segunda-feira, 14 de maio de 2018

AGÊNCIA DO BANPARÁ EM ABEL FIGUEIREDO É EXPLODIDA, NESTE DOMINGO



Agência do Banpará em Abel Figueiredo, município do sudeste paraense, é invadida por um grupo de nove homens fortemente armados. O assalto ocorreu neste domingo, dia 13, por volta de 1h da madrugada.

Os bandidos fizeram “vapor” no local. Atiraram contra a agência e explodiram caixas eletrônicos e cofre. Também fizeram cerca de oito pessoas reféns, incluindo o vigia que estava trabalhando no local.

Os reféns foram deixados pelos bandidos na saída da cidade. Os assaltantes fugiram por uma via que dá acesso ao Maranhão. Todos os reféns passam bem e a Polícia já isolou a agência para perícia.

A presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, esteve presente com o setor responsável. Este informou que os funcionários serão realocados em agências próximas, com todos os direitos decorrentes dessas movimentações. As orientações mais detalhadas serão repassadas pela Área de Pessoal à gerência geral da Unidade de Trabalho.

Um dos funcionários da agência diz que todos ficaram alarmados com este tipo de assalto, já que o município de Abel Figueiredo parece tranquilo. Durante o assalto, alguns trabalhadores do Banco, que moram próximo ao local, foram acordados com os disparos, se jogando no chão de suas casas até o tiroteio acabar.

ASSALTOS SÃO RECORRENTES NAS AGÊNCIAS
A insegurança nas agências do Banpará já é sentida por seus trabalhadores há um tempo. Em 2017, foram registradas 13 ocorrências de assaltos de janeiro até início de dezembro. As modalidades dos roubos são várias. Furtos, “sapatinho”, arrombamentos, invasões, “vapor”.

No dia 30 de junho do ano passado, por exemplo, houve uma tentativa de “sapatinho” contra a tesoureira da Agência Maracanã. Os assaltantes, sem chamar a atenção, levaram a colega e seus filhos como reféns, obrigando a vítima a realizar um saque. No entanto, o banco bloqueou o acesso e a retirada do dinheiro. A funcionária e suas crianças só foram liberadas horas depois.

RISCO À SAÚDE PROVENIENTE DE POEIRA TÓXICA
A presidência da AFBEPA reforça que os funcionários se afastem do local, uma vez que ele está bastante depredado, com poeira e resíduos tóxicos provenientes dos explosivos, oferecendo, portanto, risco à saúde.


URGENTE INVESTIMENTO EM SEGURANÇA PÚBLICA!
É pública e notória a falta de investimento em Segurança Pública, dever do Estado e direito de todos os paraenses.

Com a destruição e, consequente, suspensão dos serviços de uma agência bancária, as pessoas da comunidade perdem. Os cidadãos que dependem dos serviços para pagar suas contas, receber proventos de aposentadoria, solicitar empréstimos, entre outros, ficam desassistidos, precisando buscar atendimento em locais mais distantes.

Funcionários perdem: Imaginamos os danos psicológicos causados aos trabalhadores que presenciam assaltos em seu local de trabalho ou próximo deles, como foi o caso relatado, na Agência de Abel Figueiredo.

Os danos materiais causados a uma agência destruída por assaltantes também são enormes. É preciso bastante investimento para reativá-la dentro dos padrões de segurança, saúde e higiene necessários.

Cabe ao Governo do Estado uma resposta à altura da violência crescente que a população vivencia. Urge a necessidade de investimentos melhores e maiores em segurança pública. 

No caso presente verifica-se que não há monitoramento, ou seja, o serviço de inteligência padece. Pior a estrutura de transporte sucateada, ou que inexiste. Enfim, toda a ausência de um Estado que precisa atuar.  

Chega de tanta Insegurança, está na hora do Governo do Estado do Pará AGIR!
UNIDOS SOMOS FORTES!
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Informações: Ag. de Abel Figueiredo e Assessoria Polícia Civil
Imagens: Via WhatsApp
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: