sexta-feira, 5 de abril de 2019

AFBEPA LEMBRA SEU HISTÓRICO E PROJETA LUTAS FUTURAS PARA A CATEGORIA, EM INTRODUTÓRIO, NA EMPRESARIAL.


Na quinta-feira, 04, ocorreu mais um Curso de Integração e Capacitação aos colegas recém-chegados no Banpará. Esse curso Introdutório ocorreu na Agência Empresarial e a AFBEPA esteve representada por sua presidenta, Kátia Furtado, e pela tesoureira, Zenaide Oliveira, que dividiram com os colegas um pouco de suas trajetórias, tanto como funcionárias do Banpará, como em lutas em prol da categoria.
Kátia Furtado iniciou sua fala lembrando o contexto em que a AFBEPA surgiu. Em 1987, quando o Banco Central ameaçava a existência do Banco do Estado do Pará, apontando má administração, os colegas, mesmo correndo o risco de prejudicar suas vidas, foram para a luta coletiva em defesa do Banpará, em defesa dos nossos Direitos, enfrentando a ameaça da época, que poderia causar a extinção do Banpará.
Então, dessa reunião legítima da categoria, surgiu a AFBEPA, com o objetivo de defender os Direitos dos colegas, de buscar melhorias de Vida para a categoria bancária do Banpará e de defender o Banco enquanto patrimônio do povo paraense.
Kátia também fez uma análise do que é legal, dos Direitos que já nos são assegurados em Leis, e do que ainda precisa de lutas para entrar no nosso patrimônio jurídico. Com mobilização coletiva, podemos tentar acordar com o Banco, por exemplo, a realização de Processo Seletivo Interno - PSI para o exercício das funções comissionadas, e em relação aos Processos Administrativos Disciplinares - PADs, uma vez que o Presidente é a instância decisória e recursal desses processos, queremos, também, que isso seja modificado: Que o presidente seja a instância recursal e o Comitê Disciplinar a instância deliberativa, com poder de decisão nesses processos. “Se quisermos isso, vamos precisar lutar juntos”, afirmou a presidenta.
A presidenta também se comprometeu em produzir material sobre o PCS (Plano de Cargos e Salários), uma vez que o plano não estabelece critérios para assunção de carreiras, a exemplo, da carreira de auditor, analista, supervisor, etc.
Hoje, a ocupação de diferentes funções é feita por indicação. Essa é outra questão que já está em nossa agenda de lutas: Precisamos de um Plano de Carreiras!
Também houve o reforço sobre o cumprimento dos normativos do Banco. Kátia entende que a jornada de trabalho é corrida, devido às demandas, mas é preciso que se consiga algum tempo para ler as normas, pois, a quantidade de Processos Administrativos Disciplinares é muito grande, devido ao não cumprimento dessas regras disciplinadas pelo Banco.
A tesoureira da AFBEPA e funcionária da Ouvidoria do Banco, Zenaide Oliveira, afirmou que respeitar os normativos é de extrema importância interna e externamente, pois, chegam reclamações de diferentes naturezas à Ouvidoria.
A atenção do funcionário reflete seu trabalho internamente no Banco e, externamente, perante os clientes. Por isso, é bom tirar um tempo mínimo da sua jornada para ler as principais normas, a fim de que o próprio funcionário não tenha problemas futuros, que podem até extinguir seu posto de trabalho e por em risco a imagem de uma instituição que é de todos os paraenses.
Zenaide também enfatizou a dedicação da AFBEPA nas lutas em prol da melhoria de Vida dos colegas, em seus locais de trabalho.
Nesse sentido, Kátia reforçou que a AFBEPA é uma entidade que busca atender a todos os bancários somente do Banpará, concentrando seus esforços em melhorias de trabalho e de vida para esses colegas.
Para se associar, basta destinar 1,5% de seu salário-base – demais rendimentos não entram nesse cálculo. A AFBEPA, atualmente, conta com uma Assessoria Jurídica, composta por dois escritórios de advocacia, que atuam nas áreas trabalhista/administrativo e de defesa do consumidor.
nossa Associação está disponível para atender os colegas nos números: (91) 3212-1479/ 1457 | (91) 99247 6774 (WhatsApp) ou pelos e-mails: afbepa.coragem@gmail.com / afbepa.ban@bol.com.br
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário