quarta-feira, 21 de junho de 2017

AFBEPA, SINDICATO E A FETEC-CN SE REUNIRAM PARA DEBATEREM A SITUAÇÃO DA CAFBEP E DO PONTO ELETRÔNICO


A AFBEPA se reuniu com o Sindicato e a FETEC-CN ontem, 20 de junho, na sede do Sindicato, para debater a situação do Fundo de Previdência Complementar do funcionalismo do Banpará e o Ponto eletrônico.

A reunião começou discutindo o pedido que o Banco fez na Justiça, para que o Sindicato proceda à realização de assembleia com o fim de Validação e Homologação do Ponto eletrônico. Contudo, até a presente data o Banpará NÃO SE DESINCUMBIU de providenciar os AJUSTES já requeridos pelas Entidades Representativas dos Trabalhadores.

Outra questão pertinente é que essa Homologação só pode ocorrer no momento em que a Assembleia decidir por isso, ou seja, quando o ponto eletrônico funcionar a contento, não podendo haver ingerência do Banco ou da Justiça sobre esse ato.

Atualmente, não há como a categoria aprovar esse sistema de ponto, pois ele, da forma que está posto, não marca a jornada real do trabalhador, quem acaba tendo toda a gestão sobre a marcação é o gerente geral ou o chefe imediato do Setor, inclusive para qualquer justificativa, a exemplo de atrasos ou marcação de horas extras.

O Banco tem de arrumar o sistema que limita a marcação, como, também, as demais inconsistências, para que os trabalhadores possam aprovar o Ponto Eletrônico.


Fundo de Previdência Complementar - CAFBEP

Os presentes discutiram sobre a situação apresentada pelo patrocinador Banpará e tiraram encaminhamentos a fim de qualificar o debate e ter as informações necessárias, antes de convocar uma Assembleia dos bancários do Banpará, com os participantes do Fundo de Previdência Complementar gerido pela CAFBEP, para tomar decisões acerca desse tema.

Será feita uma análise do Estudo Atuarial da CAFBEP, para entender se realmente existe essa necessidade de transferência de Gestão do Fundo de Previdência Complementar, como argumenta o banco; é necessário que o Banpará faça reuniões com os participantes do Fundo, como já havia sido solicitado na reunião que as Entidades de Classe tiveram com representantes do Banpará e da CAFBEP; e a ratificação do ofício que já foi enviado para a Diretoria do Banco, solicitando Mesa de negociação sobre o Fundo de Previdência Complementar; entre outros.

Também, há uma interrogação, caso haja a transferência de gestão, qual setor do Banco irá fazer a interlocução entre os participantes e a nova empresa gestora, como, há ainda, dúvidas acerca da formação das comissões dos trabalhadores que hoje atuam em nome dos funcionários perante o fundo de previdência.

Se enumerou algumas questões que precisam ser entendidas, mas, o ponto principal, se dá na boa vontade do patrocinador e gestora do Fundo em reunir com os participantes para explicar esses rumos pretendidos.

A próxima reunião para tratar dessa pauta será no dia 04 de Julho, às 09h00, na sede do Sindicato.


Assembleia no Sindicato, dia 22 de junho, vai deliberar acerca da participação da categoria bancária do Pará, na Greve Geral de 30 de junho

A Assembleia Geral da categoria bancária para deliberar a participação na Greve Geral de 30 de junho, ocorrerá amanhã, 22 de Junho, às 18h30, em primeira convocação, e às 19h, em segunda convocação, na sede do sindicato.

A AFBEPA entende que é de extrema importância participar ativamente do cenário político brasileiro, para, enquanto categoria, BRADARMOS CONTRA AS MUDANÇAS TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA PRETENDIDAS PELO GOVERNO TEMER, por isso temos de nos fazer presentes na assembleia de amanhã convocada pelo Sindicato e abraçar a Greve Geral do dia 30 de junho. Precisamos nos organizar para barrar os diversos ataques aos nossos Direitos. Vamos fazer nossas vozes serem ouvidas, Reforçando a Greve Geral, para ficar maior e mais vitoriosa que a anterior.

Precisamos Lutar contra essas Reformas que, se aprovadas, irão EXCLUIR os nossos direitos e SUGAR as nossas vidas.

Bancários e bancárias do Banpará compareçam à Assembleia e vamos mostrar que juntos somos fortes e que não aceitamos todos esses ataques contra a Classe trabalhadora.

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto: Gleici Correa

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: