sexta-feira, 6 de julho de 2012

BIOMBOS - PIONEIRISMO E DIFERENCIAL DO BANPARÁ

A Presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, se encheu de júbilo pelos colegas bancários do Banpará, e compartilha essa alegria, como um oásis em meio a tantas adversidades. É que outro dia recebeu ligação de uma cliente do Banco, em Tucuruí, que elogiou os biombos. Disse a cliente que sentiu-se muito segura, protegida ao realizar o saque na boca do caixa. Disse mais: que tinha orgulho de trabalhar com o Banco que inovou, com uma estratégia inteligente, sendo modelo para todo o Brasil em termos de segurança bancária.


Antes de ser desmontado pela direção do Banpará, o antigo núcleo de segurança, coordenado pelo Serra Freire, elaborou e executou a proposta dos biombos, estratégia eficiente e eficaz na proteção aos clientes, na prevenção aos assaltos, sobretudo na modalidade "saidinha", quando olheiros das quadrilhas ficam observando o movimento dos saques nos caixas e assaltam o cliente na saída dos bancos; o que ocorreu recentemente em um banco privado da área central de Belém e, lamentavelmente, resultou em assassinato do cliente daquele banco.


Por conta desse crime, a Presidenta da AFBEPA foi procurada por uma repórter de jornal impresso de ampla circulação no estado, para falar exatamente sobre a estratégia de segurança implementada no Banpará: os biombos que têm diminuído imensamente o índice de assaltos "saidinha" no Banco.


O Banpará foi notícia em rede nacional quando os biombos foram implantados e já está nas pautas de reivindicação dos bancários de vários bancos em todo o Brasil como exemplo positivo de enfrentamento da insegurança bancária.


A colocação dos biombos é feita em conjunto com a reestruturação logística na área de espera, com as cadeiras redirecionadas para o painel, recolocado na parede lateral da agência. Desse modo, os olhares dos clientes, enquanto esperam, são desviados dos caixas.


A SEGURANÇA PODERIA SER O DIFERENCIAL DO BANPARÁ, EM UMA CORRETA ESTRATÉGIA DE MARKETING
Lamentavelmente, ao invés de investir mais na equipe do antigo núcleo de segurança para que novas e excelentes propostas, como os biombos, fossem elaboradas e executadas, inclusive para enfrentar a violência na modalidade "sapatinho" na qual o Banpará figura no topo da lista, a direção do Banco desmontou a área de segurança que agora, pelo que se vê, só tem em mente a proteção ao patrimônio, ao dinheiro, e não mais às vidas dos bancários e clientes.


O bom exemplo dos biombos mostra que o caminho a ser adotado pela direção do Banpará para a segurança deveria ser exatamente o oposto do que vem fazendo. A direção do Banco deveria reestruturar a área de segurança, focando na prevenção, buscando proteger funcionários, clientes e patrimônio, trazendo de volta os antigos funcionários do núcleo, com experiência e conhecimento acumulados no assunto para a elaboração de novas e melhores propostas. Isso, para jogar a imagem do Banpará pra cima, fazendo da segurança um diferencial de mercado, com propaganda certeira e atraindo novos clientes com mensagens do tipo: "Quer segurança na hora do saque? Aqui no Banpará você tem!" Foco nos biombos.








*

Nenhum comentário:

Postar um comentário