sábado, 20 de outubro de 2018

NAZARENO TOURINHO SE VAI DESSE PLANO DEIXANDO UM FORTE SENTIMENTO DE SAUDADE E UM GRANDE LEGADO

É com muito pesar que a AFBEPA soube da partida de um grande homem, Nazareno Tourinho, que foi um dos fundadores dessa Associação e seu primeiro presidente.

Símbolo de luta pela causa dos bancários do Banpará, de pensamento voltado ao próximo, às necessidades coletivas, Nazareno foi homenageado pela AFBEPA em diferentes momentos. Nazareno em tempos de crise, de dificuldades foi uma fortaleza, agindo em prol dos anseios da coletividade. Sempre procurando a melhoria do ser humano, seja no sentido material, seja no espiritual, sendo que este último sempre foi o que marcou a sua existência.




Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aSnfZXfkcLo&feature=youtu.be
O funcionalismo do Banpará tem muito a agradecer a esse maravilhoso homem, pela luta e união com outros colegas em 1987, quando agiram em prol da permanência do Banpará, enquanto Banco público, e de todo o povo paraense.

O legado de Nazareno Tourinho não para por aí. Ocupante da cadeira de número 2 da Associação Paraense de Letras desde 1969, nesse dia triste, Nazareno Tourinho é homenageado pelos artistas paraenses que o tinham como referência.

Dramaturgo, escritor e poeta, suas principais peças teatrais foram “Nó de Quatro Pernas”, “Severa Romana” e “Fogo Cruel em Lua-de-Mel”. Sendo que a primeira e a última peças anteriormente citadas já foram encenadas no Rio de Janeiro e São Paulo por companhias profissionais.

Também deixou como herança espiritual os livros espíritas “Gotas de Espiritismo” e “A Ética Espírita sem Misticismo”, além da Casa Espírita de Allan Kardec, na capital paraense, que foi fundada também por Nazareno.

Como disse uma colega ao saber do falecimento deste grande homem: “Nazareno Tourinho foi farol e sempre será”. O sentimento é de tristeza,  de saudades, mas também de felicidade por termos conhecido um homem desta grandeza.

O velório acontece na Casa Espírita do Nazareno, na travessa Campos Salles, bairro da Campina, até às 15h30 deste sábado (20). A AFBEPA, representada nas pessoas de sua presidenta Kátia Furtado, da vice-presidenta, Cristina Quadros, do conselheiro fiscal, Joaquim Carmo e de seu funcionário Márcio Dias, esteve presente levando uma coroa de flores, em nome de todo funcionalismo do Banco, como forma de gratidão por tudo que Nazareno fez em vida por todos nós. Com a sua partida, que o seu exemplo permaneça.

O cortejo sairá às 15h30 para o cemitério Parque das Palmeiras, em Marituba, para a última despedida.

Vá em paz, Nazareno. Que você continue a iluminar caminhos.

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Assessoria de Imprensa


Nenhum comentário: