segunda-feira, 18 de março de 2019

AFBEPA DÁ BOAS-VINDAS AOS FUNCIONÁRIOS EM CURSO INTRODUTÓRIO, NA EMPRESARIAL


Na tarde desta segunda-feira (18), a AFBEPA esteve presente em mais um curso de Treinamento e Capacitação de bancários que estão chegando ao Banpará. Representada por sua presidenta Kátia Furtado, nossa Associação deu as boas-vindas aos colegas recém-chegados nesse curso Introdutório, realizado no auditório da Agência Empresarial.
De início, Kátia relembrou o contexto em que surgiu a AFBEPA: Em setembro de 1987, quando funcionários do Banco se reuniram para fazer frente a uma quase extinção do Banco do Estado do Pará, em um cenário pós-Ditadura Militar: era preciso que o Banco, juntamente com seus trabalhadores, fosse visto como patrimônio público, do Estado e do povo paraense, a fim de que ele não fosse extinto.
A presidenta também reforçou a necessidade dos colegas recém-chegados se unirem para fortalecer a Luta dos trabalhadores em prol de melhores condições de Vida, Trabalho e Salários. Kátia, como exemplo, relembrou da licença-prêmio, que é uma conquista garantida por meio de greves, de lutas do funcionalismo.
Como lutas que a Associação encabeçou, foram citadas a efetivação do PCS (Plano de Cargos e Salários), dentre outras conquistas que envolveram muita gente, muitos funcionários dispostos a lutar por melhores condições de vida para si e para os demais colegas, ao longo dos anos.

Em referência ao PCS, uma das críticas levantadas pela Associação (e bandeira de luta) é a inexistência de “Carreira”, pois não há o Processo Seletivo Interno (PSI), para preenchimento das funções gratificadas. Os trabalhadores ficam sem saber como galgar a carreira que desejam.

O Seminário ocorrido na sexta-feira (15), sobre Defesa dos Bancos Públicos no atual cenário político-econômico, que contou com a participação de representantes da AFBEPA, incluindo nossa presidenta, Kátia Furtado, e vice-presidenta, Cristina Quadros, também foi mencionado por Kátia, como forma de incentivar a União da Classe Trabalhadora, para assegurar nossos Direitos (ainda) vigentes e garantir, sempre, o nosso Direito de lutar em prol de outras melhorias, de outras conquistas que queremos, que precisamos alcançar futuramente.
A obediência aos normativos do Banco também foi ressaltada pela presidenta, que aconselhou os colegas a tirarem sempre uns minutos de seu expediente para ler as observâncias do Banco. A leitura dos normativos, por exemplo, impede que o colega chegue a responder um PAD (Processo Administrativo Disciplinar) o que desgasta e pode pôr seu posto de trabalho em risco.
Ao final, Kátia relembrou que o associado ou associada precisa investir apenas 1,5% do seu salário-base, mensalmente, para que a Associação os atenda da melhor forma possível. Atualmente, contamos com uma Assessoria Jurídica forte, formada por dois escritórios advocatícios, e uma Diretoria, composta por 12 membros (incluindo nossa presidenta), disposta a ajudar no que for preciso.
Perguntas de alguns colegas presentes no curso introdutório também foram feitas, ao final, para a presidenta da AFBEPA, que respondeu e colocou a AFBEPA à disposição para esclarecimentos de dúvidas que surgirem posteriormente à leitura do material distribuído pela Associação aos colegas.
Para mais esclarecimentos, os colegas podem entrar em contato com nossa AFBEPA em horário comercial (de 9h às 18h), de segunda à sexta-feira, pelos contatos: (91) 3212-1457/1479, (91) 9247-6774 (WhatsApp) ou pelos e-mails: afbepa.coragem@gmail.com / afbepa.ban@bol.com.br 
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO
Assessoria de Comunicação

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