segunda-feira, 8 de julho de 2019

AFBEPA PARTICIPA DA CONFERÊNCIA BANCÁRIA


AFBEPA presente na abertura da 14ª Conferência Bancária 

Nos dias 6 e 7, a Associação dos Funcionários do Banpará participou ativamente da 14ª Conferência Bancária do Pará, realizada na sede do sindicato da categoria. A presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, compôs a mesa de abertura do evento, quando na ocasião expressou ser oportuna a realização do evento justamente nessa fase acirrada de luta contra a retirada de direitos com a Reforma Trabalhista e agora  com  a Reforma da Previdência. 
       Presidenta da AFBEPA, kátia Furtado, na abertura Conferência Bancária

"Estamos passando por um desafio gigantesco no Brasil que é a luta contra a Reforma da Previdência, um desafio que nos estimula a não baixar a cabeça para esse governo que está querendo destruir com os trabalhadores. E encontros como este nos incentivam ainda mais a buscar estratégias eficientes para enfrentar os desmandos desse governo que governa somente para a elite", destacou Kátia Furtado.

No sábado, a Conferência Bancária elegeu 10 delegados, sendo seis da Chapa 1 (“Resistência, Unidade e Luta”) e quatro da Chapa 2 (“Oposição, Sindicato é pra Lutar), além de um delegado nato que é o presidente do Sindicato, para representarem a categoria na 21ª Conferência Nacional dos Bancários, a ser realizada nos dias 3 e 4 de agosto, em São Paulo.


Também no segundo dia do evento, foram realizados os encontros estaduais dos principais bancos estatais: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia e Banpará. No encontro específico do Banpará, a pauta discutiu a necessidade de estabelecer critérios para nomeações; a realização de processos seletivos e critérios mínimos para evitar indicações políticas; processo de avaliação de desempenho e que tudo passe por uma discussão mais ampla pelo Plano de Cargos e Carreira; falhas no Ponto Eletrônico; há problemas na circular 130 de 11/06/2019 que não contempla jornada suplementar.

Entre outros temas discutidos a necessidade de contratar mais funcionários, haja vista a superlotação de agências. Sobre essa questão, a presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, informou ter a entidade protocolado ofício à Direção Administrativa do Banpará cobrando estrutura de pessoal adequada na Agência Centro da Presidente Vargas. “Registramos um caso na semana passada quando descobrimos que somente uma moça fazia o atendimento ao público e muitos gerentes estão acumulando funções por conta da carência de pessoal”, relatou Kátia Furtado.  

Outros temas abordados foram o projeto de lei aprovado pela ALEPA que prevê empréstimo consignado de servidores públicos em outros bancos e cooperativas; a preocupação quanto aos custos dos contratos e aluguéis díspares, como o relatado sobre os prédios das Agências Itaituba Cidade Alta - aluguel custa 7 mil reais, agência Itaituba Cidade Baixa - aluguel custa 23 mil reais.

Item bastante discutido no encontro também foi a existência de dupla função no Banpará em algumas agências, onde funcionários assumem ao mesmo tempo a Coordenação de Retaguarda, cuja jornada é de 8h, e a Tesouraria cuja jornada é de 6h.

Ficou deliberado no encontro que sobre o tema Assédio Moral, que infelizmente está ocorrendo nas agências do Banpará, as vitimas precisam de tratamento psíquico emocional, e o assediador precisa, além da punição, ser afastado também para tratamento psíquico emocional, para compreender os limites legais do poder.

Mas a principal deliberação foi, sem dúvida, a aprovação da proposta pela AFBEPA sobre a criação de um Comitê formado por representantes da entidade, sindicato e demais funcionários sobre o Plano de Cargos e Salários. “Hoje se vê que há dois regulamentos. Um construído pelo GT paritário e o outro, construído pela Falconi com as determinações do Banco. Os funcionários não aceitam o PCS feito pela Falconi, pois está sendo desrespeitado um direito conquistado em ACT. Lutamos muito pelo PCS para corrigir injustiças, pois há colegas com mais de 30 anos de Banco que ainda estão nos primeiros níveis da tabela. Não vamos abrir mão dessa conquista, esse Direito”, conclui a presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado.

UNIDOS SOMOS MAIS FORTES
A DIREÇÃO
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário: