terça-feira, 5 de janeiro de 2021

TEMERIDADE: AGÊNCIA XINGUARA DO BANPARÁ CONTAMINADA POR COVID19 MANTÉM 3 FUNCIONÁRIOS NO SEU INTERIOR EM OFENSA À SAÚDE PÚBLICA

 

Após o terceiro caso confirmado de infecção por coronavírus ontem, 4, de mais uma funcionária, a Agência Xinguara mantém três funcionários dentro da sua Unidade contaminada nesta terça-feira, 5, duas pessoas que vieram adidos de outras Localidades e uma da própria agência. A maioria dos funcionários da Agência Xinguara estão adoecidos.

Essa atitude da Administração do Banco é uma temeridade que coloca em risco as Vidas e as famílias desses trabalhadores e uma agressão à Saúde Pública.

Falta bom senso! Mas, também, o Banpará demonstra não estar nem aí com o que vai acontecer com as Vidas de seus Funcionários que se encontram dentro de um meio ambiente contaminado.

Pelo visto, a Valorização da Vida dos funcionários não vale nada para o Banpará. A Agência não abriu para atendimentos na manhã de hoje devido a colega que testou positivo ontem, 4, e, ainda, por não haver estrutura suficiente  de pessoal.

A questão prioritária para o Banpará resolver é a descontaminação, que até agora não foi realizada. Em Xinguara não há empresa especializada, mas em Marabá tem. Portanto, trata-se apenas do Banco contratar em Marabá e mandar fazer o serviço de desinfecção.

A Agência Xinguara tem de ser desinfectada urgentemente e corretamente, e isso deveria ter sido feito desde o primeiro caso confirmado no dia 17 de dezembro de 2020, mas a Agência abriu normalmente no dia 18 expondo clientes e funcionários. Sendo fechada por somente três dias e a limpeza foi feita por uma senhora de serviços gerais que lá trabalha e parece que agora está contaminada também.

Essa senhora dos serviços gerais da Agência Xinguara está apresentando dor nas costas próximo ao coração, fraqueza e tosse seca, após essa limpeza com água e desinfetante, sendo que nem equipamento de proteção individual-EPI ofereceram pra ela. Isso contraria todas as medidas sanitárias mundiais de combate ao vírus.  Após o segundo caso de funcionário infectado, no dia 30 de dezembro de 2020, em que o colega ainda trabalhou dois dias contaminado, foi adotado os mesmos procedimentos de limpeza.

O Banpará age com dolo eventual, pois não está nem aí para o resultado da exposição de seus Funcionários e clientes ao vírus, como, também, da não observância da descontaminação do meio ambiente do trabalho da forma certa.

A Afbepa espera que o Banco caia em si e aja com razoabilidade, contrate uma empresa especializada de Marabá para fazer a desinfecção correta mantendo, no mínimo, cinco dias a agência fechada para a devida limpeza do meio ambiente do trabalho e da superfície dos objetos utilizados dentro do Banco. Além de aguardar a quarentena dos funcionários para que a agência possa novamente entrar em funcionamento.

A Afbepa soube há pouco que a empresa que emprega a senhora da limpeza na Agência Xinguara, após ela comunicar que está com sintomas do covid19 foi demitida. Uma ilegalidade absurda que necessita ser remediada.

Atualmente no Pará, há 295.439 casos de Covid confirmados e 7.235 óbitos. Os especialistas ainda alertam para a segunda onda de transmissão prevista para janeiro após as aglomerações de final de ano. Além disso, há uma nova variante desse vírus mortal, com uma taxa ainda maior de transmissão, já identificados dois casos em São Paulo.

A Afbepa aguarda que o Banpará mande providenciar a descontaminação dessa Unidade de Trabalho por empresa especializada de Marabá. Chega de amadorismo!  Pelo respeito à Vida e pelo bem estar físico e emocional de todos os seus funcionários!

 

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Nenhum comentário: