segunda-feira, 12 de setembro de 2016

FUNCIONALISMO CONTINUA EM GREVE PORQUE BANPARÁ QUER

Na terceira Mesa de Negociação realizada na manhã desta segunda-feira, 12, nenhuma proposta passível de análise foi apresentada pela Diretoria do Banco e a categoria continua em greve por tempo indeterminado. A Mesa marcou o início da segunda semana de greve dos bancários e bancárias do Banpará, que vem cobrando da Diretoria propostas mais dignas para o funcionalismo.

A Presidenta da AFBEPA informou que a continuação ou não da greve está nas mãos da Diretoria. “É um momento importante de reivindicações, pois é preciso respeitar o funcionalismo. Na Mesa de hoje, a própria Diretoria foi denunciada pois, para pressionar, cobra lista de nomes de quem está trabalhando, e isso fere o nosso direito de greve”, disse. 

De acordo com a 1ª Secretária da AFBEPA, a decisão de retorno aos trabalhos cabe única e exclusivamente ao Banco: “A negociação é em terras paraenses apesar de o movimento ser nacional, por isso a decisão é exclusivamente da Diretoria, que tem poder para decidir o que reivindicamos. A Fenaban preenche a reinvindicação de reajuste salarial, mas é a nossa Diretoria que, se quiser, acaba com a greve”, relatou.

A AFBEPA apontou em Mesa e pediu providências para denúncias relatadas pelos colegas das Agências de Tucuruí, Tucumã, Igarapé Miri, São Miguel do Guamá, Limoeiro do Ajuru e Acará. Segundo eles, supostas ameaças a funcionários e funcionárias vêm sendo promovidas pelas Gerências dessas localidades no sentido de intimidar os colegas a não aderirem à nossa greve, sob pena de não serem bem avaliados em seu desempenho funcional.

Outra denúncia recebida dá conta de que a Gerência da Agência Igarapé Miri estaria colocando os colegas em desvio de função, o que por si só já é uma grande temeridade. A SUDEP ficou responsável por conversar diretamente com as Gerências denunciadas e nós vamos continuar fiscalizando tais atitudes. 

A AFBEPA lamenta profundamente tal situação de abuso de poder de alguns gestores. É preciso continuar firme na luta e não permitir que o assédio que nos é imposto enfraqueça o nosso movimento.

Setores vazios na Matriz Presidente Vargas


A greve está crescendo em todo País, e no Pará não pode ser diferente. Precisamos continuar ganhando força para conquistarmos acordos mais justos e dignos de nossos esforços.

Já somos mais de 50 Agências paralisadas em prol dos nossos direitos e interesses. Na Agência Matriz podemos perceber diversos setores vazios. Porém, infelizmente, ainda nos deparamos com o descompromisso de alguns colegas que não compreenderam que o exercício de Greve é um direito garantido pela Constituição a todo trabalhador, e que deve ser praticado em sua plenitude dentro da legalidade, sem abusos. Enquanto o Banco não oferecer uma proposta justa e que atenda às nossas principais reivindicações, a greve deve continuar firme e forte.

Nova rodada de negociações com a Fenaban será realizada amanhã, 13

Amanhã, 13, o Comando Nacional dos Bancários volta a ser reunir com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), a partir das 14h, em São Paulo, para mais uma rodada de negociação. A última proposta patronal, que previa reajuste de 7% mais abono de R$ 3.300,00 e PLR nos moldes da última convenção coletiva de trabalho, foi rejeitada na mesa.

Nossas reivindicações:

Além do reajuste salarial, PLR linear e a Devolução do nosso Ticket Alimentação, queremos que o Banpará garanta as Promoções por Antiguidade e Merecimento, em janeiro de 2017 e com o Realinhamento do funcionalismo, por tempo de serviço, na Tabela do Plano de Cargos e Salários-PCS. As promoções e o PCS são as nossas principais reivindicações neste ano, além de Comitê Disciplinar Deliberativo, Processo Seletivo, maior reajuste no Anuênio, além de outras exigências constantes da Minuta de Reivindicações.

Veja abaixo o mapa atualizado da greve no Banpará:

As Agências de Benevides e Ipixuna confirmaram que aderiram hoje ao movimento. Já a Agência Alenquer informou que vai iniciar a Greve a partir de amanhã (13).

Agências que estão fechadas:

1. Ag. Acará
2. Ag. Anapú
3. Ag. Anajás
4. Ag. Altamira
5. Ag. Abaetetuba
6. Ag. Abel Figueiredo
7. Ag. Baião
8. Ag. Barcarena
9. Ag. Barcarena-Centro
10. Ag. Benevides
11. Ag. Bragança
12. Ag. Brejo Grande do Araguaia
13. Ag. Breves
14. Ag. Breu Branco
15. Ag. Bujaru
16. Ag. Cametá
17. Ag. Canaã dos Carajás
18. Ag. Castanhal
19. Ag. Capitão Poço
20. Ag. Conceição do Araguaia
21. Ag. Concórdia do Pará
22. Ag. Curralinho
23. Ag. Curuá
24. Ag. Dom Eliseu
25. Ag. Igarapé Açu
26. Ag. ipixuna
27. Ag. Itaituba
28. Ag. Itaituba Cidade Alta
29. Ag. Itupiranga
30. Ag. Jacundá
31. Ag. Marabá
32. Ag. Marabá Cidade Nova
33. Ag. Marapanim
34. Ag. Maracanã
35. Ag. Marituba
36. Ag. Medicilândia
37. Ag. Moju
38. Ag. Mojuí dos Campos
39. Ag. Monte Alegre
40. Ag. Mosqueiro
41. Ag. Ourilândia do Norte
42. Ag. Oriximiná
43. Ag. Paragominas
44. Ag. Parauapebas
45. Ag. Redenção
46. Ag. Rio Maria
47. Ag. Rondon do Pará
48. Ag. Santa Bárbara
49. Ag. Santa Isabel
50. Ag. Santa Luzia do Pará
51. Ag. Santarém
52. Ag. Salvaterra
53. Ag. São Caetano de Odivelas
54. Ag. São Geraldo do Araguaia
55. Ag. Soure
56. Ag. Tailândia
57. Ag. Vigia
58. Ag. Viseu
59. Ag. Xinguara

Unidades da Matriz que se encontram paradas:

1. Call Center
2. SUINF/GECAC

As Unidades da Matriz Av. Presidente Vargas estão parcialmente paradas.

Agências parcialmente paradas:

1. Ag. Eldorado dos Carajás
2. Ag. Goianésia
3. Ag. São João de Pirabas

Agência que vai parar a partir de terça-feira (13):
1. Ag. Alenquer

Agências que não aderiram ao movimento:

1. Ag. Afuá
2. Ag. Água Azul do Norte
3. Ag. Almeirim
4. Ag. Bom Jesus do Tocantins
5. Ag. Bonito
6. Ag. Capanema
7. Ag. Empresarial Santarém
8. Ag. Faro
9. Ag. Igarapé-Miri
10. Ag. Juruti
11. Ag. Limoeiro do Ajuru
12. Ag. Muaná
13. Ag. Novo Progresso
14. Ag. Óbidos
15. Ag. Santana do Araguaia
16. Ag. São Miguel do Guamá
17. Ag. Tucumã
18. Ag. Tucuruí

Agências que a AFBEPA não conseguiu contato:

1. Ag. Curuçá
2. Ag. Salinópolis
3. Ag. Santa Maria
4. Ag. Sapucaia
5. Ag. Tracuateua
6. Ag. Vitória do Xingu

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: