terça-feira, 9 de julho de 2019

Governador reconhece importância do Banpará para o Estado e veta projeto que abriria empréstimo consignado com outros bancos e cooperativas de crédito.



Veto do Governador Hélder Barbalho ao projeto de lei do consignado com outros bancos e cooperativas
O Governador Hélder Barbalho vetou integralmente o projeto de lei de autoria do deputado estadual Ozório Juvenil, aprovado pela Assembleia Legislativa, que previa empréstimo consignado para servidores públicos, aposentados e pensionistas com outros bancos privados e cooperativas de crédito. No despacho, o governador alega que, apesar de sua relevância, o projeto contraria o interesse público.
  Presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, ao lado do então candidato ao Governo do           Estado, Hélder Barbalho, quando assinou o Termo de Compromisso de valorização do Banpará
O governador atendeu ao Ofício No ofício 014/2019, a AFBEPA fez uma exposição de motivos para que o projeto fosse vetado, porque entende que o Banpará ficaria enfraquecido com a extensão do empréstimo para outras instituições financeiras. “Principalmente por ser um Banco que tem trabalhado para ser o Banco do Povo Paraense, porque os dividendos obtidos pelo Banpará são investidos em patrocínios culturais, esportivos, projetos sociais, entidades filantrópicas e no empreendedorismo com a liberação de microcrédito. Essa importância cidadã do Banpará para o nosso Estado, ressaltada pela AFBEPA, sensibilizou o Poder Executivo que vetou o projeto para fortalecer ainda mais o Banpará”, avalia a presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado.
Ofício enviado pela AFBEPA solicitando veto ao projeto de lei

         O produto Banpará Comunidade, que oferece financiamento com recursos próprios a microempreendedores do estado, tem aplicado mais de R$ 8 milhões em mais de 7 mil pessoas, somente em 2018, e isso gerou mais de 2 mil postos diretos de trabalho nesse cenário de desemprego. E os investimentos do Banco vão além do apoio ao micro e pequeno empreendedor. De acordo com o Relatório Sustentabilidade 2018, no que tange à política da instituição de apoiar a inclusão social, o Banpará fez doações para instituições filantrópicas, como a Casa do Menino Jesus III, que acolhe crianças e adolescentes de baixa renda, vindos do interior do estado para tratamento de saúde, e ao Espaço Nova Vida, que atua no tratamento a dependentes químicos.
   Hélder Barbalho assinando Termo de Compromisso em defesa do Banpará

Vale salientar que o Relatório Sustentabilidade de 2018 informa que a política de patrocínios culturais, esportivos, sociais e artísticos do Banpará investiu cerca de R$ 4 milhões, nos seguintes eventos e projetos:
           1 - BANPARAZÃO 2018 para incentivar o esporte paraense;
           2 – Feira Pan Amazônica do Livro para promover a leitura;
           3 – Festival Sonido para difundir o mercado musical paraense;
           4 – XXXI Festival Internacional de Música do Pará para promover a diversidade cultural;
            5 – Festribal de Juruti para valorizar a cultura indígena;
            6 – Circuito Criativo – evento que celebra os 400 anos de fundação de Belém e o título internacional de Cidade Criativa concedido pela Unesco;
            7 – Festival do Ópera do Theatro da Paz para promover a música erudita;
            8 – Projeto Laços valorizar a interação entre Belém e Portugal
            9 – Curso sobre Mudanças na Lei de Licitações e Contratos para capacitar profissionais da área jurídica.
           10 – V Festival Comidinha de Praia para fortalecer o turismo no Estado
           11 – 77ª Enconge no sentido de contribuir para o aperfeiçoamento de práticas do Judiciário no Estado
           12 – Festival do Çairé para promover a nossa cultura, em Santarém
           13 – III Corrida do TJE para promover o esporte
           14 – IX Feira de Ciência e Tecnologia para promover ações educativas, científicas e culturais para crianças e jovens estudantes, entre outras ações.
A AFBEPA frisou no ofício ao governador que o mais importante e imprescindível de toda e qualquer política para o Banpará, a partir do que ganha com sua carteira comercial, é expandir a sua rede de atendimento, com agências e Postos de Atendimento Bancário, PABs, em todos os Municípios, com o intuito de garantir a toda população o acesso aos serviços e produtos bancários. O Banpará atua sozinho como único Banco em diversos municípios, como Porto de Moz, Bonito e em sete municípios marajoaras, Almeirim, Baixo Amazonas e em Palestina do Pará, Sudeste do Estado.
Agora o veto do governador será apreciado e votado pelo plenário da ALEPA. “E a Associação dos Funcionários do Banpará espera que os parlamentares se sensibilizem para a importância do Banpará no desenvolvimento do nosso Estado e mantenham o veto”, acredita a presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado.

UNIDOS SOMOS MAIS FORTES
A DIREÇÃO
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 

Nenhum comentário: