quarta-feira, 30 de março de 2016

AFBEPA SOLICITA AO SINDICATO QUE CONVOQUE ASSEMBLEIA ESPECÍFICA SOBRE O PONTO ELETRÔNICO

A Associação dos Funcionários do Banpará-AFBEPA protocolou, na tarde de hoje, 30/3, o Ofício 008/2016 solicitando ao Sindicato dos Bancários que convoque uma Assembleia específica sobre o Ponto Eletrônico para definir providências acerca das falhas que o Sistema continua apresentando. É urgente que essa entidade se posicione em defesa do funcionalismo do Banco e notifique o Banpará para que realize as correções devidas.

A última Assembleia realizada no Sindicato dos Bancários foi em abril de 2015 e, nela, o funcionalismo do Banpará não validou o Sistema que funciona o Ponto Eletrônico.

Leia abaixo o Ofício na íntegra:



UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

quinta-feira, 24 de março de 2016

AFBEPA SOLICITA NEGOCIAÇÃO ESPECÍFICA COM O BANPARÁ PARA TRATAR DO PCS

Na tarde desta quinta-feira, 24, a AFBEPA protocolou ao Presidente do Banpará o ofício 007/2016, no qual solicita breve e urgente Mesa de Negociação Específica para tratar dos problemas presentes no Plano de Cargos e Salários (PCS), os quais acarretam graves prejuízos salariais aos funcionários e funcionárias do Banco.


Leia o ofício, na íntegra, abaixo:

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA.

A AFBEPA DESEJA A TODOS UMA FELIZ PÁSCOA!

Imagem: Reprodução da Internet

Que nesta Páscoa possamos compreender que o seu verdadeiro sentido é o Amor

Que, independente de credos ou religiões, a humanidade possa caminhar junta em direção a Luz.

Que a Solidariedade e o Perdão se sobreponham ao consumismo. 


A AFBEPA deseja a todos uma Feliz Páscoa! 
 

segunda-feira, 21 de março de 2016

NOVA DIRETORIA DA AFBEPA REALIZA FESTA DE POSSE


Cerca de 100 pessoas compareceram na Festa de posse da Nova Diretoria
Na manhã do último sábado (19), a ASBEP foi o palco de uma grande comemoração: a Festa de Posse da Nova Gestão da AFBEPA - Na Luta para Avançar Mais! Com direito a churrasco, feijoada, música ao vivo e muitas brincadeiras e sorteios, os novos diretores, associados e seus familiares se divertiram bastante. A confraternização contou também com a presença de integrantes da assessoria jurídica da Associação e do Deputado Federal Edmilson Rodrigues (PSOL). O parlamentar se comprometeu em lutar e fortalecer o Banpará, enquanto banco público e ajudar nas lutas dos direitos e interesses dos funcionários e funcionárias do Banco. A agência do Banpará de Maracanã foi representada pela bancária Laiane Yokoyama.   
  

O Deputado Edmilson Rodrigues foi prestigiar a festa de posse da Nova da AFBEPA
"É uma honra participar da AFBEPA. Sou associada desde quando entrei no Banpará. Sou feliz por isso, porque é uma Associação que não foge à luta e está presente em todas as nossas batalhas e conquistas. Quando eu me propus a fazer parte desta chapa foi para realmente contribuir, dar o melhor de mim. Hoje, quando eu chego aqui e vejo todos vocês olhando pra gente e se questionando: 'será que vai de novo?' Vai gente! Confiem! Pois viemos para trabalhar, para lutar pelos nossos direitos e interesses. E mais uma coisa: cada um de vocês aqui é importante, a partir do momento que amam aquela empresa. O Banpará é o nosso coração e não vamos deixar ninguém tirar ele de nós", disse  a 1ª Tesoureira, Edileuza Silva. Ela finalizou o seu discurso, afirmando que está à disposição dos bancários e bancárias para o que precisarem. 
            
O microfone ficou aberto tanto para discursos quanto para brincadeiras
Artur Leão Rodrigues, um dos membros da nova Diretoria, falou que se sente honrado em aceitar o convite da presidenta, Kátia Furtado, para fazer parte da atual gestão. "A Kátia traz a gente pra luta pelo seu exemplo. Uma das grandes qualidades dela é ser imparcial na defesa dos nossos direitos. Principalmente na conquista do Plano de Cargos e Salários (PCS), que foi dura! Ainda temos que modificar muita coisa nele para melhorar o nosso funcionalismo. Me coloco também à disposição de todos! Podem contar conosco!", lembrou. A Vice-presidente, Cristina Quadros, agradeceu pela confiança dos bancários no trabalho dos integrantes da chapa Na Luta para Avançar Mais! "Eu tenho 37 anos de Banpará, mas não é por isso que vou fugir à luta! Estou firme e forte com a nova gestão da AFBEPA!", declarou.

"Queremos agradecer muito o apoio dos bancários. O resultado do trabalho da AFBEPA sempre contou com a parceria de guerreiros e guerreiras que existem em cada unidade do Banpará. Mesmo com jornada excessiva, pressão e ameaças, os funcionários e funcionárias não se furtaram de apostar e, pela quarta vez, a Kátia, a nossa guerreira, está de volta!", lembrou a 1ª Secretária, Joventina Marques. "Eu tenho três anos de Banpará e acompanho a luta da AFBEPA desde quando o meu pai, o Amaral (falecido em janeiro deste ano), trabalhava no banco. Pra mim é um privilégio estar junto desta diretoria. Sei que, o lugar que o meu pai tinha era insubstituível. Gostei muito do convite da Kátia e espero contribuir com todos nesta luta", disse, visivelmente emocionado, Luiz Glauber Silva de Moura, outro membro da nova diretoria.  

Antônio Bechara Filho, 2° Secretário, disse que quem apoiou a chapa Na Luta para Avançar Mais! é quem conhece e reconhece o trabalho dos seus gestores. "Quem analisa de verdade o nosso trabalho, acompanha o nosso Blog, as nossas redes sociais e os nossos informativos, sabe da nossa luta. Agradeço o voto de confiança de vocês em nossa chapa", enfatizou.  


           Vencedores das gincanas:

1º (Liquidificador): Agostinho Almeida (Ag. Senador Lemos);

2º (Ferro elétrico): Zenaide Lopes (Ouvidoria);

3º (Liquidificador): Soraya Sousa (SUPRO);

4º (Lente de contato - doada pela Ótica Telégrafo): Nyron
(filho do casal Marcos e Rosilene, da Ag. Capitão Poço)    e

5º (ventilador): Pedro Sobrinho (SUCOB).




            VEJA MAIS FOTOS DA FESTA DE POSSE:








      Confira a nova Diretoria da AFBEPA:
  • Presidenta
Kátia Luiza Silva Furtado 
 
  • Vice-presidenta
 Tereza Cristina Alves da Silva Quadros

  • 1ª Secretária
Joventina Coutinho Marques 
  • 2º Secretário
 Antônio de Pádua Soutello Bechara Filho 


  • 1ª Tesoureira 
 Edileuza Maria Moreira da Silva 

  • 2ª Tesoureira
Joana da Silva Borges 



  • Conselho Fiscal:
  •  Titulares:
Luiz Glauber Silva de Moura; Artur Leão Rodrigues e  Joaquim Carmo de Freitas.

  • Suplentes:
Keisy Cristina Fortes de Lima Souza; Luciete Alves Baía e Ademar Costa da Silva.

sexta-feira, 18 de março de 2016

AFBEPA DEFENDE REVISÃO E REENQUADRAMENTO DO FUNCIONALISMO NO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS

No início da tarde do dia 15 de março, a AFBEPA protocolou junto à Presidência do Banpará mais um ofício cobrando e sugerindo adequações e um Justo Reenquadramento do Funcionalismo, que considere o Tempo de Serviço, no Plano de Cargos e Salários.

Alega a Presidenta da AFBEPA que " do jeito que está idealizado esse PCS, o funcionalismo não conseguirá chegar aos níveis intermediários desse Plano e muito menos nos últimos níveis, pois a grande maioria dos funcionários com mais tempo de serviço foram enquadrados em janeiro de 2010 nos primeiros níveis da Tabela de Faixas Salariais e, outro ponto desfavorável aos nossos interesses é o Tempo para a efetivação das Promoções, de 2 anos por Merecimento e 3 anos por Antiguidade. Na Promoção por Merecimento, quando começar a valer as regras que vão balizar o direito a essa promoção, alguns se encaixarão e outros não, portanto nem todos terão Direito a serem promovidos. Além disso há pessoas com muito tempo de Banco enquadradas nos níveis 8 ou 9; enquanto há pessoa com pouco tempo, enquadrada em um nível acima do seu tempo de trabalho. Por isso é importante e essencial repensar algumas adequações da fórmula vigente", finaliza Kátia Furtado.

Leia abaixo o ofício na íntegra:




UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA 

quinta-feira, 17 de março de 2016

VEM, GENTE! JÁ É NESTE SÁBADO (19).

Já é neste sábado, 19/3, na ASBEP, a partir das 10h, a festa de posse da nova gestão da AFBEPA "Na luta para avançar mais!". Vai perder?

Confirme sua presença até amanhã (18), às 15h, nos contatos da Associação: (91) 9 9247-6774 (tim, - whatsapp)/ 3212-1479 / 3212-1457.

Estamos esperando todos vocês!!


A DIREÇÃO DA AFBEPA

quarta-feira, 16 de março de 2016

SISTEMA DO PONTO ELETRÔNICO DO BANPARÁ AINDA NÃO REGULARIZA JORNADA DOS TRABALHADORES

A AFBEPA protocolou, ontem, 15/3, Ofício, à Presidência do Banpará, solicitando uma reunião para tratar sobre as irregularidades que o Sistema do Ponto Eletrônico continua apresentando. Após quase um ano da rejeição, em Assembleia dos trabalhadores, do Sistema do Ponto Eletrônico, em 16/4/2015, muitos problemas apontados naquela época persistem, como as falhas no correto registro da jornada de trabalho dos colegas.

Inclusive, à época, foi enviado um ofício a Direção do Banpará apresentando as principais irregularidades percebidas no Sistema. É importante ressaltar que, devido a essa rejeição, pela categoria, o Ponto eletrônico ainda não está validado. E, ainda, o funcionalismo tem que aguentar ter que assinar dois Sistemas de Controle, o eletrônico e a Folha Manual.

Afinal, qual dos dois vale? Porque nas duas formas de controle, o Banpará manda colocar a mesma jornada que o Sistema do Ponto Eletrônico apresenta.

Assim, é importante que se estabeleça o diálogo entre a Presidência do Banpará e a da AFBEPA, a fim de tentar solucionar e propor melhorias para as falhas que ainda continuam no registro da marcação da jornada dos trabalhadores bancários.

Leia abaixo o ofício na íntegra.



UNIDOS SOMOS FORTES!


A DIREÇÃO DA AFBEPA

terça-feira, 15 de março de 2016

FESTA DE POSSE DA NOVA GESTÃO DA AFBEPA SERÁ NESTE SÁBADO (19)


A Associação dos Funcionários do Banpará-AFBEPA tem a honra de convidar todo o funcionalismo do Banco, para estar junto conosco na festa de Posse da Nova Gestão da AFBEPA “Na luta para avançar mais!”, triênio 2016/2019. A festa será realizada na ASBEP, localizada em Ananindeua, no próximo sábado, 19 de março, a partir das 10h, com um churrasco e feijoada e música ao vivo.

Interessados devem confirmar presença, até quinta-feira, 17/3, nos contatos da AFBEPA: (91) 3212-1457 / 3212-1479 / 99247-6774 / 98897-9781, para que possamos nos programar e organizar.


A DIREÇÃO DA AFBEPA

segunda-feira, 14 de março de 2016

BANPARÁ SE COMPROMETE NA JUSTIÇA DO TRABALHO EM REFORMAR AGÊNCIA DE MARACANÃ

Entrada da Agência Maracanã
O Banpará se comprometeu, na manhã de hoje, 14/3, no Tribunal Regional do Trabalho 8ª Região, na 6ª Vara do Trabalho, em reformar a Agência Maracanã até 9 de janeiro de 2017. Até lá, o funcionalismo da Unidade será transferido, em 70 dias, ou seja, até 6 de junho, para um prédio da Administração Municipal, cedido pela Prefeitura local.

O prazo pedido para deslocar o funcionalismo para essa sede provisória deve-se ao fato de que o Banco precisa organizar as instalações elétricas e de internet do lugar provisório e, para tanto, depende dos trabalhos da Rede Celpa e Embratel, como também fazer todo o trabalho de arrumação no espaço provisório. Caso os prazos sejam descumpridos, o Banco estará sujeito ao pagamento de multa diária no valor de 2 mil reais. 

Leia o Acordo AQUI.


Para a AFBEPA, essa é mais uma Vitória do funcionalismo, agora dos colegas de Maracanã, que não serão mais sujeitados a laborar em um lugar prejudicial à saúde, sem segurança e higiene. “A Associação não tem medido esforços e investimentos para alcançar os interesses e objetivos dos colegas do Banpará, realizando, na maioria das vezes, o trabalho que deveria ser da entidade sindical, mas quem vem denunciando, procurando soluções e resolvendo é a AFBEPA”, ressalta a nossa Presidenta, Kátia Furtado.

O trabalho da Direção da AFBEPA tem sido incansável em prol da categoria, se deslocando sempre que preciso para as Agências do interior, visitando, diariamente, unidades da capital, verificando e fiscalizando as condições de trabalho dos colegas, pagando trabalho pericial nas Agências que necessitam e, por falta de diálogo, levando as demandas do funcionalismo para a Justiça do Trabalho resolver, com o apoio e assistência do nosso advogado Dr. Márcio Tuma.

RELEMBRE O CASO


Após receber denúncias sobre o estado de completo abandono que o funcionalismo que labora na Agência Maracanã estava vivendo, a AFBEPA visitou a Unidade, em 30/6/2015, para verificar in loco as denúncias e presenciou um local de trabalho com alto grau de insalubridade, faltando higiene, além de sua condição estrutural apresentar risco à vida dos funcionários(as) (relembre AQUI).


Após essa primeira visita, diversas outras foram realizadas, na tentativa de solucionar o problema dos colegas. Ofícios foram encaminhados ao Banpará para que fosse tomada as necessárias providências, urgentes, mas nada foi feito. Assim, a AFBEPA pagou um Engenheiro do Trabalho para periciar aquela Unidade e, após a realização de uma Assembleia, em nossa sede, para debater o caso, a AFBEPA ajuizou uma Reclamação Trabalhista na Justiça do Trabalho com a Obrigação do Banpará adequar a sua Unidade de Maracanã às Normas Regulamentadoras 08 (Edificações); 10 (instalações e serviços de eletricidade); 17 (ergonomia) e 24 (condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho) e colocação de telas nas janelas da agência.

“O que a Direção da AFBEPA quer é melhorar, para o funcionalismo, a segurança, a higiene e as condições de trabalho que apresentem impactos negativos na saúde e na segurança do trabalhador, foi assim com a Ag. Castanhal, Agência Nazaré e, também, hoje, com Maracanã. Não deixaremos de lutar em busca de Respeito e Dignidade”, finaliza Kátia.

UNIDOS SOMOS FORTES!


A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto: Kamilla Santos
Assessoria de Imprensa

quinta-feira, 10 de março de 2016

TERCEIRA AGÊNCIA DO BANPARÁ É ALVO DE ASSALTANTES EM MENOS DE DUAS SEMANAS

Entrada do Banpará Eldorado, inaugurado em janeiro deste ano, ficou destruída
Em menos de duas semanas, três Agências do Banpará foram alvo de criminosos na capital e no interior do Estado: a Ag. Cidade nova, no dia 1/3, com tentativa de “Sapatinho frustrada”; Ag. Moju, em 4/3, com a modalidade Vapor; e na madrugada de hoje, 10/3, a Agência de Eldorado do Carajás.

De acordo com informações, cerca de sete criminosos renderam o vigilante e invadiram a Agência Banpará em Eldorado do Carajás, por volta das 3h da madrugada, explodiram o cofre maior da Unidade e levaram o dinheiro que havia dentro. Ainda de acordo com alguns colegas, os caixas de autoatendimento não chegaram a ser saqueados. Na fuga, o vigilante da Agência foi levado como refém e liberado em Marabá, na rodovia BR-155.

Para a Presidenta da AFBEPA Kátia Furtado, “os bandidos estão mostrando que não estão para brincadeira, portanto, o Banco tem que se mexer, tem que começar a garantir a segurança que os bancários precisam, tanto os Gerentes, como os Coordenadores de PABS e Tesoureiros. Não dá mais pra essa situação continuar do jeito que o Banco quer que fique, sem investir, praticamente, nada para tentar prevenir esse tipo de ação. É preciso que o Banco aja com urgência na resolução desse tipo de ocorrência. A AFBEPA vai continuar cobrando soluções e atitudes para essa situação que os trabalhadores estão vivendo”.

Segundo a Polícia Civil, o bando também assaltou o Banco da Amazônia, que fica próximo ao Banpará, e estavam em três veículos, dois carros e uma caminhonete. Um caminhão foi queimado sobre uma ponte na estrada que dá acesso a Parauapebas, para impedir a passagem de viaturas da PM.

UNIDOS SOMOS FORTES!


A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto: Kamilla Santos
Assessoria de Imprensa
Imagem: Divulgação

terça-feira, 8 de março de 2016

PARABÉNS, BANCÁRIA! PARABÉNS, MULHER, PELO SEU DIA!


Hoje é dia de celebrar a todas as mulheres, mas também é dia de Luta, pois não é fácil ser mulher todos os dias e, ainda hoje, ter que enfrentar muitas barreiras apenas por sermos mulheres.

Hoje é dia de receber flores, mas também é um dia para mostrar a todos que merecemos ser respeitadas, admiradas e cortejadas o ano inteiro, e não apenas hoje, pois nós, mulheres, merecemos respeito, reconhecimento e dignidade por toda a nossa dedicação e esforço diário.

Ser mulher é sinônimo de Força, Coragem e Determinação. Mulher é Guerreira, Vitoriosa, Batalhadora, Encantadora, Iluminada. Nosso amor é incondicional e, com toda a dedicação e responsabilidade, lutamos por nossos ideais. 

Todos os dias enfrentamos novos desafios e todos os dias os superamos, pois somos guerreiras, somos mães, somos amigas, irmãs, tias, avós, primas, sobrinhas. Somos chefes de família, diretoras, gerentes, somo bancárias, somos mulheres!

A AFBEPA deseja a todas as mulheres, principalmente às mulheres do Banpará, um Feliz dia Internacional da Mulher, cheio de flores e bombons, mas também com empoderamento e Luta!!

UNIDAS SOMOS FORTES!


A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto: Kamilla Santos
Assessora de Imprensa

O CÉU RECEBE MAIS UMA PESSOA QUERIDA!


É com pesar que a AFBEPA soube do falecimento, no último domingo (6), do pai do nosso colega Tesoureiro da Ag. Senador Lemos Laudeci da Costa Reis. A Direção da Associação e seus funcionários estão consternados com o ocorrido e deseja muita Luz e Força ao nosso querido amigo e associado.

Perder um pai é perder um amigo. Aquele que sempre esteve presente em toda a nossa infância, juventude. Aquele que sempre cuidou de nós, mesmo em suas broncas diárias, pois é desse jeito que nos ensinava e educava para as adversidades da vida.

À você, querido Laudeci, os nossos mais profundos sentimentos. Sinta o nosso forte abraço e desejos de que o seu pai esteja ao lado do nosso bondoso Deus.


A DIREÇÃO DA AFBEPA

segunda-feira, 7 de março de 2016

ASSEMBLEIA ACLAMA NOVA GESTÃO PARA A AFBEPA


Na noite da última quinta-feira, 3 de março, os associados e associadas da AFBEPA se fizeram presentes na Assembleia, realizada na sede da Associação, e aclamaram a única chapa inscrita para a nova gestão da entidade, triênio 2016/2019 “Na luta para avançar mais!”.

A nova gestão será composta pelos seguintes membros:

Alguns membros da nova Gestão
  • Presidenta: Kátia Luíza Silva Furtado – AFBEPA
  • Vice-presidente: Tereza Cristina A. da S. Quadros – SUDES
  • 1ª Secretária: Joventina Coutinho Marques – SUEMA
  • 2ª Secretário: Antonio de Pádua S. Bechara Filho – Ag. Estrada Nova
  • 1ª Tesoureira: Edileuza M. Moreira da Silva – Ag. Br. Ananindeua
  • 2ª Tesoureira: Joana da Silva Borges – Ag. Estrada Nova
  • Conselho Fiscal: Joaquim Carmo de Freitas – Ag. Ananindeua
  • Conselho Fiscal: Luiz Gláuber S. de Moura – SUINF
  • Conselho Fiscal: Artur Leão Rodrigues – Ag. Empresarial
  • Conselho Fiscal (Suplente): Keisy Cristina F. de L. Souza – Ag. Senador Lemos
  • Conselho Fiscal (Suplente): Luciete Alves Baía – Ag. Canaã dos Carajás
  • Conselho Fiscal (Suplente): Ademar Costa da Silva – Ag. Oriximiná
A Comissão eleitoral, composta pela presidente Alcinilda Guerreiro Magalhães Navarro - (Suema/Gemab); secretária Soraya Rodrigues de Souza - (Supro); e demais membros Delmont Ubirajara Oliveira de Souza - (Nugov); Domingos de Oliveira Viana - (Pab/Tcm/Ag. Telégrafo); e Raimundo Canuto de Sena Filho - (Pab/Polícia Civil/Ag. Nazaré), obedeceu ao que determina o Artigo 17 do Regimento Interno das Eleições da AFBEPA – “Art. 17. As eleições ocorrerão por escrutínio secreto, mas se houver apenas uma chapa, a eleição será por aclamação, mediante convocação de Assembleia Geral para esse fim pela Diretoria da AFBEPA”.

A Assembleia para esse fim foi convocada pela atual Direção da AFBEPA e os presentes aclamaram a Chapa “Na luta para avançar mais!” como a legítima vencedora no pleito.


“Renovo aqui o meu compromisso com cada um de vocês, de continuar lutando, diariamente, junto com a Diretoria eleita, pelos nossos Direitos enquanto bancários e bancárias do Banpará. Continuaremos enfrentando todas as dificuldades para que sigamos vitoriosos e vitoriosas, seja com as nossas Ações Coletivas ou individuais, seja no compromisso com o nosso PCS, enfim, em todas as nossas lutas sempre”, ressaltou Kátia Furtado. 

Ao fim da Assembleia, houve um coquetel para os presentes. A posse da nova gestão será marcada ainda este mês e será informada a todo o funcionalismo do Banpará em nossas redes sociais.

UNIDOS SOMOS FORTES!


A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto e fotos: Kamilla Santos
Assessoria de Imprensa