quarta-feira, 24 de agosto de 2016

AFBEPA VISITA TAILÂNDIA E PRESTA SOLIDARIEDADE ÀS COLEGAS VÍTIMAS DE TENTATIVA DE ASSALTO

Ag. Tailândia
Durante o dia de ontem, 23/8, a Presidenta da AFBEPA visitou o Banpará em Tailândia, para prestar solidariedade às colegas vítimas de tentativa de assalto. O caso ocorreu na última quinta-feira, 18, quando dois criminosos renderam o guarda da unidade e amarraram a Gesin e a senhora responsável pela limpeza e ameaçaram as vidas da Gerente Geral e da Tesoureira, que também se encontravam na Unidade no momento do sinistro. O assalto não foi concretizado porque um policial militar notou algo estranho no local e conseguiu prender os criminosos.

Durante a visita em Tailândia, Kátia Furtado ouviu as colegas, vítimas diretas da violência ocorrida na Unidade, e as orientou sobre como devem agir a partir do ocorrido. As colegas estão apresentando sintomas de Transtorno de Estrese Pós-traumático e relataram que não conseguem dormir e quando conseguem, revivem todo o terror vivido. Relataram ainda que o médico e a psicóloga que as atenderam em Tailândia, não conseguiram captar o trauma que a violência do assalto provocou em suas vidas. 


A AFBEPA entende que a situação de anormalidade ocorrida, desta vez, em Tailândia, não pode ser entendida socialmente como algo trivial, como se as Vidas que passam por esse trauma tivessem que se recompor em algumas horas e que tudo tenha a frieza da estatística, de mais um número, como se o corpo físico do empreendimento Banpará fosse a vítima.

Não, a vítima não é o Banpará!!!

As vítimas são as Pessoas. Pessoas Humanas, que tem família e que às vezes são arrimo dela, que saem para trabalhar para ganhar o seu pão de cada dia e que precisam que as suas integridades sejam respeitadas e mantidas.

O Banpará precisa enfrentar com humanidade a questão da (In) Segurança e, o quanto antes, destacar quem está à frente do cuidado com os colegas das Unidades de Trabalho, a GESAT, junto com as Entidades de Classe, para propor políticas que melhorem esse cuidado e proteção.

Após ouvir e orientar as colegas, a nossa Presidenta falou sobre a Campanha Salarial deste ano e as principais reivindicações do funcionalismo.

Ag. Moju
Aproveitando ainda a viagem, a AFBEPA esteve presente na Agência de Moju pra ouvir e falar ao funcionalismo sobre a Campanha Salarial 2016/2017.

Na manhã de hoje, 24/8, a Presidenta da AFBEPA esteve na GESAT para falar sobre a situação verificada em Tailândia e tomou conhecimento da emissão do CAT, pelo Banco. A AFBEPA solicitou que as colegas de Tailândia sejam afastadas mais uns dias até sua recuperação, já que os dois dias prescritos na semana passada não foram suficientes para um relaxamento e recuperação do terror vivido, visto elas não terem usufruído corretamente desse afastamento, já que na quinta-feira o dia foi de Delegacia e na sexta o Banco as solicitou para prestarem informações sobre condução de serviços, portanto, não houve de fato descanso.

Além disso, Kátia Furtado pediu que o acompanhamento médico das colegas de Tailândia seja realizado pelo médico do trabalho e pela psicóloga do Banco, já que o atendimento na cidade não está correspondendo às expectativas das colegas.

Para a AFBEPA, é importante que esta Campanha Salarial sirva para debater com mais ênfase a questão da Segurança e que a mesma seja vista com um olhar mais humanizado. É preciso que o Banco estabeleça uma Política de cuidados em casos desse tipo. Os colegas precisam saber como agir e não apenas no sentido de prevenção do patrimônio financeiro.

Essa sensação de insegurança constante e intranquilidade na alma não pode continuar!

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto: Kamilla Santos
Assessoria de Imprensa
Imagens: AFBEPA

Nenhum comentário: