sexta-feira, 6 de outubro de 2017

A AFBEPA DESEJA A TODOS UM CÍRIO DE LUZ, ALEGRIA, COMUNHÃO, AMOR E MUITA FÉ


Belém está em festa, pois chegou o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a maior Festa Religiosa do mundo e a nossa Maior demonstração de Amor a nossa Mãe, Maria. É uma época de muita emoção, quando cresce em nossos corações a fé. É hora de agradecer por todas as graças alcançadas e cultivar o amor, a fraternidade, a comunhão, a paz, a felicidade, a fé e a esperança.

No Pará o mês de outubro é marcado pela maior manifestação de fé do mundo, o Círio de Nazaré traz milhares de fiéis dos quatros cantos do mundo para acompanhar a imensa procissão que reúne mais de 2 milhões de fiéis todos os anos. São feitas diversas homenagens para Nossa Senhora de Nazaré, a mãe de Jesus.

A história conta que o Círio teve início em 1700 quando o caboclo Plácido José de Souza encontrou uma pequena imagem da Senhora de Nazaré às margens do Igarapé Murutucú. Após o encontro do objeto, Plácido teria levado a imagem da santa para a sua casa e, no dia seguinte, ela já não estava mais lá. Em seguida o caboclo retornou ao local e para sua surpresa a imagem havia voltado para o mesmo lugar. O fato se repetiu inúmeras vezes e a notícia se espalhou rapidamente e a Santinha foi levada para o Palácio do Governo. Hoje tradicionalmente, a imagem é levada da Catedral Metropolitana até a Basílica de Nazaré.

Em setembro de 2004 o Círio de Belém foi registrado, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial. Além do grande ato realizado no domingo, o Círio de Nazaré também participa de outras manifestações de devoção, como a romaria fluvial, moto romaria, ciclo romaria, trasladação, círio das crianças e diversas outras peregrinações e romarias que ocorrem na quadra Nazarena.

O Círio é considerado o natal da família paraense, celebrado com muita fé e emoção. Tempo abençoado, de encontros e reencontros com familiares e amigos, quando juntos vivenciarmos uma experiência de fé profunda, que contagia a todos.
A AFBEPA deseja a todos os bancários e bancárias do Banpará, a todos os seus familiares um Círio de luz, alegria, comunhão, amor e fé.

Que Nossa Senhora de Nazaré abençoe e ilumine o nosso lar, familiares e amigos, e que o domingo seja repleto de amor, luz, fraternidade, comunhão, paz, felicidade, saúde, fé e esperança e que nos abençoe hoje e sempre!

QUE O AMOR SEJA A LUZ DA HUMANIDADE!


Feliz Círio!

MARIA DE NAZARÉ

Maria de Nazaré
Maria me cativou
Fez mais forte a minha fé
E por filho me adotou.

Às vezes eu paro e fico a pensar
E sem perceber me vejo a rezar
E meu coração se põe a cantar
Pra virgem de Nazaré.

Menina que Deus amou e escolheu
Pra Mãe de Jesus, o filho de Deus
Maria que o povo inteiro elegeu
Senhora e Mãe do céu
Ave, Maria, Ave, Maria...

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto: Gleici Correa

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: