domingo, 2 de setembro de 2018

HOJE É O DIA ESPECIAL DE UMA GUERREIRA: A NOSSA AFBEPA COMPLETA 31 ANOS

A nossa AFBEPA completa hoje 31 anos, é uma Pessoa que nasceu com compromisso de lutar pela sobrevivência do Banpará enquanto Instituição Pública e Fundamental para o Estado do Pará e, também, para Lutar por nossos ideais de Melhorias e Valorização de Vida.
A AFBEPA, constantemente, trava batalhas diárias para alcançar esses compromissos. São 31 anos dedicados as nossas causas, defendendo e fazendo valer os nossos Direitos e Anseios.
A AFBEPA NASCEU VITORIOSA
Força, Coragem, União são a essência desta Associação que já nasceu em um ambiente difícil,  1987, após a Ditadura Militar, num momento em que o Brasil começava a se democratizar, o Banco Central, criado no referido período, ainda tinha força e independência para interferir em Bancos, principalmente, nos públicos. Os funcionários do Banpará ficaram receosos quando eles decidiram se ancorar no Banco paraense. Uma atitude era necessária para garantir os empregos dos funcionários e a própria existência do Banco.
Então, em 02 de setembro de 1987, trabalhadores do Banpará se reuniram em uma assembleia democrática, na sede da Associação Desportiva e Recreativa dos Funcionários do Banco do Estado do Pará – ASBEP – e, assim, nasceu a Associação dos Funcionários do Banco do Estado do Pará, a AFBEPA.
Juntos, os funcionários foram o alicerce do Banco do estado que podia ter sido extinto naquela época. Segundo Nazareno Tourinho, um dos fundadores da AFBEPA, sendo seu primeiro presidente, afirma que, com a intervenção do Banco Central, o desaparecimento do Banpará era uma ameaça real, pois, “havia em nível nacional e internacional uma política de extinção dos Bancos Estatais”.
NASCEU EM MEIO A LUTA E CONTINUA NA BATALHA POR DIREITOS 
Desde então, funcionários e funcionárias têm feito voz contra as imposições dos patrões que só querem lucrar, que não olham para quem produz e mantém a instituição viva, os trabalhadores.
Dentre as nossas recentes conquistas estão: o Plano de Cargos e Salários (PCS), em 2010; a Redução da Jornada e o Pagamento das 7ª e 8ª horas Extras aos funcionários que extrapolavam a sua carga horária normal de trabalho sem ser Função de Confiança; os vários Direitos conquistados nas greves; dentre tantas conquistas que tiveram a participação Vitoriosa da nossa Associação junto com o funcionalismo.
Neste ano, também conseguimos garantir a cláusula da Ultratividade que vão manter os Direitos do nosso Acordo vigente, independente da vontade do Banco.
Ainda temos muito a conquistar, e a nossa União será Fundamental!
Em nome do Sr. Nazareno Tourinho, a nossa AFBEPA agradece a todos que viveram  aqueles momentos de sua criação e contribuíram para termos hoje uma Pessoa Forte e Respeitada.
Vida longa à AFBEPA! Parabéns a todos nós, por sermos a sua Força!
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: