sexta-feira, 1 de setembro de 2017

É COM FESTA QUE A AFBEPA COMEMORA SEUS 30 ANOS DE LUTA, CORAGEM, INDEPENDÊNCIA E MUITAS CONQUISTAS!


A AFBEPA foi criada na noite de 2 de setembro de 1987, na sede da Associação Desportiva e Recreativa dos Funcionários do Banco do Estado do Pará-ASBEP, em uma assembleia democrática que reuniu trabalhadores e trabalhadoras. Eram tempos difíceis e a criação da AFBEPA foi o sopro de esperança nos corações de todos os lutadores e lutadoras que estavam presentes naquela noite.
 
AFBEPA na Campanha Salarial 2011
Em um dia comum, no cair da tarde, funcionários do Banco Central do Brasil chegaram à sede do Banpará e assumiram o controle do banco, instaurando um clima de desconfiança e medo nos trabalhadores, que não tinham nenhuma informação do que estava acontecendo.
 
AFBEPA na Sessão especial em defesa do Banpará na ALEPA, convocada, a pedido da AFBEPA, pelo Dep. Edmilson Rodrigues.
Segundo relato do Sr. Nazareno Tourinho, um dos fundadores e primeiro presidente da AFBEPA, “a intervenção era para extinguir o Banco, não só porque ele estava insolvente e desmoralizado, mas porque havia em nível nacional e internacional uma política de extinção dos Bancos Estatais”.

AFBEPA ao lado da Categoria, durante a Greve de 2016.

Durante a intervenção do Banco Central, a maioria dos funcionários do Banpará ficou desprezada, apenas alguns poucos foram escolhidos para participar da administração do Banpará, que na época estava a cargo do Banco Central.
Greve da categoria em 2016
Os trabalhadores temiam pela sorte do Banco, se fosse fechado, como ficariam as políticas de desenvolvimento nos municípios? Mas, ao invés de fechar os olhos e esperar o pior, a classe trabalhadora do Banpará viu além e decidiu lutar para salvar o Banco. E assim foi criada a AFBEPA, uma Associação que luta verdadeiramente pela Manutenção e Fortalecimento do Banpará, sem nunca esquecer que, também, o seu maior dever é o de defender a classe trabalhadora e lutar para garantir os Direitos e a dignidade dos bancários do Banpará.

Kátia Furtado, presidenta da AFBEPA, falando durante a Greve Geral de 28 de abril

A AFBEPA obteve muitas conquistas e realizações na sua incansável luta em defesa dos trabalhadores. Conseguiu salvar o Banpará e mantê-lo como Banco Público, além de tantas outras.

Nas palavras de Nazareno Tourinho, “Quem salvou o Banco do Estado do Pará da extinção não foi o governador do estado, não foram os políticos do estado, foram os funcionários que salvaram o Banco, e seria bom se o atual governador e todos os governadores soubessem disso”.
 
Homenagem ao nosso querido e combativo primeiro presidente e fundador, o poeta, teatrólogo, filósofo, escritor Nazareno Tourinho, durante a comemoração dos 24 anos da AFBEPA.
Foi necessária muita luta, força, coragem, garra e determinação para fundar e manter a AFBEPA, o que não seria possível sem a coragem  do guerreiro Nazareno Tourinho, além de tantos outros colegas que se somaram e não se acovardaram, mesmo em tempos tão difíceis, como Hipólito Garcia, Dionélia Lourido, Rosane Castelo Branco, Ana Paula Rezende, Elizabeth Grunwald, Wilson de Almeida, Maria de Fátima da Silva, Ipojucan Fonseca, Martinho Pinheiro, Paulo Adiel Medeiros, Roque Veloso, Darci Machado, José Lopes, Luiz Carapajó, Paulo Ribeiro, Luís Ferreira e tantos outros, lutadores e lutadoras, a quem agradecemos por terem aberto caminho para  fazer da AFBEPA o que ela é hoje, essa Associação combativa, corajosa e independente.
Nazareno Tourinho sendo homenageado, durante a comemoração dos 24 anos da AFBEPA.
Em 2007, assumiu a direção da AFBEPA uma gestão que não tem medo da luta e de dar a cara a tapa quando se trata de defender o que é justo para a classe bancária do Banpará.

Dentre as principais conquistas dessa gestão estão: a luta pela implantação do Plano de Cargos e Salários - PCS; por Eleições Diretas aos Comitês e CONSAD; luta por melhores salários e reajustes; as Ações Coletivas que vêm garantindo na Justiça o direito ao pagamento de horas extras e redução da jornada de trabalho para 6h/dia; Ação do Ticket Alimentação; Luta contra o autoritarismo do Banco e por Democracia e Diálogo; Luta por uma política de prevenção a assaltos e violência contra o bancário, em especial aos vítimas de “sapatinho”; luta por condições de trabalho dignas, adequadas e legais, entre várias outras conquistas. A AFBEPA foi para as ruas, ao lado dos trabalhadores, para lutar contra as Reformas Trabalhista e Previdenciária e por Respeito e Valorização.

Diretoria da AFBEPA na Greve Geral do dia 28 de abril

Atualmente a Direção da AFBEPA é composta por, Kátia Furtado, Cristina Quadros, Joventina Marques, Antônio Bechara, Edileuza Moreira, Joana da Silva Borges, Luiz Glauber de Moura; Artur Leão, Joaquim Carmo, Keisy Cristina Souza, Luciete Baía e Ademar Costa.

Agradecemos imensamente aos diretores e diretoras que pertenceram a Direção da AFBEPA em 2007, 2010 e 2013 e se esforçaram com o seu tempo e a sua garra, cada um e uma dando um pouquinho de si, em prol do fortalecimento do Banpará e de melhorias e conquistas para a categoria, como é o caso de Zenaide Lopes de oliveira, Francisco Noronha, Paulo da Silva Barrozo, Orzinete Angelim, Raimundo Sebastião Alves, João Henrique Carreira Lobato, Izabel Cristina de Sousa Lagos, Luiz Carlos Amaral de Moura (in memoriam), Regina Socorro Siqueira Sousa (Ag. Santarém), Vandilson Pismel (Ag. Castanhal), Luiz Sérgio Montelo Tavares, Margareth Martins, Paulo Vitor Monteiro, José Maria Ferreira Costa Junior, Maria Jaciara Reis, Paulo Klei Sales da Silva, Macildson Macedo de Melo ( Ag. Capanema).

AFBEPA é Luta, é Coragem, é Determinação, é Independência, é Conquistas e muito mais!
 
AFBEPA na Greve Geral de 30 de junho
Amanhã, dia 2 de setembro, essa grande entidade vai completar 30 anos, por isso vamos celebrar juntos em uma festa cheia de alegria, que será realizada na Associação Desportiva e Recreativa dos Funcionários do Banpará – ASBEP, localizada na Rodovia BR-316, KM 8, s/n - Águas Brancas, Ananindeua – PA, a partir das 12h.

Na ocasião, iremos homenagear uma pessoa que foi imprescindível para a criação da nossa Associação, um dos fundadores e ex-presidente da AFBEPA, o jornalista, poeta, teatrólogo e escritor Nazareno Tourinho.
 
Nazareno Tourinho
Vamos confraternizar e celebrar juntos a nossa Associação de luta, corajosa e independente, incansável na defesa e na garantia dos nossos Direitos. A comemoração dos 30 anos da fundação da AFBEPA será regada a boa comida, servida pelo Bistrô Veneza Eventos; música; brincadeiras; sorteios de brindes e muito mais. A música vai ficar por conta da dupla, talentosíssima, Liliana e Franklin Vieira e seus teclados, que irão animar ainda mais a nossa festa.

Quem confirmou presença no nosso evento já está com participação garantida, no entanto, por conta da capacidade estrutural do local, a lista de convidados da festa da AFBEPA já está fechada, pedimos a compreensão de todos.

Serviço:

Festa de 30 anos da AFBEPA
Data: 02 de setembro de 2017
Hora: a partir das 12h
Local: Associação Desportiva e Recreativa dos Funcionários do Banpará – ASBEP, localizada na Rodovia BR-316, KM 8, s/n - Águas Brancas, Ananindeua – PA.

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto: Gleici Correa

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: