apresentem ou não sintomas e tiveram contato com áreas
de risco ou pessoas vindas de áreas de risco, de 7 e 14 dias para 21 dias etc. Agora o BACEN deu liberdade para as
Instituições Financeiras, de proteger o seu funcionalismo, o que para esse
momento é fundamental, a Circular traz redução de tempo de abertura ao público,
que atualmente é de 6 horas, e poderia ser modificado para 2 ou 3, até fechar
se for o caso, mantendo o serviço essencial obrigatório, a compensação, e o
autoatendimento, sendo que o Banco tem de informar, por veículos de comunicação
ou outros meios, onde estão esses locais para se auto atender.
Qualquer medida que Respeite a Vida e zele por ela
está nas mãos do nosso empregador, o Banpará.
A nossa Associação ainda tem a Esperança que o Banco,
após o segundo caso confirmado de contágio pelo Corona vírus de uma colega da
Caixa Econômica, caia em si e libere do ponto, como falta justificada, maior
número de trabalhadores(as), que fiquem em casa, pois grande número de colegas
têm pai e mãe idosos e filhos menores.
Se o Banco manter as medidas anunciadas irá agravar, também, a situação dos
funcionários que estão trabalhando, pois há
falta nas Unidades de Trabalho de álcool gel, para os funcionários que trabalham
diretamente com o público. É importante o Banco lembrar que esse
funcionário não tem como a todo instante, para se prevenir, levantar e lavar as
mãos, assim como máscaras e luvas, além de material para higienização de
móveis, equipamentos, utensílios, maçanetas etc.
Outro
grave problema enfrentado se for mantida a última orientação dada é a falta de
trabalhadores(as) nas Unidades, quer seja pela falta
de contratações ou por outros motivos de afastamento, o que está acontecendo é
que não tem funcionário para dar conta de todos os serviços que tem,
rotineiramente, em uma Unidade de Trabalho.
Até agora o Banpará ainda está tímido para agir
efetivamente, no sentido de dar respostas aos problemas, ou seja, o enfrentamento
do Corona vírus.
A
AFBEPA orienta que as agências que estejam com problemas enviem e-mail à DIRAD
com cópia para SUAPE e GESAT relatando o que estiver acontecendo e as
necessidades.
UNIDOS
SOMOS FORTES
A
DIREÇÃO DA AFBEPA
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