segunda-feira, 30 de julho de 2018

BANPARÁ AGE COM ILEGALIDADE


A pretexto de punir suposta violação a certo dever funcional, o Banpará puniu, sem qualquer processo, alguns colegas, apenas acusou e puniu, passando por cima do Devido Processo, Contraditório e Ampla Defesa.
Essa não é a primeira vez que o Banco age desta forma, passando por cima de Direitos Basilares da Pessoa Humana.
Que tempos sombrios são esses, que se nega a aplicação de Direitos Fundamentais e insculpidos em cláusulas pétreas, justamente, para evitar que tempos de abuso e autoritarismo não retornem?
O Banpará sempre realizou o Processo Administrativo Disciplinar - PAD - para apurar falta ou inobservância de regras, esse é o trâmite,  no entanto, após a veiculação de um vídeo onde o Governador do Estado, acionista do Banco, responde à sociedade paraense acerca  de suposta conduta faltosa referente ao sistema de processamento do IGEPREV, o Banco, sem proceder a abertura do PAD, puniu, automaticamente, colegas inocentes.
Esse comportamento do Banpará é totalmente reprovável e ofende de sobremaneira o Estado Democrático e de Direito, não podemos aceitar que a pretexto de punir suposta transgressão, a Direção do Banco SUBTRAIA das Pessoas o Sagrado Direito de se Defender e, principalmente, de uma suposta falta, que deve ser apurada, com os meios e recursos inerentes ao Devido Processo Administrativo.
O que se constata dessas punições eivadas de ilegalidade, pois se negou aos funcionários o Sagrado e Fundamental Direito de Defesa, é que se precisava oferecer, imediatamente, ao Governador do Estado, culpados, especialmente, diante da briguinha existente entre grupos políticos. Assim, como em outras situações desse tipo, inocentes pagam por faltas, sem qualquer investigação e apuração.
O problema está, justamente, na falta de um Justo Processo Administrativo, a Lei está posta e deve ser cumprida, caso contrário, o caos se instala e, como consequência, a Insegurança Jurídica se estabelece.
A forma do Banpará tratar o assunto é reprovável e inaceitável!
Não podemos aceitar uma punição que não derive de um justo processo, onde a pessoa tenha todas as possibilidades amplas de se defender, se silenciarmos agora, há o risco que o Banco trate novas supostas faltas da mesma maneira, sem instauração de PAD, subtraindo o Devido Processo, o Contraditório e a Ampla Defesa.
No vídeo, o Governador informa sobre a Instauração de PAD para punir os culpados, mas, na prática, não houve instauração do mesmo, apenas se puniu INOCENTES, haja vista, não ter sido aberto o Devido Processo.
A AFBEPA presta Solidariedade aos colegas que sofreram em suas Vidas esse tipo de medida e cobrará das autoridades competentes atitudes que devolvam aos funcionários o mesmo estado de antes, além de outras que coíbam e previnam esse tipo de ilegalidade.

INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIA É UMA NECESSIDADE
Não é de hoje que a AFBEPA clama por investimentos em tecnologia, uma vez que essa falta de um sistema operante é muito sentida nas Agências e PABs, quando se atende  ou não se consegue atender um cliente. Os sistemas que o Banco opera, se percebe, carecem de melhorias e, quem tem a Gestão da Empresa é o Responsável por dar as necessárias respostas.
Para a AFBEPA, o Banco tem o dever de responder as perguntas por investimentos que há muito são exigidas, quer seja pelos funcionários que se esmeram e buscam toda a eficiência possível no atendimento ao cliente, quer seja pela Sociedade.
O poder de gestão e condução das políticas é do Banpará, se falta maiores investimentos e melhorias em tecnologia, quem decide não é o funcionário, mas a Diretoria colegiada.
Para a AFBEPA passa por essa análise toda e qualquer avaliação que se faça sobre esse problema.
Não podemos aceitar que qualquer colega trabalhador seja oferecido ao Governador como causador de uma situação que há tempos pede socorro.
Desta feita, a Direção do Banpará peca por não assumir as falhas dessa Área, oriundas de carência por maiores investimentos, que conta com um funcionalismo competente, dedicado, leal e cumpridor dos seus deveres.
Queremos Segurança e Justiça!!!

UNIDOS SOMOS FORTES!
A DIREÇÃO DA AFBEPA   
  

Nenhum comentário: