sexta-feira, 20 de março de 2020

AFBEPA ORIENTA


O Funcionalismo se surpreendeu com as Orientações de Procedimentos de atendimento ao cliente publicada hoje pelo Banpará, pois está na contramão da Circular do BACEN, das Orientações Mundiais e Nacionais e do que era esperado pelos trabalhadores (as).
Lembrando que o BACEN editou Circular que trata sobre flexibilização de horário de funcionamento dos Bancos, com garantia de manter Serviços Essenciais, dispensando inclusive comunicação com antecedência, além da liberdade de restringir, no interior de cada Unidade Bancária, clientes e usuários. Com isso o Banco fica à vontade para editar as suas Resoluções sobre o atendimento ao Público.
No entanto, o comando do Banco é de aumento de jornada, uma vez que a abertura das Unidades será de 8 às 14h, podendo prorrogar a jornada para até duas horas extras.
Inadmissível nestes tempos críticos de enfrentamento do COVID19, onde a recomendação é o ISOLAMENTO SOCIAL!
Hoje, o mundo clama por isolamento como forma de manter a vida, e o Banco continua se calando acerca de seu compromisso efetivo de zelar e cuidar das vidas de seus subordinados. Não há orientação, conforme pedido das Entidades, sobre liberação de pessoas do grupo de risco como imunossuprimidos, cardíacos, diabéticos, hipertensos, lactantes; aumento do tempo para pessoas que apresentem ou não sintomas e tiveram contato com áreas de risco ou pessoas vindas de áreas de risco, de 7 e 14 dias para 21 dias etc. Agora o BACEN deu liberdade para as Instituições Financeiras, de proteger o seu funcionalismo, o que para esse momento é fundamental, a Circular traz redução de tempo de abertura ao público, que atualmente é de 6 horas, e poderia ser modificado para 2 ou 3, até fechar se for o caso, mantendo o serviço essencial obrigatório, a compensação, e o autoatendimento, sendo que o Banco tem de informar, por veículos de comunicação ou outros meios, onde estão esses locais para se auto atender.
Qualquer medida que Respeite a Vida e zele por ela está nas mãos do nosso empregador, o Banpará.
A nossa Associação ainda tem a Esperança que o Banco, após o segundo caso confirmado de contágio pelo Corona vírus de uma colega da Caixa Econômica, caia em si e libere do ponto, como falta justificada, maior número de trabalhadores(as), que fiquem em casa, pois grande número de colegas têm pai e mãe idosos e filhos menores.   

Se o Banco manter as medidas anunciadas  irá agravar, também, a situação dos funcionários que estão trabalhando, pois há falta nas Unidades de Trabalho de álcool gel, para os funcionários que trabalham diretamente com o público. É importante o Banco lembrar que esse funcionário não tem como a todo instante, para se prevenir, levantar e lavar as mãos, assim como máscaras e luvas, além de material para higienização de móveis, equipamentos, utensílios, maçanetas etc.
Outro grave problema enfrentado se for mantida a última orientação dada é a falta de trabalhadores(as) nas Unidades, quer seja pela falta de contratações ou por outros motivos de afastamento, o que está acontecendo é que não tem funcionário para dar conta de todos os serviços que tem, rotineiramente, em uma Unidade de Trabalho.
Até agora o Banpará ainda está tímido para agir efetivamente, no sentido de dar respostas aos problemas, ou seja, o enfrentamento do Corona vírus.
A AFBEPA orienta que as agências que estejam com problemas enviem e-mail à DIRAD com cópia para SUAPE e GESAT relatando o que estiver acontecendo e as necessidades. 

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

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