quarta-feira, 17 de abril de 2019

ONTEM, A AFBEPA PARTICIPOU, EM CONJUNTO COM O SINDICATO DOS BANCÁRIOS, DA MOBILIZAÇÃO PARA O ABAIXO-ASSINADO CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA


Na manhã da terça-feira (16), a AFBEPA participou em conjunto com o Sindicato dos Bancários do Pará, de um ato contra a Reforma da Previdência Pública, na Matriz do Banco, localizada na Rua 28 de setembro, esquina com a Av. Presidente Vargas. Esse movimento tem como objetivo principal denunciar o Governo por querer implantar uma Reforma que piorará a situação do Povo Brasileiro, nos deixando, praticamente, sem a possibilidade de nos aposentarmos ou, se conseguirmos a aposentadoria, com benefícios bem aquém do necessário para uma Vida Digna.
É hora de mobilização e de luta!
O lobby no Congresso Nacional é grande, há notícias de muitos empresários acampados por lá. E nós? Como estamos nos organizando para esse confronto? Como nos posicionaremos diante dessa Imensa ameaça?
A desforma, como muitos estudiosos a alcunham, ANIQUILA DIREITOS do Povo e não combate os principais problemas, como a revisão de aposentadorias que estão fora do Padrão e a taxação de Grandes Fortunas, sendo que o dinheiro tem de ir para a Previdência e não para outros custeios do Governo.
O Senador Paulo Paim (PT-RS) afirma que a prioridade do Governo em defender a capitalização da Previdência e a privatização de estatais para “tirar o país da crise” não condiz com a realidade, pois, não vão resolver os problemas fiscais do Brasil, como as regras impostas pelo mercado sugerem.
Ele acredita que a vigente Previdência Social está apenas mal gerida e não possui uma fiscalização tão eficaz, reforçando mais uma vez que a capitalização da Previdência não é uma solução digna, apenas vai fomentar o crescimento dos Bancos Privados e não da maioria da população brasileira.
Ele também desafiou os Bancos a levarem dois economistas para uma das sessões, a fim de mostrar o ângulo dos “vendedores” da Previdência Privada.
Paulo Paim, em uma das sessões, também parabenizou o próprio líder do partido do PSL, senador Major Olimpio (PSL-SP), que seria senador da “situação”, por pertencer ao mesmo partido que o presidente Jair Bolsonaro, mas que já declarou várias críticas às medidas previstas a serem adotadas pelo Governo. As críticas de um político que devia apoiar, partidariamente, as decisões de seu presidente, demonstram que tudo é muito imprevisível, muito instável no Governo Bolsonaro. Ele não consegue união nem dentro de sua “própria casa”.
Nesse sentido, a jornalista Eliane Brum, em coluna no “El País Brasil”, conceitua Jair Bolsonaro, como o antipresidente, uma vez que ele critica medidas de políticos de seu próprio partido e ministros que ele mesmo colocou nos cargos para compor sua gestão.
Em outras palavras, a jornalista avalia que Jair Bolsonaro se portando como presidente e, em outras vezes, como antipresidente, tenta desarticular a oposição.
No entanto, vale ressaltar que, devido ao atual contexto, a oposição é composta por vários partidos: de Esquerda e de Direita também. Então, se nos articularmos, conseguiremos barrar a Reforma da Previdência e outras medidas arbitrárias sugeridas no Governo Bolsonaro.
O QUE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA TRAZ DE NOCIVO AOS TRABALHADORES?
A AFBEPA já fez outras publicações em que aponta que tanto o Movimento de Privatização de Instituições Públicas (a exemplo dos Bancos), quanto da Reforma da Previdência é, realmente, uma responsabilidade posta sobre os ombros do trabalhador, devido a uma má gestão pública. Leia aqui.
Nesse sentido, separamos um dos pontos nocivos da Reforma da Previdência:
- TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO E IDADE, COMO FICAM?
O trabalhador que quiser receber o valor integral da aposentadoria terá que contribuir por 40 anos e ter uma idade mínima para poder se aposentar: 65 anos para homens e 62 para mulheres. A diferença de idade entre homens e mulheres fica acirradíssima, sendo uma afronta às ultimas, uma vez que sabemos que o mercado de trabalho, até o momento, é extremamente difícil para elas. Vários estudos mostram que mulheres ainda ganham menos que homens, e se for uma mulher negra, ganha menos ainda que um homem branco, por exemplo. Conta injusta, não é mesmo?
Segundo a proposta da Reforma Previdenciária, jovens que começarem a trabalhar em 2020, mesmo que completem 40 anos de contribuição antes, vão se aposentar aos 67 anos (homens) e 64 (mulheres), pois, a “Nova Previdência” inclui cálculos do IBGE sobre a expectativa de vida dos brasileiros que, segundo o Governo, tende a aumentar nos próximos anos.
Nesse sentido, o ex-ministro da Previdência Ricardo Berzoini, afirma que essa proposta é uma ameaça à aposentadoria também dos mais jovens, não dando alternativa, a não ser recorrer ao sistema de capitalização.
É uma afronta não só aos nossos Direitos Previdenciários, mas também aos de nossos filhos,  aos de nossos netos. É uma ameaça a uma nação!
AÇÃO NAS UNIDADES DE TRABALHO DO BANPARÁ CONTINUA
A presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, também estará passando, nas próximas semanas, nas Unidades de Trabalho do Banco para levar o abaixo–assinado aos colegas que quiserem se juntar a esta Luta!
A Reforma é um ataque aos Direitos Trabalhistas! É a extinção total ou parcial do Direito à Aposentadoria! A Reforma é uma “necessidade” vendida como urgente para tirar do Governo a responsabilidade de Gestão da Previdência Social do país.
A União faz a força e é fundamental pra manter nossos Direitos!
Unidos Somos Fortes!
A DIREÇÃO
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: