terça-feira, 11 de dezembro de 2018

DIREITO DE RESPOSTA É CONCEDIDO À AFBEPA ACERCA DA MATÉRIA DO DOL QUE ACUSA BANPARÁ DE OFERECER EMPRÉSTIMOS ABUSIVOS AOS SERVIDORES

Na segunda-feira (10), a AFBEPA, representada por sua presidenta, Kátia Furtado, enviou ofício pedindo direito de resposta aos editores do Diário do Pará Online (DOL), após a publicação de uma matéria que acusava o Banpará de “ficar” com o salário dos servidores a partir do oferecimento de empréstimos. A solicitação feita pela Associação foi concedida pelo referido meio de Comunicação.
Sob o título “Convênio feito com o Estado faz Banpará sumir com o dinheiro dos servidores”, a matéria continha o depoimento de um advogado que ao defender seu cliente, servidor público, acusou a instituição bancária de oferecer empréstimos casados – o empréstimo consignado mais o Banparacard –, sendo que ambos são de naturezas diferentes, como afirma o ofício enviado à imprensa.
Ontem à noite, o Diário divulgou uma matéria com alguns dos esclarecimentos dados no nosso ofício, o que incluía: a informação de que há um convênio com a Secretaria de Administração (Sead), referente à política de Empréstimo Consignado para os Servidores do Estado, obedecendo estritamente a legalidade em relação à margem consignável definida em Lei; a consulta que é feita pelos funcionários do Banco para ver se o servidor terá teto para pagar o valor a ser emprestado – o empréstimo só é aprovado ou não após esse procedimento; possivelmente, o servidor informado na matéria deixou de adimplir as parcelas de seu empréstimo e com isso passou a ser cobrado juros sobre juros de seu débito, também foram expostas as taxas de juros de empréstimos cobradas pelo Banco.
Alguns pontos importantes não foram mencionados na matéria, como a questão da portabilidade, na qual um cliente não é obrigado a permanecer em determinado Banco, e que há uma movimentação, de fato, nas portas de algumas agências do Banpará onde são entregues panfletos com contatos de corretores que anunciam fazer a quitação e renovação do Banparacard, que tem juros de 5,49% ao mês. Como eles teriam acesso a esse procedimento que pode justamente aumentar ainda mais o endividamento do servidor?
Abaixo, o ofício na íntegra:
Clique para visualizar em tamanho maior





Leia a matéria publicada no dia 07 de dezembro, apenas com o ponto de vista do advogado do servidor que fez o empréstimo.
Leia a matéria do Dol com a resposta da AFBEPA, após o envio do ofício.
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO
Assessoria de Imprensa

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa , infelizmente quem deveria ter tomado essa atitude penso que seria o próprio BANPARA, para defender a sua imagem...