Nazareno Tourinho. Primeiro Presidente da AFBEPA, poeta, teatrólogo, escritor...
Presidente de honra da nossa Associação... uma honra para todos os bancários e bancárias do Banpará!
2 de setembro de 1987. Os tentáculos da ditadura militar se moviam buscando calar as cabeças pensantes, os desejosos de liberdades, de direitos, os sonhadores e lutadores da vida digna, essa promessa sempre adiada, e ainda assim construída, tijolo a tijolo, por mãos de quem jamais se cala! Assim nasceu a AFBEPA! Sua sina de independência e coragem tá no ventre, na origem, no gene de homens e mulheres que não calaram!
O Banpará estava sob intervenção federal. Os poderosos de plantão, a portas fechadas, tinham já selado a extinção do Banco. Mas não seria tão fácil assim! Nos porões do prédio do comércio uma outra reunião ocorria, esta, iluminada, poética, aguerrida, democrática... e nela os homens e mulheres livres decidiram erguer bandeiras, gritar direitos, lutar pelo Banpará. Uma grande assembléia foi marcada para a ASBEP e naquela noite estrelada de 2 de setembro foi fundada, entre salvas, palmas, lágrimas e risos, a nossa querida Associação dos Funcionários do Banpará.
Essa história, de lá pra cá, vocês conhecerão no próximo dia 6 de setembro, terça-feira, véspera do feriado, quando será comemorado e rememorado este importante evento para as vidas dos funcionários e funcionárias do Banpará, para a vida do Banco e de todo o povo do Pará.
Como não poderia deixar de ser, o presidente fundador e de honra da AFBEPA será nosso homenageado. Nazareno Tourinho, bancário aposentado do Banpará, escritor, poeta e teatrólogo, um homem lúcido e terno, aguerrido e pleno, muito nos honrará com sua presença e poderá contar de viva voz os detalhes mais ricos daqueles tempos de fundação da AFBEPA. Também estamos tentando contato com os demais primeiros diretores e fundadores e todos os ex-presidentes para que estejam conosco na comemoração. Sintam-se convidados e convidadas.
Todas e todos os bancários e bancárias do Banpará estão convidadíssimos a escutar essa história bela, a comemorar os 24 anos de fundação da AFBEPA e a dançar ao som da nossa querida Liliana e do Wander que, juntos, irão animar nossa festa.
Esperamos todos e todas dia 6 de setembro, véspera do feriado, a partir das 18h, no espaço cultural do Sindicato dos Bancários, um espaço de toda a categoria bancária.
Muito obrigada e vamos à luta, sempre!!!
UNIDOS SOMOS FORTES!!!
*
Que Deus abençoe a nossa AFBePa e todos que a comandam neste dia tão importante tb para nós do Banpará. Parabéns pelos 24 aninhos.
ResponderExcluirAdriano Pimentel
Postado no blog Na Ilharga, em 31 de agosto de 2011:
ResponderExcluir"Segundo ranking publicado pelo jornal Valor Econômico, dentre os bancos pequenos e médios, o nosso Banpará foi o segundo do país com maior estabilidade operacional e equivalência patrimonial, com 45% de seu patrimônio líquido, ficando á frente de bancos como o Oportunitty, por exemplo, que durante muito tempo utilizou-se de recursos da Previ. O nosso Banpará foi, também, o quarto mais rentável sobre seu patrimônio líquido num ranking de vinte, ficando à frente de bancos como o próprio Oportunitty, Bonsucesso, BVA, entre outros.
Ressalte-se que esses números são referentes ao desempenho de 2010, portanto, governo do Partido dos Trabalhadores. Resta saber se Simão terá competência e interesse para manter esse bom desempenho do nosso banco, afinal, governos tucanos declaram-se devotos da missa da eficiência, mas estão sempre de olho no padre da transação."