sexta-feira, 17 de junho de 2016

AFBEPA SE POSICIONA SOBRE INFORMATIVO SINDICAL

É extremamente leviana a tentativa do Sindicato dos Bancários de questionar a legitimidade da atual Diretoria da AFBEPA, o que fez, desta vez, através de um Informativo seu distribuído no dia do Encontro dos Bancários do Banpará, no sábado passado, 11.

Essa Gestão Sindical há muito tempo vem utilizando os seus meios de comunicação para manchar e agredir a honra subjetiva e objetiva da Direção da AFBEPA.

Mas, chega!! Essa Direção Sindical passou dos limites do tolerável ao tentar, se utilizando de calúnias, mais uma vez ferir o brio de quem tem lutado com determinação e coragem pelo cumprimento dos Direitos e a Defesa dos Interesses do Funcionalismo do Banpará.

Há um certo tempo, os bancários do Banpará acreditavam que, a inércia e a omissão do Sindicato de lutar e enfrentar com Unidade a Direção do Banco ocorria por pertencer ao mesmo grupo político do Governo, que indicava a Direção do Banpará. Mas, e agora???

Essa atitude extremamente leviana demonstra o desespero com que esse grupo age, pois, o Processo Eleitoral para a escolha da Direção da Afbepa, triênio 2016/2019 transcorreu com lisura e transparência, onde primeiro foi empossada a Comissão Eleitoral assistida pela assessoria jurídica da Associação e todos, absolutamente todos, os procedimentos foram efetivados, conforme prescrição do Estatuto, até finalizar o prazo de inscrição de chapas, com a inscrição de UMA CHAPA, a Na Luta para Avançar Mais.

É triste ver, ainda, esse comportamento do Sindicato dos Bancários do Pará, uma vez que, já vem de algum tempo, como escrevemos acima. Foi assim na Luta Pela Implantação do PCS, quando enfrentaram a AFBEPA e se uniram à Direção do Banpará e ao Governo do Estado para retirar o nosso Direito ao Plano de Cargos e Salários, algo que nos devolveria um pouco da Dignidade perdida. Foi assim quando retiraram do Grupo de Trabalho Paritário do Plano de Cargos e Salários-GT/PCS a presidenta da AFBEPA Kátia Furtado, exteriorizando que quem indicava no GT pelo lado do trabalhador era o Sindicato, e por causa do enfrentamento pela implantação do PCS, o Sindicato retirou a indicação. Foi assim na Campanha Salarial de 2010 quando enganaram a categoria para sair da greve por um índice de reajuste dito maior, mas de fato o índice foi menor que o anunciado. Foi assim na Campanha Salarial de 2014, quando não contaram os votos contrários a saída da greve e aceitaram uma proposta minguada ofertada pelo Banpará. Enfim, muitos fatos ilustram a falta de atuação dessa Direção Sindical.

O processo que reconduziu a Diretoria da AFBEPA a mais uma gestão, é Legítimo, só o Sindicato dos Bancários do Pará não vê, e tem bradado em seu informativo e, também, na Justiça do Trabalho, contudo, ninguém tem escutado e acreditado.

A AFBEPA encaminhará as medidas necessárias para terminar com esse tipo de lesão a sua honra.

Em relação à legitimidade, é muito claro o que determina o Regimento Interno das Eleições em seu Art. 17: As eleições ocorrerão por escrutínio secreto, mas se houver apenas uma chapa, a eleição será por aclamação, mediante convocação de Assembleia Geral para esse fim pela Diretoria da AFBEPA”. A Assembleia Geral necessária para legitimação do pleito ocorreu em 3 de março de 2016.

A não apresentação de uma chapa de oposição na última eleição para a Diretoria da AFBEPA, mostra que estamos caminhando no rumo certo. Atendendo os nossos Associados da maneira que merecem ser tratados, ou seja, com respeito, atenção e principalmente, apresentando muitos resultados positivos. Inclusive atendendo diversas demandas que não passariam por nós, se tivéssemos um sindicato atuante.

Temos a consciência tranquila em relação ao trabalho que temos realizado e seguiremos sempre avante, com Coragem, Independência e Determinação para Lutarmos por nossos Direitos, Interesses e Conquistas.

A DIRETORIA DA AFBEPA

Nenhum comentário: