Lamentavelmente, a inexperiente direção do Sindicato vem apostando na estratégia errada e garantindo ao Banco tempo para radicalizar em sua dureza: pequenos atos, paralisações de uma hora, uma esperança infundada de que o Banco chamaria a negociação. Até agora, o Banco tem dito não, não e não. Disse não em ofício ao Sindicato, disse não em dois comunicados internos aos funcionários. Nunca entendemos porque a direção sindical acreditava que o Banco chamaria a mesa de negociação.
O que o Banco afirmou na reunião de hoje no TRT? Que quer negociar apenas as cláusulas sociais. E teve dirigente sindical defendendo, hoje, no Banpará, que a negociação começasse pelas cláusulas sociais.
Veja, no quadro abaixo, uma comparação entre algumas cláusulas econômicas da Convenção da Fenaban, e as mesmas Cláusulas em nosso Acordo Coletivo de Trabalho. Veja como podemos perder muito se a direção do Banpará não negociar nossas Cláusulas econômicas. Considere que essa é a negociação do ano passado e esse ano temos mais conquistas a fazer e a melhorar em nosso ACT. Chega de brincadeira, Sindicato! É hora de enfrentar a dureza do Banco, de verdade!
A AFBEPA vem dizendo desde o ano passado: temos que começar a negociar pelas cláusulas econômicas, e ano passado deu certo, tanto que fechamos o melhor acordo do Brasil.
A AFBEPA não aposta em ilusões e nem acredita que o melhor caminho para cumprir a missão estatutária do Sindicato, que é o de defender os interesses, direitos e conquistas dos bancários, seja o de poupar a direção do Banco. Na melhor das hipóteses, isso é de uma ingenuidade imperdoável para que tem a responsabilidade de conduzir os rumos da luta sindical da categoria bancária.
TODOS À ASSEMBLÉIA HOJE, 18h30 NO SINDICATO!
Hoje devemos todos estar presentes na Assembléia e decidir, coletivamente, o melhor caminho para garantir nossas conquistas. Não há mais desculpas para o Sindicato não enxergar o que todos estamos vendo: o Banco não quer negociar nossa Minuta e não será com conversas e pequenos atos que conseguiremos quebrar a intransigência da direção do Banpará.
O poder é dos bancários e o Banco terá que nos respeitar! Com independência, coragem, altivez e firmeza de propósitos, venceremos mais essa batalha! Vamos à luta, bancários e bancárias!
UNIDOS SOMOS FORTES!
*
muito bem, afbepa. certa desde o começo. se nós perdermos todas as nossas conquistas de valores, no bolso, é uma irresponsabilidade do sindicato. porque confiaram a esse ponto no banco se o banco sempre nos traiu. lembro do nosso pcs, dos pontos que perdemos no acordo passado e agora desse desrespeito para com nossas pessoas. um absurdo do banco e do sindicato, falta de firmeza.
ResponderExcluirA juripoca vai piar
ExcluirE mais: se perdermos mais essa batalha, por culpa exclusiva desse sindicato que só não faz defender bancários, mas sempre o patrão, não precisamos mais pagar a mensalidade. Vamos nos desfiliar, pois, de que adianta pagar um sindicato que sempre bate continência para os banqueiros, a troco de que????
ResponderExcluirA última cartada em nossa manga será deflagrar greve por tempo indeterminado já nesta sexta-feira. Se for contra a lei, impreterivelmente na próxima segunda, dia 03/09.