quinta-feira, 30 de agosto de 2018

ULTRATIVIDADE – A NOSSA MAIOR CONQUISTA COM O ACORDO DO BANPARÁ


Na noite de ontem, 29, após sete mesas de negociação com o Banpará, a maioria dos funcionários aprovou o acordo que define o reajuste salarial entre outros Direitos da categoria. No início, houve tumulto no Sindicato dos Bancários do Pará, pois bancários de diferentes Bancos não achavam correto dividi-los em diferentes Assembleias, já que o acordo proposto pela Fenaban era o mesmo.
A AFBEPA entende que, realmente, após o acordo bianual, aceito em 2016, os banqueiros e Direções de Bancos conseguiram imprimir o seu ritmo e, quem nos representa, o movimento sindical nacional, tem deixado de fazer bem o seu papel, como a rebaixada pedida de 7,5% de reajuste salarial, que fragilizou de sobremaneira a nossa luta.

ACORDO BANPARÁ
A negociação com o Banpará se encerrou na quarta-feira, dia 28, e, diante da conjuntura nacional, foi fechado um acordo que contempla algumas reivindicações importantes da categoria, como a Ultratividade, debatida no evento de Marabá, promovido pela AFBEPA, e elevada a um dos principais pleitos do funcionalismo do Banco.



O QUE É ULTRATIVIDADE
O Acordo Coletivo de Trabalho finda em 31 de agosto, desta forma, em primeiro de setembro, por não haver a assinatura do Acordo Preliminar, a categoria estaria em uma indefinição jurídica, pois não teria regramento nenhum em sua vida, oriundo do Acordo de trabalho, uma vez que ele estaria expirado.
Portanto, cláusulas como 13ª Cesta, isenção de tarifas, auxílio creche-babá, distribuição da PLR, dentre outras, seriam apagadas das nossas Vidas.
Assegurar a cláusula de ultratividade, que mantém a vigência de nossas conquistas, era um dos objetivos principais da mesa de negociação.
E conquistamos essa pretensão. Agora, daqui pra frente, findando o ACT, as nossas conquistas estão asseguradas, sem que o Banco precise anuir para mantê-las.
Essa é uma Grande Vitória da Categoria do Banpará.

SOBRE A PROPOSTA APROVADA
Ainda falta construir a redação do que foi divulgado pelo Banpará e aprovado em Assembleia. Assim que a AFBEPA tome conhecimento da redação final do que foi pactuado em mesa, informaremos em nossas mídias sociais.

COBRANÇA DE TAXA NEGOCIAL PELO SINDICATO
Pegou todo o funcionalismo de surpresa a taxa negocial, a ser descontada dos valores que serão percebidos pelos empregados, sindicalizados ou não, a ser repassada ao Sindicato, que informou na assembleia que se trata de uma taxa para custeio de todo movimento sindical, por conta das negociações.
Pecou o Sindicato pela falta de transparência e de debate nos seus fóruns. Tal desconto sobre todas as verbas que o trabalhador terá direito, PLR e salários, deveria ter sido motivo de assembleia específica.
Ao ver da AFBEPA, o trabalhador deveria AUTORIZAR tal desconto, esse não pode resultar de uma Imposição. O autoritarismo não combina mais nesses tempos de conquista da Democracia, e olha que neste ano comemoraremos os 30 (trinta) anos de nossa Constituição Cidadã.
Se liga, Sindicato!
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: