terça-feira, 24 de maio de 2016

AFBEPA PARTICIPA DE PRÉ-CONFERÊNCIA EM MARABÁ

A AFBEPA participou no sábado, 21, da pré-conferência dos bancários e bancárias de Marabá para a Campanha Salarial da Categoria.O evento contou com apenas 7(sete) colegas, sendo um(1) do Banpará, mas foi participativo e proveitoso, com bons debates travados.

Em relação as questões sociais, a principal bandeira levantada é a Proteção da Vida contra a violência dos assaltos: “ hoje os Bancos investem para proteger o seu Patrimônio e não a Vida dos trabalhadores” disse uma bancária de Belém participante da Conferência.Outro colega falou que é preciso conhecer cada município e dialogar com as diversas autoridades constituídas, para que se possa encontrar soluções. Foi falado também que tem experiência positiva de certo município, que adotou a abordagem pela polícia, de pessoas estranhas à cidade, o que propiciou uma melhoria da segurança.

A atualização da Lei 7.102/83, que trata de disposições sobre Segurança, porém voltada ao patrimônio físico do Banco, é uma das reivindicações da categoria, pois a citada Lei não acompanhou e, portanto, não contempla a dinâmica social, na qual a violência do “sapatinho” é um ponto a ser enfrentado.
A Presidenta da AFBEPA afirmou que “a questão é complexa e não dá para ser resolvida em Campanha Salarial, por isso há Comitês Específicos para esse debate e encaminhamentos. Em sendo assim, é preciso que o Sindicato atente para a funcionalidade e as resoluções dos Comitês, caso os Bancos não cumpram com as decisões advindas desse coletivo, os trabalhadores têm de dar resposta à altura cruzando os braços, para isso a Constituição Federal e as Leis Trabalhistas nos amparam”.

Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:XXII - redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança;...

A Proteção à Saúde é outro tema preocupante para os trabalhadores, pois os Planos de Saúde contratados pelos Bancos não atendem as necessidades de Vida, entre os motivos citados encontram-se: Os médicos cooperados da Unimed estão deixando a Cooperativa, o que provoca falta de médico para certos atendimentos; os médicos que permanecem atendendo têm cobrado consulta para o primeiro atendimento informando que o percentual que a UNIMED paga como consulta é pífio; há médicos que não querem atender; falta de psicólogos; falta de médico na região, entre outros problemas com os Planos de Saúde dão conta que os trabalhadores estão quase sem assistência à saúde.


Na pré-conferência, ainda, se abordou o assédio moral e suas consequências danosas para a vida do trabalhador, caso concreto foi mencionado. O Sindicato se comprometeu em receber a denúncia e dar seguimento aos procedimentos necessários para ajudar a vítima.A posição da AFBEPA, sobre os Planos de Saúde, foi no sentido de acionar os Bancos, por meio do Sindicato ou do Comitê Trabalhista instalado, se for o caso, e solicitar providências sobre o assunto, pressionando para que os problemas sejam sanados.


Por fim os debates sobre salários, o principal ponto que norteou a pré-conferência diz respeito ao Reajuste, que precisa melhorar em relação ao ganho real, uma vez que os trabalhadores não conseguem sentir de fato esse ganho. “É preciso que o Sindicato e a Contraf realizem estudos das perdas acumuladas menos esse ganho real, para se ter base do que ainda persiste de perda, pois as Associações não têm como fazerem isso, já que o custo é alto” disse Kátia Furtado.

Outra questão é o aumento diário dos itens alimentícios, em que o DIEESE é peça importante, no sentido de nos auxiliar para que possamos decidir qual o melhor caminho a ser defendido na nossa Campanha Salarial, quando se tratar do Ticket Alimentação, se preciso for utilizar o gatilho, que utilizemos.

O Plano de Cargos e Salários é outro tema importante e atinente a todos os trabalhadores. A Luta é por Melhorias. No Banpará a pretexto de atualizar o Regulamento do PCS, o Banco embutiu o calote nas Promoções, quando disciplinou como critério de Promoção o Lucro Líquido mais o Índice de Eficiência Adaptado Projetado para o Exercício. O que é Isso? Não sabemos, pois o Banco não o conceitua, ou seja, ficará no subjetivismo da Diretoria.


O Sindicato informou que está tratando a questão e que vai acionar o Banco. A AFBEPA entende que, como há representantes eleitos da categoria para integrar o Grupo Paritário de Trabalho do PCS, sob a coordenação do Sindicato e que, também, o Regulamento disciplina a bilateralidade quando se trata desse tema, o Banco não poderia ter atualizado o Regulamento do PCS sem a anuência, em assembleia, da categoria.

Por fim a Pré-Conferência elegeu os delegados de Marabá para a Conferência Estadual, do Banpará o colega Charles André de Oliveira Jomar foi o eleito, pois foi o único representante do Banco na pré-conferência.O Sindicato dos Bancários informou que no próximo dia 11 de junho será realizado o Encontro dos Bancários do Banpará S/A e no primeiro sábado de julho o Congresso dos Bancários do Banco da Amazônia. 


UNIDOS SOMOS FORTES!


A DIREÇÃO DA AFBEPA 

Nenhum comentário: