Dando continuidade a política de Transparência das
ações da AFBEPA, publicamos hoje o resultado da Assembleia Geral Ordinária de
Prestação de Contas do Exercício de 2017, realizada na ultima sexta-feira, 23
de Fevereiro, na sede da Associação, conforme determina o Capítulo IX, art. 67,
do Estatuto desta Entidade.
As contas do exercício de 2017 foram aprovadas por
unanimidade pelos participantes. Durante
a assembleia, foram detalhados para todos os associados que participaram do
evento, a receita arrecadada e os investimentos que esta associação fez no
decorrer do ano passado, em prol da luta e defesa dos Direitos e interesses da
categoria bancária do Banpará.
As informações apresentadas a seguir são relativas
aos investimentos realizados pela AFBEPA no exercício de 2017
BALANÇO FINANCEIRO/2017
A Associação
dos Funcionários do Banpará (AFBEPA), fundada em 02 de setembro de 1987, é
uma Sociedade Civil de Direito Privado, de Caráter Profissional, sem fins
lucrativos.
A AFBEPA representa exclusivamente os funcionários
do Banpará associados a esta Entidade, em questões judiciais e extrajudiciais.
A prestação de contas sempre ocorre no mês de
fevereiro, conforme Artigos 11 e 67 do
Estatuto desta Entidade.
As informações apresentadas
a seguir são relativas ao exercício de 2017. Servem como base, para avaliar as
receitas e gastos da AFBEPA no ano de 2017.
O desconto da mensalidade
é feito em contracheque e, também, por meio de débito automático para poupança
programada da Associação, e corresponde a apenas 1,5% do salário base de cada
associado/a.
Os valores que entram na
AFBEPA não são fixos devido a solicitações de: Adesões, cancelamentos,
demissões e falecimentos de associados.
A AFBEPA tem 811 associados.
VALOR DAS
MENSALIDADES PERCEBIDAS DOS ASSOCIADOS EM 2017: R$513.344,50.
EM QUE SE INVESTIU
OS VALORES DAS MENSALIDADES NO ANO DE 2017.
TELEFONIA FIXA E
MÓVEL - Consumo de 02 linhas fixas e três linhas móveis e recarga de celular de
um acompanhante, por ocasião de viagem ao interior do Pará: R$14.268,24.
ALUGUEL /
CONDOMÍNIO - Aluguel da sede da AFBEPA, condomínio, locação de data show,
mesa de som, caixa amplificada, microfones, espaço condominial, auditório e 12
cadeiras plásticas para o Seminário “A Reforma Trabalhista e seus impactos,
locação de sala para o evento Bate-papo, acerca da Reforma Trabalhista, de
equipamento de sonorização com microfone e técnico para o evento Bate-papo,
locação de sala para a realização do curso de Redação e Gramática promovido pela
AFBEPA a seus associados e aluguel de veículos para viagens ao interior nos 3º
e 4º trimestre/2017 – R$13.744,81
HONORÁRIOS - Assessoria
Jurídica / Assessoria contábil – R$73.689,51
SALÁRIOS e
ORDENADOS - Funcionários da AFBEPA – R$73.206,25
13º SALÁRIOS - Funcionários da
AFBEPA – R$6.430,77
FÉRIAS - Dos
funcionários: Márcio Dias, Amanda Paixão e Rosângela Silva, referente ao
período aquisitivo 2016/2017 – R$6.716,84
RESCISÃO
CONTRATUAL - Da ex. funcionária da AFBEPA Giselle Maria Mousinho da Costa e Silva–
R$3.371,47
PLANO DE SAUDE - Dos
funcionários da AFBEPA – R$9.427,67
VALE TRANSPORTE - Dos
funcionários da AFBEPA e vale transporte empresa – R$10.494,10
FGTS - R$7.234,59
INSS - R$27.615,47
PIS - R$717,65
IMPOSTOS E TAXAS - R$870,66
TLPL - R$194,36
IRRF APLIC
POUPANÇA – R$837,78
JUROS E MULTAS - Multa por
rescisão contratual do aluguel da sala 809- R$1.528,51
TICKET ALIMENTAÇÃO
- (Dos
funcionários da AFBEPA – R$19.318,89
MATERIAL DE
ESCRITÓRIO E EXPEDIENTE– R$2.947,89
DESPESAS COM COPA
/ CANTINA - Material de limpeza, copa e cozinha – R$4.123,66
DEVOLUÇÃO - Ressarcimentos a
associados de descontos indevidos)- R$5.011,95
ENERGIA ELÉTRICA – R$7.690,65
DEPRECIAÇÃO DE
MÓVEIS E UTENSÍLIOS – R$8.427,70
DESPESAS COM
VIAGENS - Passagem de avião para um dos diretores da AFBEPA à cidade de Brasília
para participar da Audiência Pública/PLP 268/2016; com locações de veículos,
hospedagens e ajuda de custo para viagem às cidades ao interior do Pará:
Benevides, Bragança, Breu Branco, Canaã dos Carajás, Capanema, Capitão Poço,
Eldorado dos Carajás, Floresta do Araguaia, Goianésia, Itupiranga, Marabá,
Moju, Parauapebas, Redenção, Rio Maria, Santa Izabel, Sapucaia, Santo Antônio
do Tauá, São Caetano de Odivelas, Tailândia, Tucuruí, Xinguara, Viseu e Vigia,
com acompanhante por viagem, nos dias: 09, 10 e 11/10/2017; 21 a 25/11/2017 e
30/11 e 01/12/2017 – R$11.041,91
DONATIVOS E
CONTRIBUÍÇÕES - Doação de 01 coroa de flores, por ocasião do falecimento de
associado da AFBEPA; doação de 240 camisas para evento do TRT; doação de círio
e natal para a caixinha dos funcionários do edifício Infante de Sagres –
R$2.950,00
EVENTOS SOCIAIS - Aniversário da
AFBEPA: Buffet, locação do espaço Chapéu Chinês, jogos de mesas e cadeiras
plásticas, placa de homenagem ao senhor Nazareno Tourinho, embalagens para os brindes,
cantora e acompanhante; confraternização.– R$23.552,52
TRANSPORTES - Diretoria e
testemunhas em Audiências no TRT; Idas às Unidades do Banpará; Assembleias e
reuniões em Belém; funcionário da AFBEPA em panfletagem de jornal da AFBEPA e
material de divulgação do Seminário “A Reforma Trabalhista e seus impactos”, em
Belém e Ananindeua; funcionários e jornalista da AFBEPA em atividades externas
e de urgência por ocasião do aniversário dos 30 anos da AFBEPA; reunião no
Sindicato dos Bancários por ocasião da Paralização geral, Assembleia setorial
dos Bancários do Banpará; finalização do jornal da AFBEPA; “Bate-papo”, curso
de Redação e Gramática e cobertura; audiência pública na ALEPA; entrega de
brindes das mães, dos pais e de natal aos associados; e para o funcionário da
AFBEPA acompanhar um associado para atendimento à urgência e emergência da
Unimed – R$3.787,18
ALIMENTAÇÃO - Nas atividades da
AFBEPA: Idas às Unidades do Banpará; viagens; audiências; Diretoria em eventos
de interesse da categoria, lanches para reuniões de diretoria e Assembleia
Geral na AFBEPA; para associados que participaram dos eventos promovidos pela
AFBEPA como: “A Reforma Trabalhista e seus impactos”, “Bate-papo” e curso de
Redação e Gramática; panfletagem de jornal jurídico da AFBEPA e material de
divulgação do Seminário; para funcionários da AFBEPA em trabalhos
extraordinários na preparação e entrega de brindes das mães, dos pais e de
natal aos associados da AFBEPA – R$15.143,12
GASTOS COM
INFORMÁTICA – Instalação, manutenção e configuração de computadores; instalação de
programas em computadores; manutenção e conserto de impressoras; instalação de
programas jurídico PJE - R$1.613,00
MANUTENÇÃO E
REPAROS DA SEDE - Manutenção das centrais de Ar da AFBEPA; manutenção e reparos na sede da
AFBEPA; desinstalação de divisórias da sala 809 e instalação na sala 308;
instalação padrão na distribuidora elétrica da sala 308; material para
manutenção elétrica da sala 308; retirada do portão de ferro da sala 809;
conserto da parede da sala 809; desinstalação de duas splits de 12.000 e
18.000btus da sala 809; manutenção e reparo na torneira da pia da cozinha da
AFBEPA (sala 308); manutenção e reparo hidráulico na descarga do banheiro da
AFBEPA (sala 308) e manutenção do filtro de água da AFBEPA. – R$7.966,51
CARTÓRIO – Registros de atas
de Assembleias geral extraordinárias, Ata de Ação coletiva, Ata de Mudança de
endereço, e Ata de Prestação de contas/2016; reconhecimentos de assinaturas e
autenticações de cópias de listas de presenças em reuniões da AFBEPA –
R$1.001,25
LEGAIS E JUDICIAIS
– Custas
processuais (processo: 2017.00413053-27); ajuizamento de ação (TRT – 8ª
Região); 50% de custas processuais (ação conjunta: AFBEPA/CAFBEP). -R$2.877,59
BENS DE NATUREZA
PERMANENTE – Aquisição de três computadores e duas mesas operacionais –
R$5.288,00
BRINDES E
EMBALAGENS - Complementação dos brindes de natal/2016 (masculino); brindes das mães,
dos Pais e de natal aos associados da AFBEPA; brindes para sorteio aos
associados por ocasião do aniversário dos 30 anos da AFBEPA; brindes para
sorteio na confraternização da AFBEPA e agendas/2018 para sorteio aos
associados e associadas da AFBEPA – R$24.249,26
CURSOS – Orientações de
cálculos trabalhistas; Redação e Gramática - R$1.257,70
DESPESAS COM
MOBILIZAÇÃO – Faixa, bandeira e banner - R$540,00.
SERVIÇOS PRESTADOS
- Da
diarista; exame admissional da funcionária: jornalista Gleici Kelly Silva
Correa; instalação de duas centrais de ar na sala 308; análise de defeito e
conserto de central de ar; instalação do box do banheiro na sala 308; montagem
de quatro computadores; carregamento dos móveis e utensílios da sala 809 para a
sala 308; monitora no curso “Orientações de cálculos trabalhistas” ; retirada
de utensílios e móveis da sala 809 e colocação na sala 308; carregar portão de
ferro da AFBEPA do 8º andar para o 3º andar pela escada; Pintura da sala 809
para entrega ao proprietário; fiação interna de duas linhas e uma extensão
telefônica na sala 308; colocação de vaso sanitário, pia e acessórios no
banheiro da sala 308; na colagem de adesivo da logomarca da AFBEPA na porta de
entrada da sede; na lavagem de 04 cortinas da AFBEPA; análise bacteriológica da
água do filtro da AFBEPA; na torneira da pia da cozinha da AFBEPA. – R$5.335,00
ANÚNCIOS E
PUBLICAÇÕES – Impressão de 500 panfletos de divulgação do Seminário “A Reforma
Trabalhista e seus impactos”, impressão do jornal da AFBEPA 10ª, 11ª e 12ª
edições e calendários/2018 da AFBEPA - R$5.603,00
COMBUSTÍVEL – Em atividades da
diretoria da AFBEPA com idas às Unidades do Banpará, Audiências no TRT,
Assembleias, reuniões, eventos; em panfletagem de jornal jurídico da AFBEPA e
material de divulgação do Seminário “A Reforma Trabalhista e seus impactos”, em
Belém e Ananindeua; paralizações gerais chamada para Assembleia e reuniões,
Eventos como: aniversário de 30 anos da AFBEPA, “Bate-papo”, curso de Redação e
Gramática; viagens às cidades do interior; panfletagem dos jornais e
calendário/2018 da AFBEPA; transporte de brindes para serem sorteados a
associados na confraternização da diretoria e funcionários da AFBEPA -
R$12.130,66
AJUDA DE CUSTO – Para diretora da
AFBEPA prover despesa com transporte no retorno para sua residência, após
reunião na AFBEPA; para diretora da AFBEPA prover despesas com café da manhã,
alimentação e lanches, por ocasião da ida as cidades de Goianésia, Moju,
Tailândia, Breu Branco e Tucuruí para visitar as agências do Banpará da região
no período de 27 a 29/06/2017- R$550,00
ESTACIONAMENTO – Uma vaga no
estacionamento para a AFBEPA, pago mensalmente; estacionamento eventual para
assessora Jurídica (Ações coletivas) e diretores em idas a audiências no TRT - R$3.195,00
DESPESAS BANCÁRIAS
– Tarifas
bancárias e retirada de talões de cheques - R$3.372,00
BRINDES PARA OS
ASSOCIADOS EM 2017
Brinde do dia dos Pais |
Brinde do dia das Mães |
Brinde de Natal |
Brindes de Final de Ano sorteados aos associados da AFBEPA |
SALDO DEVEDOR DOS ASSOCIADOS
Alguns
associados estão com débito na Associação, referente a utilização de convênios,
que totaliza o valor de: R$14.410,94 (Quatorze mil, quatrocentos e dez reais e
noventa e quatro centavos).
RESGATE DE DÉBITOS DE ASSOCIADOS
No ano de
2017, houve um resgate de dívidas de associados não pagas nas datas corretas,
no valor de R$6.401,98 (Seis mil, quatrocentos e um reais e noventa e oito
centavos), esses resgates são feitos através de: ofícios aos gerentes, ofícios
aos associados e depósitos.
DEMONSTRAÇÃO DE
RESULTADO
RECEITA OPERACIONAL
RECEITA BRUTA
COMPOSTA DE:
Contribuições
associados:....R$513.344,50
Reembolso de
despesas descontados dos empregados:.....................R$ 11.630,64
Bonificações:.....................R$
23.701,18
Receitas
diversas:............. R$ 159,84
Receita
Bruta:.................R$548.836,16
DESPESAS
OPERACIONAIS COMPOSTAS DE:
Despesas
Administrativas:........ R$ 268.314,34
Despesas com
pessoal:.............R$ 120.255,97
Despesas
Tributárias:............... R$ 39.254,20
Despesas
Financeiras:..............R$ 1.528,51
DESPESAS OPERACIONAIS:
R$ 429.353,02
RESULTADO DO
EXERCÍCIO:
R$ 119.483,14
UNIDOS SOMOS FORTES!
A DIREÇÃO DA AFBEPA
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