quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

AFBEPA PEDE MAIOR FISCALIZAÇÃO A DENÚNCIA DE ASSÉDIO

Em Setembro passado, durante a campanha salarial, a AFBEPA recebeu denúncias de assédio moral sofrido por alguns colegas da Agência Acará. Na Mesa de Negociação, a AFBEPA solicitou providências urgentes para a DIRAD acerca da apuração do suposto assédio. No final do mês passado, a presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, foi até a Agência Acará para ouvir os colegas. Ao retornar daquele município, a presidenta conversou com a SUDEP e pediu para que o Banco acompanhasse a situação, além de pedir que fossem encaminhadas pessoas da Gerência de Saúde do Trabalhador (GESAT) até aquela Unidade.

Ontem, 6, a presidenta da AFBEPA esteve na SUDEP verificando se as providências requeridas foram tomadas, a exemplo da solicitação de uma investigação minuciosa in loco do suposto assédio, e se a GESAT havia se deslocado até a Unidade para ajudar na recuperação da saúde emocional daqueles trabalhadores.

A AFBEPA teve como resposta da SUDEP que nenhuma equipe da GESAT será enviada e que as providências para investigar as denúncias estão sendo tomadas por telefone e e-mail. Entendemos que a presença de uma equipe da GESAT é uma necessidade, ou no mínimo a ida de um Assistente Social para ouvir os colegas e acompanhar de perto toda a situação do ambiente de trabalho.

A investigação apenas por telefone e e-mail, proposta pela SUDEP, é muito superficial e não é a melhor forma de se avaliar o clima organizacional daquela Unidade, “pois até contra a reputação da AFBEPA a Gerência Geral atentou, imagina então contra os colegas! Esse tipo de comportamento precisa de cuidados. A AFBEPA foi até aquele município para ajudar os colegas, oferecer apoio, solidariedade e se inteirar dos fatos para poder pedir ajuda à SUDEP no sentido de resolver a questão. A Gerência, agindo de forma a inverter os fatos, só faz mostrar quem tem razão nesse caso”, avalia a presidenta Kátia Furtado.

O Banpará precisa olhar com mais atenção e cuidado para as denúncias que vêm de Acará, feitas desde o mês de Setembro pela AFBEPA, e que vem se arrastando ao longo dos meses. Esperamos que isso se resolva com a máxima brevidade, para garantir a integridade psíquica de todos os trabalhadores, inclusive a do suposto assediador.

Vamos continuar fiscalizando!

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Nenhum comentário: