terça-feira, 17 de outubro de 2017

DEFESA DOS BANCOS PÚBLICOS FOI PAUTA DE AUDIÊNCIA NA ALEPA


A AFBEPA participou na tarde de ontem, 16 de outubro, através de seu Diretor Artur Leão, de uma Audiência Pública, em defesa dos Bancos públicos, realizada na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) e organizada pela Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, do Sindicato dos Bancários do Pará e do deputado estadual Carlos Bordalo (PT).

A Associação foi representada pelo diretor, Artur Leão, uma vez que a Presidenta da Entidade, Kátia Furtado, tinha uma agenda médica naquela hora, para tratar de um problema de saúde.


Participaram do evento, representantes de várias Entidades que, por meio de suas falas, expuseram as suas preocupações com a realidade atual do país e, principalmente, a situação dos Bancos Públicos, que têm sido cada vez mais atacados, com fechamento de agências, implantação de Plano de Demissão Voluntária, diminuição do quadro de pessoal, precarização da segurança etc.

É visível que o Governo vem implementando diversas políticas contra à classe trabalhadora, como a aprovação da Reforma Trabalhista, da Lei da Terceirização, a ameaça da Reforma da Previdência, entre tantos outras. A atual ameaça é o desmonte que o governo quer promover nos Bancos Públicos, além do prenúncio de privatização, também tem se destacado a mudança de gestão voltada para os interesses do mercado, agindo sob a mentalidade de bancos privados, que estão focados somente no lucro e não estão nem um pouco preocupados com o desenvolvimento do país, da região e da sociedade local.


De modo simples e coerente o diretor da AFBEPA, Artur Leão, começou sua fala lembrando que, 20 anos atrás os trabalhadores e trabalhadoras do Banpará tiveram que ceder 20% de seus salários para manter o Banco, ressaltou que isso foi uma conquista e que não podemos deixar que nossos esforços acabem em uma venda, que só vai trazer prejuízos para a sociedade. “Os dividendos gerados pelo Banco do Estado do Pará ao Governo do Pará podem ser investidos em construção de escolas, hospitais, estradas, entre outros investimentos que beneficiem a população”.

Artur também destacou, sem desmerecer o planejamento estratégico do Banpará, que o crescimento que o Banco vem tendo não seria possível sem a força de vontade e o trabalho duro de funcionários e funcionárias que lutam diariamente para fazer do Banpará um Banco forte, que tem cumprido a sua missão junto à sociedade paraense.


Ao final da Audiência, foi tirado o encaminhamento de uma reunião para que sejam organizadas ações a fim de dar visibilidade para essa luta, que deve ser de toda a sociedade, pois todos serão afetados com a precarização e extinção dos Bancos Públicos. É necessário informar a sociedade sobre essa situação e convidá-la a se somar com a Classe Bancária. A reunião, ainda sem data confirmada, será chamada pela Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da ALEPA.

A AFBEPA sabe da importância que esses espaços de debate têm e que é imprescindível participar das discussões e fazer com que cheguem até a população. Seguiremos lutando junto com os trabalhadores, a sociedade e parlamentares contra os ataques e desmontes que o governo deseja fazer não só nos Bancos Públicos, como em vários outros órgãos e Empresas importantes para a Nação Brasileira.

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto e Imagens: Gleici Correa

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: