quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

AGÊNCIA BARCARENA TEM CASO SUSPEITO DE COVID, BANPARÁ FECHA O LOCAL, MAS NÃO TESTA OS FUNCIONÁRIOS.

 

Um colaborador da Agência Barcarena está com suspeitas de que tenha sido infectado pelo CoronaVírus, porém ele trabalhou normalmente no dia de ontem (13), sendo dispensado pelo Banco somente pela parte da tarde, e teve contato com os funcionários e clientes que buscaram atendimento. Diga-se, essa pessoa fez o teste e aguarda o resultado.

A pessoa contaminada deveria ter sido afastada imediatamente, assim que apresentou os sintomas de contágio pelo covid19, principalmente, por causa do alto risco de transmissibilidade e o grande sofrimento que esse vírus provoca.

De acordo com a denúncia recebida, são cerca de 10 trabalhadores na Agência, os quais só foram liberados na manhã desta quinta-feira, 14, entretanto, em nenhum funcionário foi determinado à testagem para saber se está contaminado ou não. Um aviso foi colado na entrada da Agência para informar que estará fechada no dia 15 para higienização do espaço retornando ao funcionamento normal no dia 18/01 (segunda-feira).

A atitude de pressa do Banco em abrir o local de trabalho para o público vai de encontro ao que preconiza as Leis Brasileiras e as recomendações da OMS. REPITA-SE o período de incubação do vírus é de 5 (cinco) dias. Logo, retornar aos atendimentos na segunda-feira é assumir um risco desnecessário de contágio de outras pessoas, o que coloca  em perigo a Vida dos funcionários e clientes.

O Banpará deveria testar todos os empregados (as)! Estamos falando de famílias inteiras que podem propagar rapidamente entre si o Vírus.

O Banpará deveria seguir as atitudes do Governador do Estado que ordenou o fechamento, em caráter de urgência, as fronteiras com o Amazonas, pois o Estado vive uma segunda onda de contágio e o número de mortes não para de crescer. Covas e mais covas são abertas naquele Estado. Pesar!!

O Banco deveria tomar medidas preventivas, para que a doença não se alastre entre os seus empregados e clientes, mas prefere a economia acima da Vida.

Há uma discussão entre os infectologistas e cientistas de que 2021 poderá ter uma onda de contágio muito maior do que vivemos em 2020. Infelizmente, a Vacina ainda não chegou até nós. O Banpará precisa agir! Já chega de tomar providências somente quando é cobrado! É preciso planejamento para enfrentar essas situações e EMPODERAR O SETOR DE SAÚDE, que é bem servido de assistentes sociais e, neste momento, precisa de pessoas experientes à frente para conduzir com conhecimento essa situação. Por que retiraram o médico, Dr. Vasco, que estava ajudando muito, e as psicólogas que neste momento são fundamentais??

Repita-se Banpará, há protocolos a serem seguidos de acordo com os padrões nacionais e internacionais, os quais falam sobre a desinfecção do ambiente, testagem do pessoal, afastamento imediato de quem está contaminado e a quarentena de cinco dias até alguém apresentar algum sintoma ou não e, a partir disso, retornar com segurança e com ambiente do trabalho salubre.


BANPARÁ QUANTOS SERÃO CONTAMINADOS ATÉ QUE SEJAM OBEDECIDOS OS PROTOCOLOS DE SAÚDE E A GERÊNCIA DE SAÚDE TER A AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA QUE OS FUNCIONÁRIOS NECESSITAM?

 

A DIREÇÃO DA AFBEPA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Nenhum comentário: