terça-feira, 12 de janeiro de 2021

NOSSA BELÉM AMADA ESTÁ NO BERÇO

Belém do Pará. 
Fonte: Reprodução.



Fundada às margens da Baía do Guajará, Belém, uma amostra fidedigna da Amazônia rica em fauna e flora, em 12 de janeiro de 1616, começou a ser ocupada por Francisco Caldeira Castelo Branco e sua tripulação, aqui, já habitavam as tribos indígenas, que sempre foram os donos dessas terras por direito, mas, infelizmente, até nos tempos atuais, pouco se reconhece esse fato.

Belém viveu o apogeu da época da borracha e suas riquezas, mas, hoje, completando os seus 405 anos está abandonada pela última gestão pública, entregue ao lixo e sem ainda ter uma estrutura de saneamento básico adequada para os seus habitantes, onde muitas pessoas vivem em condições indignas.

De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento, de 2017, apenas 71,3% da população do município tem acesso ao abastecimento de água potável, sendo a 90º colocada no Ranking do Saneamento nas 100 maiores cidades, em 2019. A cidade das mangueiras foi absorvida pelos lixos e entulhos que tomam conta de cada espaço da cidade que percorremos.   

Uma cena comum no cotidiano belenense é se deparar com os entulhos que são jogados nas esquinas e nos canais da cidade. São camas, sofás, geladeiras, entre outros eletrodomésticos sem uso para alguém e descartados como um lixo qualquer. Esses móveis poderiam ser reutilizados através da criação de um Programa pela Prefeitura Municipal de Reaproveitamento, com a utilização da mão de obra de jovens e adultos e, depois de serem consertados e revitalizados, poderiam ser entregues às famílias mais carentes das periferias ou vendidos por preços módicos.

Deixando para trás 16 anos de desamparo, esperamos que, nesta nova gestão Municipal, o Prefeito eleito Edmilson Rodrigues governe com muita sabedoria e competência, dando a devida atenção à questão ambiental que Belém tanto merece. O gestor sempre foi um parceiro da nossa Associação, nos ajudando em momentos que foram necessários.

Os moradores da Cidade Morena precisam com urgência aprender a separarem seus lixos e serem incentivados a realizar coleta seletiva. A educação ambiental é uma disciplina tão importante dentro da sociedade que deveria ser ensinada para as crianças nas escolas e pelas famílias dentro de casa. 

A água potável tem de chegar a todos os bairros mais afastados, os canais precisam receber os tratamentos adequados, neste novo ano de vida para Belém desejamos que cada morador tenha um saneamento básico adequado e qualidade de vida em sua cidade!

Ter acesso à agua potável e tratamento de esgoto é uma questão de Saúde pública, não podemos esquecer que ainda vivemos em meio a uma pandemia, a espera da Vacina e da Cura, que neste aniversário cada cidadão possa ter mais consciência consigo e com seu próximo, respeitando todas as orientações de saúde. Usando máscara, a lavagem das mãos com água e sabão e na falta o uso do álcool 70 e o necessário distanciamento social. Evitando, assim, aglomerações! 

Nossa capital ainda não tem a estrutura necessária para suportar uma segunda onda, por isso precisamos fazer uso da prevenção! 

Nesses 405 anos, Belém, desejamos que olhem para ti com mais carinho! És nossa sentinela do Norte tão amada e querida por todos. Temos tanto a oferecer, principalmente em diversidade de alimentos e as nossas plantas curativas! 

Te queremos sempre Linda e Cuidada nossa Cidade das Mangueiras. Feliz aniversário, Belém do Pará. 

DIREÇÃO DA AFBEPA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Nenhum comentário: