quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

“VAPOR” EM CONCÓRDIA COMPLETA UM ANO: MARCAS DO TRAUMA PERMANECEM

O ano de 2016 fechou com um saldo negativo de nove ocorrências em Agências do Banpará, entre “sapatinhos” e “vapor” (modalidades de assalto a banco). A AFBEPA espera que o Banpará possa tomar as devidas providências para que futuras situações não voltem a tirar a paz e a tranquilidade dos profissionais que dão o seu suor diariamente para alcançar as metas e objetivos do Banco, pois, com isso, perde o Banco, que precisa afastar o funcionário e fica com uma pessoa a menos para dar conta do serviço – o que acaba sobrecarregando os demais – e perde a sociedade, que tem que pagar as contas desse afastamento do empregado por meio do INSS. Acima disso, o(a) funcionário(a) vítima é a pessoa mais atingida, pois além de sofrer o abalo da bandidagem em sua vida pessoal e familiar, ainda tem que se afastar do trabalho para se tratar e recompor a tranquilidade perdida.

A insegurança que ronda a vida dos colegas bancários e bancárias do Banpará da capital e do interior do Estado nos faz lembrar a ocorrência, há exatamente um ano, no município de Concórdia do Pará, Nordeste paraense, quando sete homens fortemente armados invadiram a Agência. O crime, conhecido como “vapor”, iniciou com vários tiros de fuzil sendo disparados contra as portas e janelas daquela Unidade, continuando a agressão internamente contra funcionários e clientes.

Na data de hoje, 4 de Janeiro, recebemos em um dos nossos grupos de whatsapp o desabafo angustiante do nosso colega José Otsuka, que esteve presente naquela ocasião e passou por todo aquele momento de pavor. José foi levado na frente da caminhonete dos bandidos como escudo humano, além dos outros colegas que passaram por toda a violência do assalto.

A mensagem a seguir nos faz pensar, também, sobre a nossa postura enquanto pessoas, enquanto irmãos que precisam estar mais presentes nas vidas dos colegas, principalmente quando esses colegas passam por experiências emocionalmente dolorosas e desagradáveis. Para refletir: 

Amizade e união se demonstram nas horas de maior angústia

"Bom dia... Hoje (04/01/2017) infelizmente não tenho como esquecer... Hoje está fazendo um ano que aqueles bandidos fortemente armados invadiram a agência de Concórdia... O restante todo mundo já sabe... As sequelas ficaram, tenho insônia, sinto muito medo, os traumas são constantes na minha vida, estou lutando, tentando vencer tudo isso. Os ‘amigos’ se foram, os verdadeiros AMIGOS ficaram. Desde o meu afastamento, em Maio/16 por Acidente de Trabalho, eu nunca recebi nenhum telefonema daqueles que diziam serem amigos, parceiros, líderes etc...

Vejo e leio muitas coisas sobre União, Confraternização, Somos uma Família etc... Isso realmente funciona quando você está na ativa, depois que você sai de cena você passa a ser mais um... Reflitam!!! Ontem recebi uns dados da agência que faço parte e vi o resultado... Triste de ver...

Finalizando, deixo uma mensagem aos novatos: Você pode fazer 1001 se (espero sinceramente que não aconteça) acontecer uma tragédia com você, igual aconteceu comigo lá em Concórdia, você será mais um nas estatísticas.

Agradeço a Deus por ter me dado mais uma oportunidade para viver! Estou me recuperando graças a Deus! Um dia irei voltar, pois estou amparado pelas leis...

Tenham um bom dia!

José Otsuka"


UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: