sexta-feira, 26 de agosto de 2016

PARABÉNS, BANCÁRIOS E BANCÁRIAS, A NOSSA COMEMORAÇÃO É COM LUTA SEMPRE!


Dia 28 de agosto é um Marco na vida dos bancários e bancárias e representa todo o espírito de Luta e União que se mantém até hoje nas Campanhas Salariais. É dia de comemorar e relembrar a Luta Nacional dos Bancários por reajuste salarial, piso profissional e melhores condições de trabalho.

É uma data simbólica, que vem sendo comemorada, desde 1951, como o início do movimento bancário marcado pela maior greve já realizada pela categoria, naquele ano, com 69 dias de paralisação, atingindo o país inteiro. A greve, além de vitoriosa, também foi uma das primeiras lutas a se opor ao Decreto n° 9.070/1946, conhecida como Lei de Greve, estabelecida pelo então Presidente Eurigo G. Dutra, que proibia a cessação coletiva dos trabalhos em diversos setores do país.

Atualmente a nossa Luta é contra os Banqueiros que praticam o arroxo salarial, mesmo tendo lucros altíssimos. No Banpará, em 2015, o lucro do Banco girou em mais de R$ 204 milhões de reais e somente neste primeiro semestre de 2016, o lucro do Banco atingiu mais de R$74 milhões de reais. Enquanto isso, na primeira Mesa de Negociações desse ano, o Banpará diz que quer cortar Direito conquistado. Isso não pode, pois é uma posição unilateral, uma vez que se trata de uma conquista do ACT anterior!

A nossa Luta não deve parar e precisamos nos manter unidos para construir uma Campanha Salarial Forte e cheia de Vitórias, pois somente por meio da Luta é que conquistamos Direitos. Foi assim em 2008, com o Ticket Extra, em 2009 com o Plano de Cargos e Salários-PCS, em 2011 com a licença prêmio para os novos concursados e quem já tinha perdido esse benefício por ter mais de 30 anos de Banco, em 2013 com a independência da contagem das Promoções por Antiguidade e Merecimento, de 3 e 2 anos, respectivamente, entre outras.

Está em nosso DNA a Luta e na Luta continuaremos!!


UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto: Kamilla Santos
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: