quinta-feira, 19 de setembro de 2019

AFBEPA E SINDICATO ENCONTRAM RESISTÊNCIA DO BANPARÁ EM ATENDER REIVINDICAÇÕES DO PÚBLICO-ALVO DO PLANO DE DEMISSÃO VOLUNTÁRIA - PDV



A presidenta da Associação dos Funcionários do Banpará – AFBEPA, Kátia Furtado, participou de reunião realizada na tarde desta quarta-feira (18), com representantes do Sindicato dos Bancários, o Diretor Administrativo do Banpará, Paulo Roberto Arévalo Barros Filho, e representante da Superintendência de Administração de Recursos Humanos e Processos (SUAPE).

Durante o encontro, as duas entidades representativas da categoria solicitaram esclarecimentos sobre o Plano de Demissão Voluntária, implantado pelo Banco do Estado do Pará. O primeiro assunto debatido foi sobre o público-alvo do PDV. Por que atingir somente os aposentados? O Banco explicou que para os setores da empresa, estrategicamente, os aposentados seriam, neste momento, o público-alvo, e, em respeito a essas pessoas, o PDV foi lançado.

Sobre quem poderia aderir ao plano a exemplo de funcionários cedidos, com contrato suspenso (motivo de doença) ou interrompido havia dúvidas que foram sanadas. O Diretor-administrativo Paulo Barros reiterou que o funcionário “tem que estar efetivamente em serviço no banco, ter 20 anos de serviço efetivo e estar aposentado”.
Em relação ao colega adoecido, por estar com o contrato suspenso, ou seja, sem produzir efeitos, esse, segundo o Normativo, não pode aderir, se quisesse ele teria que retornar ao trabalho, estar aposentado e ter 20 anos de serviço efetivo.

Outro ponto debatido, com ênfase pela Presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, foi pedir à direção do Banco que levasse em consideração o alto valor da cesta básica praticado em Belém, para que o Banpará concedesse por toda a Vida esse benefício aos aposentados, e não somente por 12 (doze) meses, como, também, se não fosse possível o valor cheio, fosse dado um percentual de 70 ou 60%, que se extinguiria com a morte do trabalhador (a), mas o pedido foi negado pela Direção Administrativa do Banco, assim como a solicitação de uma remuneração por ano e não meio salário e anuênio.

O Diretor-Administrativo do Banpará, Paulo Barros, informou que a implantação do Plano de Demissão Voluntária estaria acontecendo “em respeito aos anos de trabalho dos funcionários, em respeito aos trabalhadores”. E que esse formato do PDV, que ora se apresenta, não será modificado, sendo inalterável. Ele informou também que a Superintendência de Administração de Recursos Humanos e Processos (SUAPE) já está à disposição para os bancários e bancários que queiram fazer os seus cálculos para decidirem pela adesão ou não ao PDV e que os prazos, neste momento, são improrrogáveis, mas estarão sob avaliação.

A presidenta da AFBEPA lamentou o posicionamento e a intransigência em mesa do Banco, diante das solicitações feitas pela categoria, público-alvo do PDV, pois é certo que é uma Vida dedicada ao Banpará, em prol do seu desenvolvimento e fortalecimento. “Infelizmente os nossos pedidos em favor dos bancários e bancárias do Banpará foram negados e agora a AFBEPA vai fazer uma assembleia no dia 3 de outubro a pedido dos trabalhadores para uma posição técnica e política sobre esse posicionamento do Banpará.

No diálogo de ontem, o Banco nos informou que já há 16 (dezesseis) adesões e são 178 (cento e setenta e oito) bancários cadastrados como aposentados pelo INSS.

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário: