terça-feira, 21 de setembro de 2010

CAMPANHA SALARIAL: AVANÇOS REAIS SÓ VIRÃO COM A LUTA E A FORÇA DA CATEGORIA!




Estamos em plena Campanha Salarial e precisamos dar novo rumo à nossa luta. É preciso esquentar a Campanha e dar uma demonstração de que estamos unidos e fortes para conquistar e garantir mais merecidos direitos e qualidade de vida.


Infelizmente a terceira rodada de negociações entre o banco e o sindicato não avançou muito além do que já tinha sido negociado. O Sindicato tinha avisado em, seu site, que essa terceira rodada de negociações com o banco seria sobre a pauta econômica. Por que motivos a negociação não tratou de uma cláusula sequer da pauta econômica? Por que, até agora, o sindicato ainda não convocou uma assembléia de verdade, deliberativa.


A postagem do sindicato, em seu site, não esclarece se a negociação da pauta econômica foi solicitada e foi negada pelo banco, ou se o sindicato nem sequer pediu a discussão sobre esses itens. Qual tem sido a postura dos diretores do Sindicato na mesa de negociação? Por quais motivos afirma avanços se, na realidade, eles ainda são muito poucos no que a categoria considera o principal: a pauta econômica?


De todo modo, a categoria precisa se assenhorear desse processo de negociação rapidamente, porque a estratégia de enrolar os bancários e evitar a greve até a eleição do primeiro turno está se confirmando. A maior prova foi essa terceira rodada que não avançou quase nada e a convocação, na sexta-feira, de uma assembléia apenas “informativa”, quando os bancários foram impedidos de decidir os rumos de sua luta.


A direção da AFBEPA tem envidado todos os esforços para a boa convivência com a direção do sindicato porque acredita que esse é o melhor caminho para mais conquistas para a categoria, mas a direção da AFBEPA jamais irá compactuar com uma estratégia que ilude os bancários e bancárias e coloca em segundo plano a luta da categoria.


Nesta Campanha Salarial, temos questões URGENTES a tratar e deliberar:


RESOLUÇÕES PARA O PLANO DE SAÚDE UNIMED, no que tange às seguintes questões previstas no novo regulamento:


Renúncia total, por quê?


Autorização para extinção do plano CAFBEP/PAS, sem que haja uma assembléia de esclarecimentos e prestação de contas, de modo a dar a segurança necessária aos associados;


Destinação do saldo remanescente do plano CAFBEP/PAS, que deve ser definida pela categoria, após os devidos esclarecimentos do patrocinador;


Custeio do novo plano que, segundo consta no documento de adesão, o valor mensal é variável já que entram no custeio itens como hora extra, sobreaviso, auxílio creche babá, além de outros;


Vigência de vinte e quatro meses do novo plano, e depois?


Proteção aos funcionários do Banpará contra a inadimplência da UNIMED, como ocorreu em Alenquer, onde os funcionários não estão podendo utilizar o novo plano porque a UNIMED não paga o hospital Santo Antônio há mais ou menos 6 (seis ) meses. Para a AFBEPA, é necessário que o Banpará disponha no novo regulamento, que em caso de não atendimento dos empregados do banco, por falta de pagamento da UNIMED a algum contratado, o bancário possa realizar o atendimento, custeado pelo banco, sem prejuízo das ações devidas contra a UNIMED. O fundamental é que o banco se responsabilize pelo atendimento em saúde de seus funcionários.


MINUTA ESPECÍFICA DO BANPARÁ, no que diz respeito aos pontos que foram modificados na Minuta de Reivindicações pela direção do sindicato e que, portanto, estão em desacordo com o que foi aprovado no Encontro dos Funcionários do Banpará:


Ponto eletrônico; que o encontro decidiu pelo aditamento do acordo com compensação financeira aos funcionários pela espera da instalação dos equipamentos;


Eleição pelos funcionários dos seus representantes nos comitês trabalhista, disciplinar, conselho de administração;


Liberação da presidenta da AFBEPA, que deve ser retirada da Minuta porque já existe e não foi revogada, como também não foi discutida e deliberada na conferência.


Além destes, outros pontos deliberados em assembléia extraordinária autoconvocada dos funcionários do Banpará devem constar da negociação com o banco:


Presença da AFBEPA nas mesas de negociação, o que foi deliberado pelos funcionários do Banpará em assembléia extraordinária autoconvocada, na forma do Estatuto, e está sendo descumprido pelo sindicato.


Principais reivindicações dos funcionários: licença prêmio para todos os funcionários; reembolso dos 20% doados por ocasião da capitalização; PCS - evolução na carreira, com a efetivação da promoção por merecimento em janeiro de 2011; imediato pagamento das pendências do sobreaviso.


VAMOS JUNTOS, UNIDOS E FORTES,

LUTAR MAIS, PARA CONQUISTAR MAIS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário