Presidente do Banpará recebe entidades e promete atender às reivindicações
Durante
toda a semana a AFBEPA e o Sindicato dos Bancários tem reclamado da postura do
Banpará para com os trabalhadores, que estão se desdobrando na longa jornada de
renegociação dos débitos dos consignados e outros produtos, sem que o Banco
tenha elaborado um calendário de atendimento por secretaria e órgão. O Sistema
Tecnológico oscilante e o déficit de estrutura de pessoal contribuem para que
haja uma sobrecarga de trabalho, e algumas agências nos alertam da falta de
cômputo de todas as horas extras.
Presidenta da AFBEPA participa do ato em frente à sede do Banpará
Hoje
pela manhã, as entidades realizaram um ato público denunciando o comportamento
desrespeitoso e violador de normas protetivas ao trabalhador, assim como
pedindo uma reunião com a Presidência do Banco, para resolver as demandas
necessárias de condições de trabalho. “A Diretoria do Banpará agiu sem avaliar
as reais necessidades das Unidades de Trabalho e expôs os trabalhadores a
riscos e a insegurança”, disse a presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, no ato
realizado em frente à Agência Belém Centro, na Avenida Presidente Vargas.
Entidades no ato por mais dignidade aos trabalhadores do Banpará
A
AFBEPA desde a semana passada acompanha, incansavelmente, a rotina de trabalho
dos funcionários, denunciando a deficiente estrutura de pessoal para atender
aos clientes, porque o banco não repôs pessoas no lugar dos funcionários que
aderiram ao Plano de Demissão Voluntária, realizado este ano, ou aquelas afastadas
por licença maternidade e outros casos de saúde. Há agências trabalhando com
menos 5 ou 6 empregados, o que é uma temeridade.
O
déficit de trabalhadores e mais as oscilações tecnológicas tem posto em
desespero quem está trabalhado. Há dentro das Unidades funcionários trabalhando
a peso de remédios. Por causa desses problemas o atendimento é lento, embora ontem
apresentou uma ligeira melhora nos sistemas tecnológicos.
Em
mesa realizada com o Presidente e as Diretorias Comercial e de Administração
foi relatado pelas Entidades os principais problemas vistos, os quais o
Presidente do Banpará disse que irá solucionar, como todo o pagamento das horas
extraordinárias; o remanejamento de colegas do interior que querem vir pra
Belém e a contratação de mais funcionários para suprir as vagas necessárias,
pois agora o Banco trabalha emergencialmente com colegas da Matriz, política
que não resolve o problema; a manutenção dos gerentes regionais, de Belém e
interior do Estado, nos Locais de Trabalho, para acompanhar e ajudar os funcionários
nas questões que ocorrem dentro do meio ambiente do trabalho; acompanhamento da
Gerência de Saúde do Trabalhador-Gesat aos colegas, pois muitos estão
adoecidos, além de maior número de terapias, para recompor a saúde de todos os
colegas que estão à frente dessa árdua e estressante missão. Alguns gerentes
ainda descumprem a liberação de alimentação e lanches a todos os colegas neste
período, o que ficou de ser reforçada a Liberalidade. Sobre problemas com ar
condicionado e equipamentos foi informado que tudo foi resolvido, a pedido do
próprio presidente. O Banco comunicou que nesses dias, já atingiu um pouco mais
de 60% de pessoas que poderiam renegociar os seus débitos.
Para a Presidenta da AFBEPA,
“as idas das Entidades aos Locais de Trabalho, acompanhando e vivenciando a
rotina, tem sido importante, para que possamos defender as melhorias que as
nossas Vidas precisam, dentro e fora da relação laboral, e o fato do Banpará
ouvir e atender às nossas reivindicações é positivo para a categoria”.
UNIDOS
SOMOS FORTES
A
DIREÇÃO DA AFBEPA
ASSESSORIA
DE COMUNICAÇÃO
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