segunda-feira, 14 de março de 2016

BANPARÁ SE COMPROMETE NA JUSTIÇA DO TRABALHO EM REFORMAR AGÊNCIA DE MARACANÃ

Entrada da Agência Maracanã
O Banpará se comprometeu, na manhã de hoje, 14/3, no Tribunal Regional do Trabalho 8ª Região, na 6ª Vara do Trabalho, em reformar a Agência Maracanã até 9 de janeiro de 2017. Até lá, o funcionalismo da Unidade será transferido, em 70 dias, ou seja, até 6 de junho, para um prédio da Administração Municipal, cedido pela Prefeitura local.

O prazo pedido para deslocar o funcionalismo para essa sede provisória deve-se ao fato de que o Banco precisa organizar as instalações elétricas e de internet do lugar provisório e, para tanto, depende dos trabalhos da Rede Celpa e Embratel, como também fazer todo o trabalho de arrumação no espaço provisório. Caso os prazos sejam descumpridos, o Banco estará sujeito ao pagamento de multa diária no valor de 2 mil reais. 

Leia o Acordo AQUI.


Para a AFBEPA, essa é mais uma Vitória do funcionalismo, agora dos colegas de Maracanã, que não serão mais sujeitados a laborar em um lugar prejudicial à saúde, sem segurança e higiene. “A Associação não tem medido esforços e investimentos para alcançar os interesses e objetivos dos colegas do Banpará, realizando, na maioria das vezes, o trabalho que deveria ser da entidade sindical, mas quem vem denunciando, procurando soluções e resolvendo é a AFBEPA”, ressalta a nossa Presidenta, Kátia Furtado.

O trabalho da Direção da AFBEPA tem sido incansável em prol da categoria, se deslocando sempre que preciso para as Agências do interior, visitando, diariamente, unidades da capital, verificando e fiscalizando as condições de trabalho dos colegas, pagando trabalho pericial nas Agências que necessitam e, por falta de diálogo, levando as demandas do funcionalismo para a Justiça do Trabalho resolver, com o apoio e assistência do nosso advogado Dr. Márcio Tuma.

RELEMBRE O CASO


Após receber denúncias sobre o estado de completo abandono que o funcionalismo que labora na Agência Maracanã estava vivendo, a AFBEPA visitou a Unidade, em 30/6/2015, para verificar in loco as denúncias e presenciou um local de trabalho com alto grau de insalubridade, faltando higiene, além de sua condição estrutural apresentar risco à vida dos funcionários(as) (relembre AQUI).


Após essa primeira visita, diversas outras foram realizadas, na tentativa de solucionar o problema dos colegas. Ofícios foram encaminhados ao Banpará para que fosse tomada as necessárias providências, urgentes, mas nada foi feito. Assim, a AFBEPA pagou um Engenheiro do Trabalho para periciar aquela Unidade e, após a realização de uma Assembleia, em nossa sede, para debater o caso, a AFBEPA ajuizou uma Reclamação Trabalhista na Justiça do Trabalho com a Obrigação do Banpará adequar a sua Unidade de Maracanã às Normas Regulamentadoras 08 (Edificações); 10 (instalações e serviços de eletricidade); 17 (ergonomia) e 24 (condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho) e colocação de telas nas janelas da agência.

“O que a Direção da AFBEPA quer é melhorar, para o funcionalismo, a segurança, a higiene e as condições de trabalho que apresentem impactos negativos na saúde e na segurança do trabalhador, foi assim com a Ag. Castanhal, Agência Nazaré e, também, hoje, com Maracanã. Não deixaremos de lutar em busca de Respeito e Dignidade”, finaliza Kátia.

UNIDOS SOMOS FORTES!


A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto: Kamilla Santos
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: