terça-feira, 30 de abril de 2019

PAB SEDUC TEM PROVÁVEL TENTATIVA DE ASSALTO


Em fevereiro deste ano, houve uma tentativa de assalto ao PAB SEDUC, que não se consumou, mas que terminou com o vigilante machucado por coronhadas e seu revólver furtado. Ação essa que parecia ser retomada ontem (29), quando o Posto sofreu a segunda tentativa de assalto em menos de 3 meses. A tentativa ocorreu por volta das 18h, quando o vigilante ouviu o estrondo vindo de detrás do PAB, esse fato foi registrado por ele. É certo que há um risco iminente pesando sobre aquele local de trabalho, os fundos e laterais são áreas totalmente inseguras.  
A AFBEPA lembra que não é incomum o PAB ser alvo de bandidos. Já ocorreram 3 eventos de sapatinho, sendo 2 com um mesmo colega que coordenava o Posto. Esse PAB é muito visado, tornando a vida dos funcionários muito arriscada.


A localização do PAB acaba sendo propícia à ação de bandidos, uma vez que a própria SEDUC não possui vigilantes 24H, apenas porteiros. Sendo uma situação de insegurança bastante contraditória, já que o Posto está localizado nas dependências de uma grande secretaria estadual, possuindo, também, um atendimento contínuo e significativo, onde vários servidores da Secretaria de Educação do Estado (SEDUC) trabalham, deveria existir uma segurança mais eficaz e efetiva.

Associado há essas contradições, há fatores que tornam a situação da falta de segurança ainda mais absurda: Há próximo do PAB, o Comando da Polícia, a Prodepa e a Governadoria. Por que é tão inseguro? É preciso um olhar de mais acuidade do Banco em relação a este posto! É preciso um olhar mais cuidadoso do Estado.                         Como se não bastasse, também há suspeitas de que a atual coordenadora pode estar sendo vigiada por meliantes, uma vez que avistaram um indivíduo de bicicleta filmando ela e seu carro.

Como, sem sombra de dúvida, a atmosfera é de insegurança, a coordenação do PAB já entrou em contato com o setor de Segurança do Banco solicitando biombos, para maior segurança dos caixas e dos clientes, e instalação de mais câmeras no Posto: O setor informou que vão ser instaladas mais cinco câmeras, ficando duas aos fundos, duas no autoatendimento e uma na frente da Unidade.
Segundo nos foi relatado também, a SUSEN está levantando os problemas que causam insegurança, a exemplo da verificação do funcionamento das portas giratórias detectoras de metais, que já deveria ser uma realidade em todas as Unidades do Banco, mas, notamos que a maioria das preocupações são relacionadas a questões patrimoniais (monetárias e prediais). Precisamos saber das medidas de segurança no sentido de resguardar o patrimônio maior que é a vida. A VIDA ESTÁ MUITO EXPOSTA, POR ISSO, PRECISAMOS DE RESPOSTA!
Bancários e clientes precisam de dignidade de trabalho, de atendimento, de Vida!
Enquanto o Banco não apresenta essas medidas, os colegas trabalham a cada dia mais intranquilos, inseguros e com medo. Não dá mais pra ser assim! É preciso que o Banco nos mostre políticas de Segurança que protejam a Vida, efetivamente. Chega de Improvisos!  O que tem nos salvado de um mal maior é a Gerência de Saúde do Trabalhador -GESAT, que, na prática, vem ajudando, e muito, os trabalhadores vítimas de assaltos e que, na maioria das vezes, têm ficado com as suas saúdes prejudicadas.
Queremos Respeito!
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: