Hoje, 28 de Agosto, é o Dia Nacional do Bancário. É um dia de crescer a chama da esperança e da luta! Com coragem, independência e firmeza de propósitos, haveremos de vencer as barreiras do caminho e fazer valer o que nos é merecido pelo nosso trabalho: uma vida digna, com saúde e segurança e bem estar para nós e nossos familiares. Isso não é querer muito. Isso é querer o mínimo, o básico, o que todo ser humano tem direito.
Somos trabalhadores e trabalhadoras do ramo financeiro, um setor que, mesmo em tempos de crise, nunca perde, é o que mais cresce e enriquece no país, a partir do nosso trabalho diário e dos juros escorchantes que cobra da população.
Somos uma categoria que vem, há vinte anos, perdendo renda e se endividando para tentar manter a qualidade de vida de nossas famílias. Estamos adoecendo com a insegurança, o estresse, pressão por metas, sobrecarga de trabalho e desvios de função. Somos obrigados a vender produtos, em muitos casos, para clientes que não tem condições de comprá-los.
Contamos dinheiro, vendemos dinheiro, pagamos dinheiro, mas não somos dinheiro. Somos pessoas e sentimos. Sentimos alegrias, medos, esperança, fé; somos humanos e não máquinas de metas e lucros. Celebrar, a cada manhã, nossa humanidade; sorrir, chorar, abraçar quem nos ama, lutar por nossas vidas nem que seja através da mínima fresta para abrir todas as portas, isso é o que nos salva da mecanização, da coisificação onde tudo se transforma em objeto de mercado nessa dura rotina que tanto conhecemos.
Nós, bancários e bancárias do Banpará, merecemos os PARABÉNS! E queremos o principal presente nesse Dia do Bancário e da Bancária, que o Banco nos dê, e se não der, vamos arrancar: a abertura da MESA DE NEGOCIAÇÃO para tratarmos da nossa Minuta de Reivindicações, com a mesma dignidade e respeito com que temos trabalhado pelo lucro do Banco.
Feliz Dia do Bancário e da Bancária! Feliz Luta, Bancário e Bancária!
UNIDOS SOMOS FORTES!
*
Como podemos festejar o nosso dia com uma vergonhosa proposta da Fenaban??? e agora, Sindicato dos Bancários, ainda vão esperar o que para deflagar a greve ainda nesta semana??
ResponderExcluir