segunda-feira, 28 de agosto de 2017

PARABÉNS, BANCÁRIOS E BANCÁRIAS, HOJE É O NOSSO DIA!


Hoje, 28 de agosto, é um dia para celebrar a Categoria Bancária, Lutadora, Forte e Unida! Salve os Trabalhadores e Trabalhadoras, Bancários e Bancárias!

A data surgiu em razão de uma grande assembleia realizada pela classe bancária nesse dia, no ano de 1951, quando se conseguiu o aumento salarial de 31% para a Categoria, depois de 69 dias de paralisação (uma das mais longas e vitoriosas greves). Isso tudo ocasionou o surgimento do Movimento Bancário e, consequentemente, o Dia Nacional do Bancário é comemorado neste dia, para lembrar da luta dos Bancários e Bancárias do Brasil.


No Banpará, em 2007, a Categoria, após opor uma grande resistência na Campanha Salarial, conseguiu uma Vitória no Acordo Coletivo, do estudo e futura implantação do Plano de Cargos e Salários-PCS. Em 2011, novamente, após uma forte greve, os bancários que celebraram contratos de trabalho recentes e que iniciavam na empresa, assim como os que perdiam o direito à Licença Prêmio após os 30 anos regulamentares, passaram a fazer jus a esse direito.

Foram Vitórias expressivas e que demonstraram o nosso Poder de Luta e Organização diante do capital. Parabéns para a nossa Categoria!
   

A AFBEPA está sempre na luta ao lado da nossa Categoria, para que possamos nos fortalecer contra os ataques que vem de todos os lados, dos Patrões, do Governo e do Judiciário.

Apesar das atuais notícias desfavoráveis à classe trabalhadora que estamos enfrentando, como a reforma da CLT, onde predominou o interesse dos empregadores; a reforma da Previdência que ainda tramita no Congresso Nacional e a terceirização que precariza a relação de trabalho, nós temos a certeza de que o nosso espírito de luta e união prevalecerá. Juntos iremos lutar por termos Bancos Públicos cumprindo a sua missão junto à sociedade de gerador de emprego e renda; pela manutenção dos Direitos da nossa Categoria e por um futuro mais próspero e digno, em que sejamos respeitados e valorizados, pois está no nosso sangue sermos aguerridos e nunca desistir da luta, mesmo quando tudo parece estar contra nós.


Portanto, não só neste 28 de agosto, em que se comemora o Dia do Bancário e Bancária, mas também em  todos o demais dias do ano, queremos homenagear e reconhecer a história de luta da nossa Valorosa Categoria, que indubitavelmente merece o reconhecimento e o respeito despendidos a ela.

Bancários e Bancárias do Banpará é um orgulho para essa Associação fazer parte de uma Categoria tão aguerrida. Seguiremos em frente cada vez mais unidos e preparados.

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto: Gleici Correa

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: