quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

UNIDADES DE TRABALHO DO INTERIOR FORAM VISITADAS PELA AFBEPA NA ÚLTIMA SEMANA


Uma das agências visitadas: Ag. Parauapebas
Agências Moju, Marabá São Felix, Marabá Centro, Marabá 13, Goianésia do Pará, Jacundá, Breu Branco, Tucuruí, Bom Jesus do Tocantins, Curionópolis, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Eldorado dos Carajás, Abel Figueiredo, Rondon do Pará, Dom Eliseu receberam, na última semana, a visita da AFBEPA, representada nas pessoas de sua presidenta, Kátia Furtado, e de seu segundo secretário, Antônio Bechara Filho.
Ag. Abel Figueiredo
Ag. Bom Jesus do Tocantins permanece fechada

Ag. Breu Branco
Ag. Parauapebas
Ag. Dom Eliseu

Ag. Canaã dos Carajás
A viagem teve início na segunda-feira, dia 03, conseguindo chegar a 16 unidades visitadas. Em cada Unidade os representantes da AFBEPA se reuniram com os colegas para ouvi-los sobre dúvidas acerca do Acordo Coletivo celebrado com o Banpará, esclarecendo e explicando as cláusulas novas. Houve muitas perguntas sobre Processos Administrativos Disciplinares-PADs, sendo que a nossa principal orientação é de seguimento fiel dos Normativos publicados pelo Banco.
Ag. Eldorado dos Carajás

Ag. Curionópolis
Ag. Tucuruí
O PCS é um dos nossos principais instrumentos de Valorização de Pessoal, mas que não está bem entendido pelos colegas e precisa de muitos ajustes. Grande parte dos trabalhadores não detém conhecimento de como se dará a Promoção por Merecimento, em janeiro de 2019, vez que, primeiramente, não há clareza e transparência sobre os critérios adotados para essa promoção.
Ag. Jacundá
Ag. Marabá São Felix

Ag. Marabá 13
A AFBEPA explicou que para essa promoção há muitos problemas na avaliação e desconhecimento das regras, muitos colegas não fizeram retorno de como foram avaliados, outros foram avaliados de forma pessoal e houve, ainda, quem não foi avaliado.
O Banpará precisa cumprir o pacto feito em 2007, de comunhão de vontades para fazer o Plano de Cargos e Salários. Também, é de interesse da categoria debater e implantar junto com o Plano de Cargos e Salários, as Carreiras, o que ainda não foi feito.
Ag. Marabá Centro
Ag. Rondon do Pará

Ag. Moju
Além da Promoção por Merecimento em janeiro/2019 tem a por antiguidade em 2020, explicamos que o marco inicial de contagem para as promoções é 1º de janeiro de 2017, e pedimos para cada trabalhador e trabalhadora se Unir para em 2019 buscarmos as Melhorias para o Nosso PCS e tomara PCCS.
Dentre os tópicos que foram abordados estão: Acréscimo de 1 dia na Licença Prêmio, totalizando 10 dias ao ano e 50 dias no quinquênio; Férias Fracionadas em até 3 períodos; Banco de Horas, devendo ser 60% dessas horas convertidas em folgas e 40% remuneradas – em 180 dias o banco de horas zera; Ultratividade,  que mantém nossos direitos conquistados; Incorporação da Comissão quando o empregado possuir dez anos comissionado, de forma ininterrupta  e for retirado sem justo motivo pelo Banco, ele, pelo ACT, vai poder incorporar a média das comissões.
A AFBEPA também informa que o objetivo era visitar as Unidades de Sapucaia, Rio Maria, Floresta do Araguaia, Xinguara, Redenção, Ourilândia do Norte, no entanto, na estrada para Xinguara, a presidenta e o secretário da Associação sofreram uma tentativa de assalto, tendo que mudar o percurso. Santana também não pode ser visitada, pois, segundo informações, as pontes que davam acesso a ela estavam quebradas.
Encontramos uma situação na Agência Moju bastante preocupante, quadro muito reduzido de funcionários, 5 (cinco),  vimos a Gerente Geral sendo atendente junto com o tesoureiro, sendo que este último se desdobrava para atender os clientes e ao mesmo tempo cuidar de cashes e de repassar dinheiro para as duas caixas. O vigilante controlava a entrada para entrega de senhas, uma vez que internamente a Unidade estava lotada e fora dela havia muitas pessoas.


Ag. Moju (lotada: com muitos clientes e pouco funcionários)
Complicada, prejudicial, extenuante e de muitos sacrifícios para quem está cumprindo a sua jornada normal e mais a extraordinária naquela Agência. A AFBEPA pede socorro em prol dos colegas de Moju, que a Superintendência de pessoal olhe e cuide dos colegas.
Essa é a nossa Associação se fazendo próxima dos colegas para auxiliá-los da melhor forma possível e se unindo em favor das nossas causas.
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO
Assessoria de Imprensa                                                                                                                                                                          

Nenhum comentário: