No último sábado, 02 de setembro, a ASBEP foi o palco da celebração dos 30 anos da AFBEPA. A festa foi linda! Relembramos os anos de sua fundação, brincamos, dançamos e cantamos, brindamos à nossa luta, às nossas vitórias e a tudo o que a AFBEPA vem fazendo durante todo esse tempo na defesa dos bancários do Banpará. Nossa confraternização contou com a presença dos associados e associadas, das empregadas e empregados, dos parceiros, de pessoas que fizeram e fazem parte da história da AFBEPA.
O presidente fundador da AFBEPA, Nazareno Tourinho, bancário aposentado do Banpará, escritor, poeta e teatrólogo, muito nos honrou com sua presença. Pudemos ouvir, através de seu relato, em detalhes, como se deu a criação da nossa Associação. Ele falou de sua alegria em ver que a AFBEPA continua firme e como ela está sendo bem dirigida. Falou também que o Banpará deveria ter mais respeito e investir mais em seus funcionários, uma vez que foram eles que salvaram o Banpará da extinção. “O Banpará precisa entender que o maior patrimônio de uma instituição pública é constituído pelos seus funcionários”. O relato cheio de emoção e convicção feito por ele foi ouvido com atenção por todos os presentes, e com certeza serviu de exemplo para todos os trabalhadores e trabalhadoras presentes.
Ao final de sua fala, ele recebeu uma bela surpresa da AFBEPA, quando foi presenteado com uma placa em Homenagem a sua história de luta em prol das missões da Associação, que foi entregue a ele pela Diretoria da AFBEPA e também foi presenteado com um ventilador.
Quem também esteve presente em nossa festa foi Salete Gomes, ex-presidenta da Associação, que relembrou um pouco da época em que a AFBEPA foi criada. Também falou sobre a importância que a AFBEPA tem na luta da Categoria Bancária e ressaltou que é importante que fiquemos conectados com as lutas gerais e que a AFBEPA vem cumprindo com isso. Ao final, ela parabenizou a Associação pelos seus 30 anos de luta.
O Dr. Márcio Tuma, que é Assessor Jurídico da AFBEPA, falou sobre como “os trabalhadores constroem a história, mas não são os trabalhadores que escrevem a história”, o que faz com que eles sejam vistos como coadjuvantes, quando na verdade eles são os atores principais que constroem o país. Ele também falou do orgulho de atuar ao lado da atual diretoria da AFBEPA e de servir os associados e associadas da AFBEPA com sinceridade, honestidade e comprometimento com a causa trabalhista.
Ao final, os trabalhadores prestaram uma homenagem à Presidenta, Kátia Furtado, lhe oferecendo a música “Maria, Maria”, composição de Milton nascimento, ocasião em que todos puderam cantar juntos e homenagear, não só a presidenta, mas a todos que ajudam a construir essa Associação
diariamente.
A Comemoração dos 30 anos da AFBEPA foi muito especial para todos que puderam estar presentes. Foi regada a boa comida, boa música, brincadeiras, sorteios e muita diversão. Nada melhor para celebrar essa Associação e os trabalhadores e trabalhadoras do Banpará. E que venham mais 30 anos de lutas, coragem, dignidade, determinação e conquistas!
Sorteio de Brindes
Durante a festa, foram sorteados vários prêmios para os associados da AFBEPA. Alguns brindes foram doados pelas empresas conveniadas a AFBEPA e comprados pela Associação. Abaixo, você pode ver os ganhadores dos sorteios.
Salete Gomes (SULOC) – Ferro de passar
Paulo Barrozo (Ag. BR) – Espremedor de frutas(Bingo)
e Cafeteira
Sonia Furtado(GENUM) – Kit masculino O Boticário
Clara Castor(Ag. Melgaço) – Ferro de passar
Alan Freitas(Ag. Marituba) – Gril
André Laranjeira(Ag. BR) – Jogo de panelas
Nenhum comentário:
Postar um comentário