sexta-feira, 9 de outubro de 2020

SINDICATO NEGA PARTICIPAÇÃO DA AFBEPA NA AUDIÊNCIA DO DIA 13 NA JUSTIÇA DO TRABALHO

A Afbepa entrou em contato com o Sindicato para viabilizar a participação da nossa entidade, através da nossa assessoria jurídica, na Audiência que vai ocorrer no dia 13, na 8ª Vara do Trabalho, onde se decidirá a situação do grupo de risco. O Banco violou o direito que esse grupo possui de permanecer afastado do trabalho presencial, conforme decisão da justiça, no Tribunal e, também, previsão do Decreto Estadual. Nessa audiência a Afbepa espera que aconteça a efetivação do direito conquistado, do grupo de risco estar afastado do ambiente de Trabalho.

O comunicado 020 emitido pela diretoria do Banco é ilegal, já que determinou o retorno do grupo de risco, quando esse pessoal deveria estar fora das atividades presenciais.

A Afbepa gostaria de estar presente na audiência para lutar pelo direito do funcionalismo, mas o Sindicato não concordou com a nossa participação. Mesmo que a gente não tenha o direito de participar, já que o processo é do Sindicato, deixamos claro que, toda decisão que for tomada neste processo, vai resvalar na vida do profissional pertencente ao grupo de risco, inclusive a negociação vai refletir sob qualquer ação futura, uma vez que o Sindicato e Banco ao fecharem um Acordo, este tem primazia sobre qualquer Lei.

Esperamos que o Sindicato tenha sabedoria e defenda o direito do grupo de risco de não retornar ainda ao trabalho presencial, pois a vida dessas pessoas tem uma fragilidade grande e ninguém pode aferir se, por exemplo, um hipertenso contraindo o Vírus da Covid-19, pode vir a óbito ou mesmo se um outro com mais comorbidades se infectando se cure. Essa previsão é difícil de ser feita, quem é mais grave ou não.

Portanto, que o Banco respeite o direito desse funcionalismo e que o Sindicato defenda e faça prevalecer o princípio de proteção da Vida.

Que seja feito e efetivado o direito, conquistado com muita luta, já que o Banpará, como é de conhecimento do Sindicato, nunca respeitou por si só a Vida dessas pessoas e nem a vida de quem não tem comorbidades. Todo o Direito foi garantido buscando ajuda de terceiros.

Hoje há uma decisão judicial favorável, um direito a ser usufruído. Então que prevaleça o direito!

 

UNIDOS SOMOS FORTES

Diretoria da Afbepa

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: