sexta-feira, 9 de novembro de 2018

AFBEPA DÁ AS BOAS-VINDAS AOS BANCÁRIOS RECÉM-CONTRATADOS NO INTRODUTÓRIO REALIZADO NA AGÊNCIA EMPRESARIAL


A presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, juntamente com a Tesoureira da Associação, Joana Borges, estiveram presentes em mais um Introdutório aos bancários recém-contratados pelo Banpará, realizado ontem (08), no auditório da Agência Empresarial, para dar as boas-vindas e apresentar a nossa Associação dos Funcionários do Banco do Estado do Pará – AFBEPA.
Ao iniciar sua fala, Kátia enfatizou a questão do compromisso dos funcionários com o Banpará que, se tratando de uma Instituição Bancária Pública, a responsabilidade ultrapassa a relação empregado x empregador, é necessário um comprometimento maior, que é com o povo paraense. 
“É necessário que os funcionários parem um tempo e leiam atentamente os normativos do Banco e coloque-os em prática, isso evita situações que possam desembocar em um PAD, mas, também ajuda a sabermos o que a empresa quer da gente. Gostando ou não, normas devem ser seguidas, ressalvem-se as que forem ilegais”, reforçou a presidenta.
Kátia também relembrou do compromisso da AFBEPA com a Classe trabalhadora, que sempre foi o principal objetivo da Associação, desde o início, citando o exemplo de Nazareno Tourinho, o primeiro presidente nomeado da Associação, que entregou a sua função de Assessor da Diretoria, para se unir a Luta com os funcionários do Banpará, em prol do interesse de defesa do Banco e dos nossos anseios.
É necessário a união para a proteção dos trabalhadores e do Banpará, colocado como um bem inalienável dos paraenses, conforme firmado em Documento Compromisso, com os então candidatos ao Governo do Estado”, afirmou a presidenta, reforçando os valores da Associação perante o funcionalismo e a sociedade como um todo.
Kátia também esclareceu a importância do Plano de Cargos e Salários (PCS) para os novos funcionários que, a partir de 2007, a empresa convidou os trabalhadores, por intermédio do Sindicato, para realizar estudo, construção e implantação do Plano de Cargos e Salário. “O PCS agora é uma realidade, mas não foi fácil, foi toda uma Luta encabeçada pela nossa Associação”, e ainda há pendências a serem resolvidas pelo Banco, afirmou a presidenta.
A AFBEPA já está se preparando para buscar sanar essas pendências e obter melhorias que precisam ser efetivadas no nosso PCS. Em 2019, temos muita coisa a fazer e muito trabalho, junto com todo o funcionalismo, para garantir, entre outras questões, critérios de promoções justos e transparentes, realinhamento de níveis na tabela, recolocando os empregados conforme o tempo de trabalho.
O caráter transparente da AFBEPA também foi exposto aos novos funcionários. A presidenta informou que a cada três meses é feito um balancete que é compartilhado com os associados.
Kátia Furtado falou, também, das Assessorias Jurídicas da Associação que atendem os funcionários da melhor forma possível em se tratando de assuntos trabalhistas, temos apenas uma advogada que atende Relação de Consumo, além dos convênios.
Para se associar, o trabalhador desembolsa apenas 1,5% do salário-base e a AFBEPA tem a sua atuação restrita aos funcionários do Banpará.
Ao final, a presidenta deu as boas-vindas novamente aos funcionários, desejando um bom trabalho no Banco, os convidou, também, para se unir à Luta e disse que a Associação está de portas abertas para responder qualquer dúvida com amor e dedicação.

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: